Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Versículos do dia: Jesus na festa dos tabernáculos- 1



Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto.
João7:10

Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava.
João7:14







Ao ser perseguido pelos judeus na Judéia, Jesus vai para Galiléia, onde não criam Nele, nem mesmo seus próprios irmãos o criam

“E depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo.
E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.
Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.
O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.
Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido.
E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia.
João7:1-9

Vejamos que além de não crer em Jesus como Messias, seus irmãos ironizavam, ou talvez até tivessem ciúme, mas instigavam Jesus a se manifestar ao mundo como que o acusando por ficar em oculto, talvez queriam também receber honras por serem seus irmãos, ou talvez soubessem que queriam prendê-lo e então o empurravam para que isto acontecesse, mas isto não é claro no texto, apenas demonstra a falta de fé de seus irmãos. E como Jesus também tinha seus problemas terrenos e inclusive na família. 
Mas Jesus sim conhece o coração de todos, e diz não ser ainda o tempo Dele naquele instante, atentemos bem que diz que o tempo deles sempre está pronto.
Pois bem Jesus tinha uma missão a cumprir, e a tinha recebido do Pai Celestial, e bem sabia qual era sua missão, e que primeiro tinha que pregar o reino dos céus, ensinar, realizar sinais e prodígios aos olhos de todos para ser crido, e depois sim consumar tudo na cruz do calvário. E diz que o mundo o odeia por sua missão, por revelar que todos são pecadores influenciados pelo maligno de qual o salário é a morte, sendo Ele, Jesus, a Salvação, a Vida, a qual tentariam lhe tirar, mas sabia Ele ainda não ser o tempo, pois sua vida Ele próprio a entregaria para que nós tivéssemos vida.
Quando a vida de seus irmãos não estava em risco desta forma, que publicamente podiam declarar sua fé pois não ia contra o que os judeus viviam.
Mas sim que nossas vidas tem um tempo determinado, e este somente quem o sabe é Deus. E pode ser a qualquer instante a cada um de nós.

E tendo dito estas coisas, não fora com seus irmãos, permaneceu na Galiléia.
Mas atentemos que a intenção de Jesus não era se esquivar de sua missão, apenas não fora com seus irmãos como estes o queriam que chegasse se apresentando, realizando sinais e prodígios, se mostrando o poderoso na terra, não era esta sua missão, não queria receber honras e glórias desta forma, mas sim importava fazer a vontade do Pai e pelo Pai ser glorificado então. Tanto que sim subiu também a festa posteriormente, pois aquela festa durava sete dias ( Levíticos 23:34).


Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto.
Ora, os judeus procuravam-no na festa, e diziam: Onde está ele?
E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo.
Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.
João7:10-13

Atentemos que sim na festa os judeus procuravam Jesus para o acusar. Mas atentemos que naquela festa vinha os povos de toda a região, e por toda a multidão já era conhecido o ministério de Jesus por seus feitos, no que muitos diziam ser Jesus bom, enquanto outros diziam ser Ele um enganador do povo, mas tudo isto era falado como em secreto, pois não declaravam abertamente com medo que tinham dos judeus.

Agora atentemos muito bem que Jesus não fazia nada escondido, em oculto, Ele sendo a Luz para o homem, não se ocultava, não tinha Ele medo dos judeus que o queriam prender, e abertamente falava as multidões sempre, cumpria com sua missão de revelar a Verdade de Deus, e não foi diferente ali na festa que foi até o templo para ensinar.


“Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava.
E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça

E ensinando Jesus, todos se maravilhavam, e os judeus indagavam como sabia Ele letras sem ter aprendido. Pois sim Jesus conhecia as escrituras, nelas tinha se dedicado a aprender, tinha os ensinamentos de seus pais, servos de Deus, mas não era 'estudado, formado', não foi fazer uma 'escola', não foi tornar-se um escriba, 'um doutor na lei', era apenas o filho do carpinteiro, que provavelmente exercia a profissão com o pai até iniciar seu ministério.
Mas atentemos de como Jesus lhes responde, que não tinha uma doutrina própria, mas sim era vinda de Deus que o enviou para esta missão, no entanto frisa que Deus é o mesmo de seus antepassados, e quem queria fazer a vontade de Deus deveria conhecer sua doutrina e então creriam Nele.
Que Ele não buscava glória própria, não falava de si mesmo, como já o faziam os principais dos sacerdotes, os escribas, os fariseus e saduceus que ensinavam e obrigavam o povo a seguir suas tradições e doutrinas. Que Ele buscava a glória de Deus, que era verdadeiro no que falava e vinha com a justiça de Deus não com injustiças humanas.

Pois bem Jesus não se ocultava, cumpriu sua missão, e somente do Pai vinha com a verdade, não falando nada de si mesmo, e nos deixou também uma missão para cumprirmos: 'o ide' , nos enchendo do Espirito Santo, nos dando autoridade e poder, e como estamos nós cumprindo nossa missão? Em todo o tempo e lugar? Não buscando glórias próprias, mas dando sempre glórias e honras à Deus? Sem medos, receios de falar a Verdade de Deus? E tão somente no evangelho genuíno de Jesus que é a Palavra de Deus? 

E continua seu discurso:

“Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?
A multidão respondeu, e disse: Tens demônio; quem procura matar-te?
Respondeu Jesus, e disse-lhes: Fiz uma só obra, e todos vos maravilhais.
Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem.
Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
João7:19-24

Atentemos que Jesus cita a lei dada por Moisés, e que ninguém mais a observava, como poderiam querer matá-lo. Mas a multidão retruca dizendo que tinha demônio que não estavam procurando matá-lo. Mas bem sabia Jesus do que estava a acontecer que grande parte daquela multidão pediria a crucificação Dele e soltura do ladrão Barrabás.
Mas nisto não lhes revela, mas Jesus os lembra do milagre que realizou a pouco antes em Betesda, num sábado (João 5:1-18) que vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/09/versiculos-do-dia-deus-trabalha-ate.html desde então o estavam procurando para matá-lo.
Cita ainda a circuncisão dada por Moisés pela tradição dos pais, que para cumprir realizavam o ritual num dia de sábado, e se indignavam por Ele ter curado um homem paralítico ao sábado, que houvesse então uma reta justiça. O que sabemos não haver entre eles, pois viria Jesus a ser crucificado inocentemente.

Estas controvérsias que houve entre Jesus e os judeus, ocorrem até os dias de hoje entre os verdadeiros cristãos, os que seguem e praticam o verdadeiro evangelho genuíno de Jesus, e quem apenas diz seguir Jesus, mas de Seu evangelho oculta ensinamentos ou acresce rituais por tradição ou por interesses próprios incluindo coisas do mundo no templo, e que acabam sim em 'matar' Jesus em suas próprias vidas e ainda pior levando muitos consigo.
Por isso a importância de consultarmos sempre as Escrituras Sagradas, a Bíblia, conferir tudo com os ensinamentos que Jesus nos deixou, clamando ao Espirito Santo que nos dê o discernimento. Buscarmos pela justiça de Deus e não nos levarmos por injustiças humanas que anulam o sacrifício de Jesus na cruz, acrescendo outros meios, amuletos, sacrifícios próprios, outros nomes, outros caminhos para se achegar a Deus, anulando a Maravilhosa Graça de Deus que é sobre nossas vidas em Cristo Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.