Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 1 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -29- Saul persegue Davi mas acaba morrendo em campo de batalha


Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.
1 Samuel 18:29

Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
1 Samuel 31:4







E estando Davi com Saul fez grande amizade com seu filho Jonatas, e fora colocado a frente das tropas do exército, e todos o queriam bem.

E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
1 Samuel 18:5

E estavam os israelitas em guerra com os filisteus e voltando eles depois de ganho uma batalha foram recebidos pelas mulheres com cânticos, no qual exaltavam mais a Davi do que Saul o que lhe despertou a inveja e ira conta Davi.

E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.
1 Samuel 18:7-9

Desde então Saul queria a morte de Davi, e até deu sua filha em casamento por achar que lhe seria por laço para ser ferido pelos filisteus, no entanto Deus era com Davi e o fazia vencedor nas batalhas, para que Sua Aliança permanecesse com o povo de Israel.

Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.
E, saindo os príncipes dos filisteus à campanha, sucedia que Davi se conduzia com mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era muito estimado
1 Samuel 18:29,30

E Saul apossado por espírito maligno tentou matar Davi diversas vezes, no entanto seu próprio filho Jonatas e até sua filha Mical o livrara.
Davi foge por causa da perseguição e muita era a amizade entre Davi e o filho de Saul que em aliança entre si na presença de Deus descobriam os planos de Saul para matar Davi no que Davi era salvo por Deus, e muito lhe perseguia Saul que em vez de estar em aliança com Deus para vitórias como rei ao povo de Israel se preocupava mais em matar a Davi indo contra os preceitos de Deus.
No entanto Davi com coração totalmente voltado a Deus, mesmo tendo a oportunidade de matar a Saul não o fez por temer a Deus.

Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.
1 Samuel 24:10

Saul reconhece que Davi era servo de Deus e que receberia o trono e se reconcilia com ele pedindo que não acabasse com sua descendência, no que Davi concorda. No entanto Saul volta a perseguir Davi que mais uma vez tem a oportunidade de matá-lo mas por temor a Deus não o faz, e novamente Saul se reconcilia, todavia não com pureza de coração.
E não fazendo o que era reto perante o Senhor, tinha derrotas com seus inimigos e não fora diferente com os filisteus que em batalha mataram os filhos de Saul que acaba morrendo também, tendo até ele próprio se lançado sobre sua lança para não ser presa dos filisteus

Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.
Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.
E, vendo os homens de Israel, que estavam deste lado do vale e deste lado do Jordão, que os homens de Israel fugiram, e que Saul e seus filhos estavam mortos, abandonaram as cidades, e fugiram; e vieram os filisteus, e habitaram nelas.
1 Samuel 31:4-7

E assim foram derrotados o povo de Israel pelos filisteus que vieram a morar em suas terras que era por herança em aliança do Senhor, mas que na desobediência de seu rei foram tomadas.

Como vimos aquele povo quisera um rei sobre eles para vencerem suas batalhas desprezando assim a Deus Todo Poderoso que lhes dava vitórias. Deus o permite mas continua a exortá-los que na obediência deste teriam vitória e se apossaria das terras ainda a serem conquistadas, mas em sua desobediência seriam derrotados, e assim o foi.

E veremos que mesmo tendo diversos reis sobre eles, continuavam um povo desobediente e infiel a Deus servindo a outros deuses, o que os afastaram totalmente de Deus.
Mas Deus em Seu Amor e Misericórdias não desiste de seu povo, e faz uma Nova e Eterna Aliança para com o homem em Cristo Jesus, que se entregara em sacrifico de morte de cruz para remir o homem pecador, mas Deus o ressuscita lhe pondo como Rei Eternamente, cujo trono foi estabelecido no céu, e nos garante a herança no reino dos céus com vida eterna de gozo e paz em Sua Presença.

E nesta nova e eterna aliança de Deus para com o homem não mais uma lei a ser cumprida pelo homem, mas totalmente em Sua Graça Salvadora em Cristo Jesus.
No entanto Deus continua o mesmo e a questão da obediência e fidelidade em adoração não foram anuladas, pois Jesus nos veio trazer um Novo Testamento no qual nos deixa seu evangelho a ser colocado em prática nesta terra para que já sejamos cidadãos dos céus, sendo que Jesus Vive e já Reina sobre nós. E para que em sua volta possamos então lá ir fazer morada eterna temos que aqui estar com nosso coração voltado verdadeiramente a Deus e se  preservarmos  nossa vida aqui, por mais difícil que seja,  mas em santidade em Cristo Jesus ao contrário de Saul que tirara sua própria vida por ser infiel e estar afastado de Deus.

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Filipenses 3:18-21


Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.