Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 25 de novembro de 2017

Versículos do dia: Filipe e o eunuco- 1


E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
Atos8:31

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atos8:35







Filipe, homem cheio do Espirito Santo, exercia seu ministério sempre disponível para obra de Deus,


E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

Vejamos qual era a intimidade, comunhão, de Filipe com Jesus, com Deus, que podia ouvir a voz do anjo .
Atentemos que o anjo ordena a Filipe que se levantasse, pois devia estar então deitado, podia ser noite, ou sentado, ou levanta-te significava partir em viagem, pois sim de Samaria até o caminho anunciado era uma pequena viagem, ou ainda pode significar sair de uma zona de conforto, pois Filipe ali já estava quase fixado, já pastoreava um rebanho de novos convertidos, era conhecido por todos pois realizava milagres, tinha vindo de Jerusalém mas ali fora verdadeiro evangelista, e neste ministério que o Senhor lhe chama pelo anjo, e sairia de onde tinha a responsabilidade sobre igreja para ir a um caminho deserto, podia até não entender, poderia ter indagado ao anjo o porque, mas por ser cheio do Espirito Santo e ter plena confiança em Deus, ele simplesmente se dispõe, não pede tempo para ajeitar nada, não se intimida, apenas obedece: levantou-se e foi.

E como estamos nós? Disponíveis para caminhar na obra do Senhor? Seja qual for o tempo? Ou preferimos ficar sentados em um banco na igreja? Estamos dispostos a caminhar, a trabalhar, seja onde for? Ou preferimos a zona de conforto de nossas casas e igreja?
Atentemos a voz do Senhor, pois pode estar nos enviando a lugares desertos também, onde falte o amor, em meio a violência, a prisões, aonde falte a esperança, em lares desfeitos, em hospitais, junto a drogados, as prostitutas, junto a miséria... , sim é nossa missão ir a lugares desertos, a pessoas, onde não tenha a Presença do Senhor, para Dele anunciar, para realizar prodígios e sinais.
Estamos prontos a atender o chamado, a ordem, sem indagações ou subjeções?

Pois bem Filipe foi, e por Deus preparado naquele lugar a oportunidade a quem ansiava por Ele, um homem etíope, sim da Etiópia, África, lugar distante.
Um eunuco, que pode ser um homem castrado para serviços escravos, ou que nasceram assim impotentes, ou ainda que assim se fizeram por causa do reino dos céus, como mencionado por Jesus:

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus 19:12

Ou ainda que seja eunuco uma denominação dada pelos eruditos de que eram funcionários designados para cuidar de assuntos relacionados à corte.

E ainda mais, pela lei antiga impedidos de entrar na congregação do Senhor:

Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR.
Deuteronômio 23:1

Mas vejamos aquele eunuco era mordomo-mor de Candace (nome dado a rainha na Etiópia) , sim um fidalgo que estava sobre a administração de um palácio da rainha dos etíopes, e ainda era o superintendente, administrador, tinha a direção superior de todos os tesouros da rainha. Um alto cargo, de responsabilidade e respeito.
E atentemos este etíope, eunuco, tinha ido a Jerusalém para adoração!
Sim tinha feito uma longa viagem para adorar a Deus, pois sim era conhecedor das Escrituras, e o fato de ter ido adorar confirma que sim cria naquele Deus, e ali naquele caminho, estrada, estava já voltando para casa, e lia o profeta Isaías. Se tinha entrado no templo ou não o texto não se refere, pois se eunuco, e ainda se escravo, era proibido de entrar na congregação, mas estava vindo de Jerusalém, e lá não tivera aprendido muita coisa, e solitário fazia a leitura da Escritura.
Atentemos que tinha interesse pelas coisas de Deus, tinha sede da Palavra.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atentemos como Filipe estava sempre atento as coisas espirituais, pois ouviu a voz do Espirito ordenando que se achegasse aquele carro, e como sempre pronto em obedecer, sai correndo para alcançar o carro em movimento, e ainda correndo para acompanhar o carro ouve o etíope lendo Isaías, pois sim era de costume deles lerem as Escrituras em voz alta, e Filipe indaga se estava a entender o que lia.
Atentemos que voltava o etíope de Jerusalém, mas não aprendera muito por lá, pois revela que não entendia por não ter quem ensinasse, convidando Filipe a subir no carro.
E ele lia Isaías- capítulo 53:

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Isaías 53:7,8

E pergunta a Filipe sobre quem Isaías falava, se dele mesmo ou de outro, e Filipe cheio do Espirito Santo aproveita aquela oportunidade e aquele texto para lhe falar de Jesus, e muito lhe anunciou sobre o reino dos céus, do batismo do arrependimento e da Salvação em Cristo Jesus, pois amanhã veremos o que acontecerá em seguida.

E nós estamos sempre sedentos pela Palavra de Deus como aquele etíope? E mesmo sem total conhecimento estamos nos esforçando, estamos dispostos a adorar a Deus? E aproveitamos as oportunidades que Deus nos dá de termos conhecimento, de recebermos de Sua Palavra da Verdade? Cremos verdadeiramente em Deus Único, Criador, Redentor e Salvador?

E ainda, quando já temos nós o entendimento, estamos atentos ao mover do Espirito Santo, ouvimos sua voz? Estamos sempre prontos, corremos para atendê-lo? Pois sim nos chama e nos envia a a evangelizar!
Conseguimos enxergar quando alguém esta sedento da Palavra de Deus? Aproveitamos as oportunidades que Deus nos dá de ensinar da Bíblia, de anunciar as Boas Novas da Salvação em Jesus Cristo?

Pois como já escrito:

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Romanos 10:13-15


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.