Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -27- Saul reprovado por Deus / Jesus Rei Eterno


Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras.
1 Samuel 15:10,11

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7







Saul toma a frente contra os amonitas que confrontava o povo de Israel e tomado pelo Espirito do Senhor sobre eles tem vitória e é proclamado pelo povo rei de Israel perante o Senhor.
Samuel, que era juiz levantado por Deus para julgar e comandar o povo, diante de ter sido Saul proclamado rei resigna seu cargo, no entanto deixa claro que não por vontade própria, mesmo estando já velho tinha seus filhos para irem adiante, mas pela própria vontade do povo que exigira um rei sobre eles, e mais uma vez os alerta quanto a obedecerem a Deus, a se lembrarem sempre da aliança do Senhor,

Então disse Samuel ao povo: O Senhor é o que escolheu a Moisés e a Arão, e tirou a vossos pais da terra do Egito.
Agora, pois, ponde-vos aqui em pé, e pleitearei convosco perante o Senhor, sobre todos os atos de justiça do Senhor, que fez a vós e a vossos pais.
1 Samuel 12:6,7
(…)
E clamaram ao Senhor, e disseram: Pecamos, pois deixamos ao Senhor, e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos da mão de nossos inimigos, e te serviremos.
1 Samuel 12:10
(…)
Agora, pois, vedes aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o Senhor tem posto sobre vós um rei.
Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao mandado do Senhor, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o Senhor vosso Deus.
Mas se não derdes ouvidos à voz do Senhor, e antes fordes rebeldes ao mandado do Senhor, a mão do Senhor será contra vós, como o era contra vossos pais.
1 Samuel 12:13-15
(…)
Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.
E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.
Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.
Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.
1 Samuel 12:01-25

Atentemos que o povo a ser exortado reconheciam seu erro, clamavam por misericórdia, e se voltavam a Deus confirmando que o serviria que cumpririam com a aliança, os mandamentos e a lei.

E Saul já reinava por um ano quando entra em guerra contra os filisteus, e sendo perseguido por estes, se ajunta com o povo em Gigal, onde esperava por Samuel, no entanto o povo amedrontado começa a espalhar-se, então Saul resolve ele mesmo oferecer holocausto ao Senhor, o que já vimos que o era proibido, pois somente os sacerdotes o podiam fazer, mas em se demorando Samuel resolve Saul ele mesmo reunir o povo e oferecer holocausto e ofertas pacificas, no entanto chegando Samuel o repreende

Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.
1 Samuel 13:12-14

Atentemos que Saul fizera o que não era reto perante o Senhor, assim naquele dia em que poderia ter seu reinado confirmado pelo senhor para sempre em suas gerações , mas fora rejeitado e lhe foi comunicado que outro seria ungido em seu lugar.
Mas naqueles dias Jonatas, filho de Saul, que era fiel a Deus, resolve com ir com seu escudeiro enfrentar os filisteus,

Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.
1 Samuel 14:6
(…)
E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram uns vinte homens, em cerca de meia jeira de terra que uma junta de bois podia lavrar.
E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, até a terra se estremeceu porquanto era tremor de Deus.
1 Samuel 14:14,15
(…)
Assim livrou o Senhor a Israel naquele dia; e o arraial passou a Bete-Áven.
1 Samuel 14:23
(…)
Então tomou Saul o reino sobre Israel; e pelejou contra todos os seus inimigos em redor; contra Moabe, e contra os filhos de Amom, e contra Edom, e contra os reis de Zobá, e contra os filisteus, e para onde quer que se tornava executava castigo.
E houve-se valorosamente, e feriu aos amalequitas, e liberou a Israel da mão dos que o saqueavam.
1 Samuel 14:47,48

Atentemos que Saul já houvera desobedecido ao Senhor e por Samuel fora reprovado, mesmo assim por ter sido ungido rei o Senhor continuava lhe dando vitórias em suas obediências, no entanto não era de coração totalmente voltado a Deus, e desobedece seu mandar em separar gados dos despojos dos amalequitas,


E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.
E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.
Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.
1 Samuel 15:8-11
(…)
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
1 Samuel 15:22,23
(…)
E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.
1 Samuel 15:35

Atentemos que Saul não se arrependera verdadeiramente, no que Deus sim se arrependeu de tê-lo posto rei sob Israel. No entanto, ele reinou por quarenta anos.


Então o povo pediu um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos.
Atos 13:21

A Aliança de Deus para com o povo de Israel era para que eles lhe fosse por povo e Ele por Deus, mas exigiram um rei terreno sobre eles, e tiveram a Saul, mas este não obedecia a Deus, no que fora rejeitado por Deus.

Como sabemos e veremos amanhã, Deus unge a Davi por rei, e muitos outros em sua descendência reinaram após ele.

Mas aquele povo não tinha o coração totalmente voltado a Deus e se contaminavam com outros povos e seguiam seus deuses, até que corromperam totalmente a aliança com Deus.
Todavia Deus em suas misericórdias e Amor não desisti do homem, e envia seu próprio Filho Amado, que nasce da descendência de Davi, que o rejeitaram, mas Deus firma uma Nova e Eterna Aliança para com o povo, já não mais somente para os de Israel, mas para todos quantos crerem em Jesus Filho de Deus, Único e Suficiente Salvador do homem, o Qual ressuscitou e o fez Rei Eterno sobre nós. 
Uma Aliança muito mais excelente, pois não mais para uma terra aqui prometida, mas uma nação santa para o reino dos céus.
Mas a questão da obediência não fora anulada e como Samuel movido pelo Espirito diz ali, também nos é dito hoje:” Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria.”. Pois sim temos hoje o Evangelho de Jesus a colocar em pratica, e tão somente no que Ele ordena. Estamos nós sendo fiéis a Deus, seguindo tão somente o mandar de nosso Rei Jesus, ou estamos sendo rebeldes e acrescendo ou tirando  coisas em nosso cultuar a Deus ? Nos deixando guiar pelo Espirito Santo de Deus ou agindo de acordo com nosso querer? 
E tão somente por Sua Graça Deus nos faz esta nação santa em Cristo Jesus, nosso Rei Eterno, a quem devemos sim obediência, e que nos purifica e redime de todo o pecado, para tomarmos posse de nossa herança no céu com vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
1 Pedro 2:9,10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.