Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Terceira viagem missionária- alvoroço em Éfeso



E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
Atos19:23

Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.
Atos19:37






Estando Paulo em Éfeso levanta-se um ourives, Demétrio, para fazer alvoroço na cidade contra Paulo.

“E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,
Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;
E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.
E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.
Atos19:23-28

Antes de lermos apenas o texto, quero meditar com você leitor(a) sobre esta profissão que nos é mencionada, bem como de seus 'produtos criados' . Entendamos que tem por profissão os ourives e artífices que esculpem e revestem imagens para adoração, e ofício bem rendoso, e isto desde os primórdios dos tempos, quando o homem por necessidade que tem de adorar a Deus, seu Criador, mas estando afastado deste pelo pecado, passa a inventar seus próprios deuses, o que vem a ser negócio prospero e de renda fácil aos ourives e artífices.
Mas vejamos o que as Escrituras, Deus Vivo, Rei Eterno, que detém a Verdade da Vida, nos diz sobre tais 'obras', sugiro que leiam os textos citados na íntegra e com reflexão, deixo os link, muito explicativos e edificantes, entre tantos outros que nos relata a Biblia Sagrada.

“Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
Deuteronômio 27:15

“Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
Jeremias10:10 (1-16)


A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.
O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Isaías40:18-20(12-31)

“Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
Isaías 44:9
(…)
Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
Isaías44:10-20(1-28)

Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam.
Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar; ali fica em pé, do seu lugar não se move; e, se alguém clama a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação.
Isaías46:6,7(1-13)


Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.
Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.
Jeremias10:14,15( 1-16)

Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é imagem de fundição que ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?
Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum.
Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
Habacuque 2:18-20


E assim idolatra era a cidade de Éfeso, e ali Demétrio tinha um rico negócio do qual supria também a toda a Ásia, por onde Paulo vinha pregando da Verdade e do Caminho que é Jesus, e entre os convertidos não haveria mais busca por imagens o que acarretaria prejuízos a Demétrio, bem como descrédito a grande deusa que adoravam, assim arma ele uma grande confusão na cidade.


“E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes, correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.
E também alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.
Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.
Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.
Atos19:29-34


Atentemos que onde Deus não está o povo fica confundido, e nem sempre Deus manda de seus enviados para falar da Verdade, fora o caso ali que Paulo ficou impedido de ir manifestar-se no meio da confusão para pregar a Verdade, o Caminho, pois existem situações onde Deus permite que o próprio homem, que está afastado de Deus, de arcar com suas confusões criadas por estar fora do Caminho. E atentemos que isto por causa da própria vontade do homem e não a de Deus, pois ali iria se levantar Alexandre, que devia ter grande influência sobre o povo, para acalmar a multidão, mas quando o reconheceram por judeu, que mesmo não estando no Caminho não devia adorar a deusa Diana, aqueles que armaram a confusão o impediram. Atentemos o quanto lhes era conveniente que somente a deusa fosse aclamada, pois lhes renderia negócios proveitosos.


“Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?
Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;
Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.
Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros;
E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembléia.
Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso.
E, tendo dito isto, despediu a assembléia.
Atos19:35-41


Foi necessário que o escrivão da cidade apaziguasse a multidão, e fora lhes dizendo que todos eram adoradores da mesma deusa, e se houvesse queixa contra alguém contrário a isto que deveria ser levado ao tribunal pelos ourives e artífices para que os acusassem, mas que aquela assembleia estava mais parecendo um motim o que lhes era prejudicial, e assim se desfez a multidão já acalmada.
Agora atentemos ainda que somente não fora adiante a confusão porque o escrivão falara uma verdade sobre os que estavam sendo acusados e que ali estavam presentes, Gaio e a Aristarco, que não cometiam sacrilégios e nem blasfemavam com a deusa deles.

Atentemos bem, que existem ocasiões que Deus não nos envia para discursar com incrédulos, como Paulo ali não compareceu, e nem mesmo se estivermos por algum motivo entre eles para não nos manifestarmos como fora com Gaio e Aristarco, pois não é Deus de confusão, de debates, mas sim um Deus da Verdade de Vida, de Paz; não devemos temer aos incrédulos, mas não devemos enfrentá-los nem os atacar.
Que tenhamos sempre muita comunhão com o Senhor, para que sejamos direcionados pelo Espirito Santo de Deus.
E estejamos conscientes de que não existem imagens que o represente, mas que em nós mesmo habita se formos filhos de Deus.


Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.