Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:6-11
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Apocalipse 22:10-21
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 24 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -24 – Sansão


“Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Juízes 13:5

E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
Juízes 16:17,18








Deus levantava juízes para livrar aquele povo que eram desobedientes, infiéis seguindo outros deuses, mas em morrendo o juiz(a) o povo voltava a ser derrotados em suas prostituições com outros deuses,

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
Juízes 13:1

Mas Deus não os abandonava, e mais uma vez providencia uma forma de livrá-los, e o faz mediante uma maravilhosa benção em tornar fértil uma mulher estéril, da qual nasceria Sansão que seria nazireu consagrado a Deus que viria julgar o povo e os livrar dos filisteus.

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Juízes 13:5

E Sansão cresceu abençoado por Deus, e incitado pelo
Espirito, escolhe uma mulher filha dos filisteus para esposa

E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Juízes 14:1-4

Atentemos que aquele povo viviam dominado pelos filisteus e fora deste casamento que nasceria a ira de Sansão contra os filisteus, com os quais passaria a guerrear para salvar seu povo.

E aconteceu, depois de alguns dias, que, na sega do trigo, Sansão visitou a sua mulher, com um cabrito, e disse: Entrarei na câmara de minha mulher. Porém o pai dela não o deixou entrar.
E disse-lhe seu pai: Por certo pensava eu que de todo a desprezavas; de sorte que a dei ao teu companheiro; porém não é sua irmã mais nova, mais formosa do que ela? Toma-a, pois, em seu lugar.
Então Sansão disse acerca deles: Inocente sou esta vez para com os filisteus, quando lhes fizer algum mal.
E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.
E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais.
Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai.
Então lhes disse Sansão: É assim que fazeis? Pois, havendo-me vingado eu de vós, então cessarei.
E feriu-os com grande ferimento, pernas juntamente com coxa; e desceu, e habitou na fenda da rocha de Etã.
Juízes 15:1-8

E os filisteus não deixaram barato pois foram até Judá pedir que lhes entregassem Sansão amarrado, e o povo que já lhes era submisso, com medo, foram até Sansão

Então três mil homens de Judá desceram até a fenda da rocha de Etã, e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que, pois, nos fizeste isto? E ele lhes disse: Assim como eles me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles.
E disseram-lhe: Descemos para te amarrar e te entregar nas mãos dos filisteus. Então Sansão lhes disse: Jurai-me que vós mesmos não me acometereis.
E eles lhe falaram, dizendo: Não, mas fortemente te amarraremos, e te entregaremos nas mãos deles; porém de maneira nenhuma te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas e fizeram-no subir da rocha.
Juízes 15:11-13

Mas Deus era com Sansão e grande proeza o faz realizar:

E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.
Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens.
E aconteceu que, acabando ele de falar, lançou a queixada da sua mão; e chamou aquele lugar Ramate-Leí.
Juízes 15:14-17
(…)
E julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos.
Juízes 15:20

Sansão era dotado de grande e sobrenatural força fisica, e assim os filisteu o temia, no entanto ele tinha uma fraqueza com mulheres, e em desobediência ao Senhor, abrindo, entregando seu coração a Dalila perdeu sua força e fora rendido,

Porém Sansão deitou-se até à meia-noite, e à meia-noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.
Juízes 16:3
(…)
Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.
Juízes 16:6
(….)
E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
Juízes 16:17,18
(….)
Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
Juízes 16:21

Sansão fora muitas vezes tentado e em vez de se retirar ficou brincando com o pecado, até que não resistiu e abriu seu coração, no que fez com que Deus se retirasse dele, e quando se deu conta estava rendido pelos filisteus, no entanto se lembra de Deus em sua angustia e clama ao Senhor que lhe desse forças somente por mais uma vez pois mesmo morrendo venceria os filisteus, e assim Deus lhe fez, pois era da vontade de Deus vencer os filisteus.

Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Juízes 16:27-30

Podes estar se perguntando o que Sansão tem a ver com a aliança de Deus, mas tem sim, nos mostra o como Deus providenciava o livramento para o povo de Israel para que se cumprisse a aliança, e a cada vez mostrando prodígios e maravilhas, mas aquele povo continuava na contaminação com o mundo e seus deuses, se afastando de Deus.
Vejamos Sansão que tão abençoado por Deus, que poderia eliminar, vencer os filisteus de vez, mesmo assim fora se contaminar com mulheres entre os filisteus , se deixou seduzir por ela, se afastando do Poder de Deus.
Povo que não estavam firmados na aliança de Deus, que a corrompiam.
Até virem a corrompê-la totalmente como é de nosso conhecimento e veremos mais adiante.

Mas Deus em suas misericórdias e Amor, em Sua Graça sem fim nos veio fazer uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus!
E nós? Estamos firmados nesta aliança?
Atentemos que Deus suscitava juízes para os julgar e livrar dando-lhes vitórias; hoje temos a Palavra Viva de Deus, Jesus, que nos dá as diretrizes de vida e nos guia, e recebemos todos os livramentos e vitórias em Jesus, Único e Suficiente Salvador de nossas vidas, e sim Sua Palavra que julgará no final, pois nela já contém como o será, a escolha é nossa em optar pelo Caminho da Vida com herança eterna no reino dos céus, ou pelo caminho da perdição que há no mundo, com condenação eterna ao inferno.
Estamos sendo fiéis em seguir no Caminho, Jesus, no qual temos todo o Poder de Deus nos fazendo fortes através de seu Próprio Espirito Santo que habita em nós? ou será que estamos nos deixando seduzir pelo mundo por causa de nossas fraquezas carnais?
Atentemos que Sansão fora vencido por não enfrentar a tentação com obediência e fidelidade a Deus, mas se deixando seduzir cada vez mais até que em si mesmo primeiro fora vencido entregando seu coração.
E nós estamos guardando nosso coração?

“ Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:11
Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
Salmos 119:34
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
Salmos 19:14
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Salmos 40:8

Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. (Jesus)
João 8:51

Em Cristo Jesus temos a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, temos tudo registrado nos Evangelho de Jesus no Novo Testamento,
e quer creiamos ou não, em breve, muito breve, Jesus voltará, e somente subirá com Ele quem estiver firmado nesta Nova Aliança que fora selada em seu próprio sangue.

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Hebreus 3:12-15

Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
Hebreus 8:10


Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Hebreus 13:8,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.