Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Versículos do dia: Pesca Maravilhosa


E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
Lucas5:5,6

E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
João21:6







Já vimos que Jesus exercia se ministério em todos os lugares onde estava, seja nos montes, no deserto, nas sinagogas, junto ao mar e lagos, e por todos os lugares sempre tinha uma lição específica a dar a seus discípulos, atentemos para esta passagem:

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

Primeiramente Jesus prega, dá do alimento espiritual, para nos fortalecer diante de nossas frustrações e cansaços, quando já estamos lavando nossas redes dando por encerrado nosso agir no momento, e deixamos então preparado para outra ocasião.
Atentemos que Jesus ali dá uma ordem a Pedro para fazer o que ele era acostumado a fazer, o que sabia fazer bem que era pescar, e com todo seu conhecimento de pescador disse Pedro que já haviam trabalhado a noite toda e que nada apanharam, mas em obediência ao Mestre disse que sobre a palavra Dele lançaria a rede, e o resultado fora surpreendente, tanto para eles quanto para outros pescadores que também estavam com o banco vazio, ambos se encheram além de seus limites normais. Benção multiplicada!

Podemos tirar uma grande lição desta passagem, pois de nada adianta confiarmos somente em nós mesmos, acharmos que temos conhecimento suficiente em determinada tarefa para desempenhá-la satisfatoriamente, e se então não o pudemos apesar de tentar com afinco é porque não é possível mesmo, ficarmos então vencidos por nosso próprio pensamento, pelo cansaço, como estava Pedro ali dizendo que não adiantava, pois passaram a noite toda tentando e nada conseguiram. Mas estava revigorado com o alimento espiritual dado primeiramente por Jesus. E quão importante  e essencial nos é este alimento, para nos fortalecer, para não desistirmos, para seguirmos em frente com perseverança e fé. 
E atentemos bem na atitude que toma Pedro, primeiro de obediência ao Mestre, e depois que não faria tão somente por obedecer, mas conhecedor que era ele dos prodígios de Jesus, afirma que seria sobre a palavra Dele que o faria, ou seja colocou em prática sua fé no Mestre, com os ensinamentos que já tinha obtido com Ele, e assim confiante foi lançar a rede, no que mais uma vez se surpreende com o poder da Palavra de Jesus.
E nós como agimos quando recebemos um mandar de Jesus? Ficamos apenas com nosso empenho em conhecimento próprio e deste sabendo que não adianta e logo desistimos, ou agimos como Pedro, que mesmo estando cansado, já desanimado dá ouvidos a Jesus, e  além de obediência total ainda coloca toda a fé na Palavra de Jesus, e assim tomamos a atitude de colocar em prática seus ensinamentos?
E atentemos bem que para isto temos que estar caminhando com Jesus, primeiramente nos fortalecendo com o alimento espiritual, termos de seus ensinamentos, conhecermos de Seu Poder, e cremos em Sua Palavra, da qual temos que conhecer, temos que estar lendo, ouvindo, meditando e confiantes a colocando em prática, para então vermos que sim seremos capacitados e surpreendidos por Jesus a cada dia. E disto testemunharemos com nosso viver aos que nos rodeiam, e podermos repartir benção.

Mas vejamos ainda qual fora a reação de Pedro após o ocorrido:

“E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Lucas5:8-11


Pois é Pedro ficou atemorizado e se prostrando aos pés de Jesus lhe pediu que o deixasse, pois era ele um simples homem pecador, não merecedor então de tamanhas proezas, no que também concordaram de si os que estavam com ele.
Mas atentemos bem ao que diz Jesus! -para que não temesse pois doravante seria sim pescador de homens! Expressão esta que já havia usado com o próprio Pedro e com André, também pescador (Mateus 4:19, Marcos 1:17)
E nós também as vezes nos espantamos com o Poder de Jesus e nos achamos não dignos por causa de nossos pecados, mas se assim o reconhecermos Jesus nos diz para não temermos pois Seu feito em nossas vidas com a remissão dos pecados na cruz do calvário nos tornará dignos de cumprir com seu mandar para glória de Deus Pai, basta-nos tomarmos a atitude de segui-lo, de crer em Sua Palavra, confiar e colocar em prática.


Outra passagem que nos mostra uma pesca também maravilhosa, foi quando Jesus já ressuscitado aparece aos discípulos na praia, quando também não tinham apanhado nada de peixes a noite, não tendo nem o que oferecer a comer a quem lhes pedia, que ainda não haviam notado ser Jesus, e da mesma forma Jesus ordena que lançassem a rede para determinado lado do barco que ali achariam, e assim o foi:

“Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

Atentemos que mesmo não o tendo reconhecido ao longe na praia, deram ouvido a Sua voz, a Sua Palavra, e na fé lançaram a rede na direção dita, coisa que mesmo com seus conhecimentos de pescadores que eram não tinham efetuado, e quando então surpreendidos com o resultado, um dos discípulos, provavelmente João, reconhece a Jesus e o diz a Pedro, atentemos o temor que Pedro tinha de Jesus, entendamos temor como respeito e não medo, que logo se vestiu pois estava em trajes de pesca, indo logo de encontro a Ele.
Atentemos que chegando a praia os discípulos já encontram Jesus assando um peixe e tendo consigo pão, já havia lhes providenciado o alimento, mas ainda lhes pede do que tinham apanhado. E este é o agir de Deus conosco, já nos providenciou o Pão da Vida em Cristo Jesus, nosso alimento espiritual, mas quer que entreguemos a Ele os frutos de nosso trabalho que assim nos saciará ainda mais.


“Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
João21:7-14

Duas pescas maravilhosas ocorridas de acordo com a Palavra de Jesus, que aproveitava os dons naturais dos discípulos na pesca, mas os revestia de Poder em resultados surpreendentes com o Poder de Sua Palavra, os capacitava de acordo com a obediência e confiança deles. E atentemos bem nesta última passagem de que lhes dá a direção a ser lançada a rede, bem específico pelo lado direito do barco, no que fora efetuado. Atentemos também que há trabalho a ser executado na Palavra.

Pois sim Jesus não mudou, e da mesma forma como disse aos discípulos pescadores que os fariam pescadores de homens, nos diz hoje também, e não que tenhamos que ter literalmente conhecimento de pesca, pois vejamos aqueles discípulos a tinham mas só conseguiram o peixe pelo Poder da Palavra de Jesus.
E é assim conosco somos revestidos de Poder na Palavra de Jesus, que aproveita sim nossos dons naturais na obra, mas a todos nos dá de dons espirituais para sermos pescadores de almas. Ele nos capacita!
Mas atentemos muito bem, temos que trabalhar, ser obedientes à Palavra, confiarmos plenamente sem Seu Poder, darmos ouvidos ao direcionamento a que nos leva a agir e de que forma 'lançar a rede', para que tenhamos também uma pesca maravilhosa!
E quão gratificante ser pescadores de homens! Lançar a Palavra de Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus para trazer a Ele almas que estavam desgarradas de Deus para se reconciliarem com Ele e serem seus filhos.

Portanto que entendamos que é somente sobre a Palavra de Jesus que devemos 'lançar a rede' e somente como Ela nos direciona, em nada lhe tirando e nem acrescendo, tão somente no Evangelho genuíno de Jesus.

Meditemos ainda nestas passagens, pois muitas outras lições podemos delas tirar, por hoje já me estendi, e deixo até aqui, mas medite você, Deus quer falar contigo pessoalmente.
Lembremos também que Deus conhece até as intenções de nosso coração, e sabe o que está nos impedindo de ter 'uma pesca maravilhosa', e assim com muito mais diligências em nosso próprio viver devemos dar ouvidos a Palavra colocando-a em prática em nosso dia a dia, atentarmos bem o Caminho, para que lado que estamos sendo guiados, não podemos ficar parados esperando o milagre acontecer, temos que ir de encontro, trabalharmos para isto e Clamarmos a Deus para que assim seja!



Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos139:23,24



Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.
Salmos119:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.