Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -26- Saul ungido rei


Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?
1 Samuel 10:1

Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!
1 Samuel 10:24







Como estamos vendo desde a primeira postagem desta série, Deus fizera uma Aliança com Abraão, Isaque e Jacó e sua descendência, no entanto não obrigava ninguém a aceitá-la, e para que aquele povo fosse livre, fosse seu povo, povo diferenciado, abençoado, com herança da terra que mana leite e mel, como já estavam contaminados com deuses, costumes de outras nações, necessário lhes foi uma lei dada por Deus através de Moisés para que o povo cumprisse, no entanto fora com concordância do próprio povo que aceitaram os mandamentos e a lei para serem o povo de Deus.
Mas aquele povo era desobediente, queriam voltar atrás mesmo que sendo escravizados, mas Deus sempre em suas misericórdias lhes renovava a aliança, a qual pelas gerações era aceita, mas continuavam desobedientes, se contaminando com outros deuses, sendo infiéis a Deus. Todavia Deus não desistia de Sua Aliança, e através de Josué fez com que o povo entrasse na terra prometida, e ali a tivessem por herança com vitórias quando obedeciam a Deus, mas também sendo derrotados quando desobedecias e se prostituíam com outros deuses.
Mas Deus nunca desistiu de seu povo e da Aliança que fizera, e sempre lhes suscitava juízes, profetas, para falarem ao povo para os julgar, guiar em vitórias.
No entanto o povo era esquecediço das maravilhas de Deus, se contaminava com outros deuses e costumes de outras nações, e assim insatisfeitos, não se davam conta das bençãos que era ser povo de Deus e ter Deus por Senhor todo Poderoso. E em sua insatisfação quiseram como as outras nações ter um rei sobre eles, não lhes bastava a Presença de Deus com eles.

E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
1 Samuel 8:7-9

E Samuel falou ao povo do direito do rei que tomaria seus filhos, filhas, servos e servas para o seu serviço, que tomaria do melhor de suas lavouras e vinhas, que dizimará de seus rebanhos e eles lhes seriam por servos (1 Samuel 8:10-17), mesmo assim o povo insiste em ter um rei

Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.
Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor.
Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.
1 Samuel 8:18-22

O povo de Israel estava determinado em ter um rei sobre eles.
Então através de Samuel Deus unge Saul por rei.

E se levantaram de madrugada; e sucedeu que, quase ao subir da alva, chamou Samuel a Saul ao eirado, dizendo: Levanta-te, e despedir-te-ei. Levantou-se Saul, e saíram ambos para fora, ele e Samuel.
E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou); porém tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus.
1 Samuel 9:26,27
Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?
1 Samuel 10:1
(…)
Convocou, pois, Samuel o povo ao Senhor, em Mizpá.
E disse aos filhos de Israel: Assim disse o Senhor Deus de Israel: Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam.
Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares.
Tendo, pois, Samuel feito chegar todas as tribos, tomou-se a tribo de Benjamim.
E, fazendo chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família de Matri; e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se achou.
Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem.
E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima.
Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!
1 Samuel 10:17-24

Deus mesmo sendo Senhor Todo Poderoso deu ouvido ao clamor do povo e lhe põe Saul por rei, o qual fora aceito pelo povo pois se sobressaia entre eles.

E desde então o povo de Deus teria um rei sobre eles, que teriam vitórias quando com coração segundo a vontade de Deus, e seriam derrotados quando agissem segundo seu próprio coração.
E assim o foi, mas o povo cada vez mais era contaminado por outros povos e seguiam seus deuses e costumes, com reis que os faziam voltar a Deus fazendo o que era reto perante os olhos do Senhor, mas com reis que faziam o que não era agradável a Deus, bem como servindo a outros deuses.

E como é de nosso conhecimento, e veremos mais adiante em postagens, aquele povo fora tão desobediente a Deus que se afastara de seus princípios, voltando a ser dominados por outras nações.

Mas Deus em sua Misericórdia e Amor não se esquece de seu povo e na descendência do rei Davi, envia seu próprio Filho amado, o messias prometido por Deus através de muitos profetas, mas aquele povo mesmo assim não o aceitara, deixou aqui a Palavra da Verdade de Deus, se entregando em morte de cruz por sacrifico daquele povo e de todos quantos Nele viessem a crer como Filho de Deus, Único e Suficiente Salvador do Homem.
Uma Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, sendo que a primeira fora totalmente corrompida por aquele povo.
E tudo tão somente por Sua Graça, sem mais lei a ser cumprida pelo homem, e da mesma forma sem forçar ninguém a a aderi-la, mas a Salvação a todos quantos quiserem e se renderem a Jesus, Único e Suficiente Salvador, que ressuscitou, Vive e Reina eternamente sobre o povo de Deus, que não mais apenas aqueles israelitas, mas a todos os povos, a todos quantos crerem. E ainda mais maravilhosa Graça que se faz presente entre nós com Seu Espirito Santo que faz morada em todos quantos aceitarem a Jesus por Salvador.

Pois sim Jesus nosso Senhor e Rei eterno, e nós estamos firmados nesta Nova Aliança, seguindo seu Evangelho ?
Uma Aliança que nos garante vida eterna no reino dos céus junto a Deus em Cristo Jesus, a Palavra de Deus, que julgará no final, temos a escolha, é aceitar a vida eterna no céu ou recebermos a condenação eterna no inferno, tudo já predito no Evangelho de Jesus, no Novo Testamento, Um Deus de Amor que de tudo avisa antes, tudo deixa declarado. E não haverá mais aliança, esta é Eterna em Cristo Jesus, o Apocalipse já nos fora revelado.
Agora depende de cada um de nós aceitarmos ou não a Maravilhosa Graça Salvadora de Deus em Cristo Jesus.
Jesus, nosso Rei Eterno, e quer creiamos ou não, em breve, muito breve, voltará para buscar os que são seus.
Aquele povo aclamava seu rei, e nós temos aclamado a Jesus como nosso Senhor, Salvador e Rei Eterno?


Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
João 18:36,37

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7


Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.
Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 1:3-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.