Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 9 de setembro de 2017

Versículos do dia: Tolerância e caridade


E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.
Lucas9:49,50

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
Lucas10:33







Jesus estava ensinando seus discípulos quanto a humildade que deviam ter, pois quem quer ser o maior no reino dos céus tem que ser o menor entre eles, os servindo uns aos outros, então João levanta outra questão semelhante no que Jesus lhes ensina também quanto a tolerância e caridade.

“E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
Porque quem não é contra nós, é por nós.
Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.
Marcos9:38-41


Pois sim temos que ser tolerantes com quem está em nome de Jesus fazendo alguma obra para o reino dos céus, mesmo que estes não sejam seguidores de Jesus junto conosco na mesma doutrina, não devemos lhes proibir, pois o nome de Jesus é que tem o Poder de realizar prodígios, e quem o exprime com fé não pode ser contra Jesus, logo não será contra nós também, quanto ao demais temos sim que exortar em amor, sabedores que também podemos ser exortados em Cristo Jesus, e cada um receberá os galardões de acordo com sua obra de caridade desde que manifestas com fé no Amor de Cristo.

Atentemos nesta passagem a seguir:

“E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,
Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.
E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
Lucas9:51-56

Estando eles de passagem entraram em uma aldeia de samaritanos, de Samaria, do qual havia rivalidade, intolerância entre eles e os judeus, pela sua 'religião' idólatra sendo então odiados e desprezados pelos judeus, mas ali foram pedir hospedagem, e não sendo aceitos por estarem a caminho de Jerusalém, logo se manifesta o espírito carnal de ódio e rivalidade em Tiago e João que se lembrando de que Elias fez descer fogo do céu consumindo idolatras ( 2Reis 1:9-16), que assim então eles também o poderiam fazer na palavra de Jesus, mas atentemos bem no que Jesus lhes responde repreendendo-os, de que não sabiam que seus espíritos carnais contaminados pelo maligno que lhes vinha tal pensamento (pois ainda não eram revestidos do Espirito Santo de Deus), e não na autoridade que tinha Elias em seu tempo para mostrar o Poder de Deus Todo Poderoso.
Não tendo Ele, Jesus, vindo para destruir almas mas sim para salvá-las, e que não estavam eles cumprindo com o mandamento de amar ao próximo, estavam sem tolerância sem compaixão, achando que a luta é contra a carne e sangue e então fazerem valer-se do Poder de Jesus, achando que o podiam com as próprias mãos se vingarem.
Mas atentemos bem na solução de Jesus: irem para outra aldeia!

Vejamos ainda outra passagem que nos relata sobre a questão:

“E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

Atentemos que quem indaga era um doutor na lei dos judeus, com conhecimento das Escrituras, e respondendo a Jesus cita os dois principais mandamentos, entendamos amar a Deus sobre todas as coisas, primeiramente a Deus e com todo o coração e alma, com todas as forças do ser em todo o entendimento de ser Deus sobre nossas vidas, e depois amar ao próximo como amamos a nós mesmos, no que Jesus confirma que sim fazendo isto viveria.
Mas aquele homem continua indagando Jesus querendo se justificar de suas falhas quanto amar o próximo, atentemos bem na parábola que Jesus usa ali para explicar:
.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Lucas10:29-37


Atentemos que diz de um homem vinha de Jerusalém para Jericó, não diz se judeu ou não, não menciona sua crença, apenas que era um homem e estava de passagem, e no caminho fora pego por ladrões que o roubaram e espancaram ao ponto de ficar desmaiado, machucado e sem sentidos.
Agora atentemos bem que por ali passa um sacerdote, homem que cumpridor da lei deveria obedecer o mandamento de amar ao próximo, independentemente de quem fosse e qual fosse a circunstância, como a si mesmo uma alma carente de Deus, mas vejamos bem no que ele faz, passa alargando o passo, se desviando, ignorando que aquele carecia de socorro. , Atentemos ainda que em seguida vem um levita, de Israel, que da mesma forma deveria cumprir com o mandamento de amar ao próximo como uma alma igual à sua, mas da mesma forma que o sacerdote ele se desvia apressando o passo, negando socorro ao necessitado.
Mas vejamos bem que passando ali um samaritano, sim alguém de Samaria, cujos judeus desprezavam, estando só de viagem não conhecia aquele que fora espancado, mas o vendo quase morto move-se de profunda compaixão, cuidou de suas feridas com o que tinha, e o carregando sobre seu animal levou aquele para uma estalagem na cidade onde pode cuidar melhor dele durante a noite, atentemos ainda ao que faz: dá dinheiro ao hospedeiro para continuar cuidando daquele necessitado, e que voltando lhe pagaria mais se fosse necessário.
Agora atentemos bem ao que Jesus pergunta de quem daqueles três que passaram era o próximo daquela vitima, pois sim até o próprio doutor na lei não poderia negar que fora o que tivera misericórdia para com ele, pois sim o próprio samaritano, pertencente a outra etnia que os judeus odiavam e desprezavam, mas que se movera de compaixão e amor para com aquela alma necessitada.
E atentemos bem ao que diz Jesus: “ vai e faze da mesma maneira” .

Pois sim nem o sacerdote nem o levita, que se achavam melhores que os samaritanos, tiveram compaixão, usaram de misericórdia ou tiveram a caridade e a tolerância para com um desconhecido sim, mas que carecia de socorro. E fica aqui aquela pergunta: “Como podemos dizer que amamos a Deus que não vemos, se não amamos nem ao próximo que enxergamos necessitar de cuidados?

Atentemos ainda que aquele samaritano não fez nada para ser recompensado, não fez caridade por interesses, ou para ganhar honra entre os homens, mas o que fez foi por amor desimpedido de galardões.
Enquanto que os religiosos apressaram o passo para não serem vistos por ninguém que estavam negando socorro.

Lembramos dos ensinamentos de Jesus de amar até aos nossos inimigos?
Estamos usando de tolerância para com aqueles que não aceitam nossa pregação? Ou esquecemos que apenas lançamos a semente, pois quem converte é o Espirito Santo de Deus? , e que isto não nos deve ser por intolerância de uns com os outros, nem impedimento de agirmos com caridade, misericórdia, compaixão, de sermos o próximo de uma alma necessitada.


Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Lucas10:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.