Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 12 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -40 – Elias- profeta de Deus – só um Senhor e Deus.



Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
1 Reis 18:21

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24,





Durante os reinados humanos sobre o povo de Israel, Deus lhes falava através dos profetas, que exortavam tanto os reis quanto o povo, predizia as bençãos na obediência e a maldição na desobediência, para que fosse mantida a Aliança feita com Abraão, Isaque e Jaco.
Vejamos que Deus sempre fora misericordioso para com aquele povo, que totalmente cientes das consequências da infidelidade e desobediência, pois bem conscientizados quando lhes proposto a Aliança que aceitavam em cada renovação para observar e cumprir os mandamentos e a lei do Senhor, para que Ele lhes fosse por Deus e eles um povo abençoado, diferenciado, vitoriosos sobre os demais, enfim o povo de Deus, e mesmo assim Deus ainda lhes falava pelos profetas alertando sempre antes sobre as consequências de seus atos de desobediência, com coração infiel a Deus.

Como já temos visto sobre profetas que falavam aos reis, que podiam ser consultados por estes para saber da vontade de Deus em suas batalhas e decisões. Mas também havia os falsos profetas, os profetas de outros deuses, que nada ouviam de Deus, que falavam por si próprios.
E enquanto os profetas de Deus tinham poder em suas palavras que se cumpriam, pois Deus com eles, os outros tinham palavras vãs, sem poder de ação pois por deuses que nada ouviam, falavam ou podiam fazer, apenas criações dos homens.

E no reinado de Acabe, que cometia grandes abominações para irritar o Senhor em infidelidade, houve um grande profeta Elias, que prediz que naqueles anos haveria grande seca sem chuvas nem mesmo orvalho. (1 Reis 17)
E assim o foi por três anos quando o Senhor ordena que Elias fosse a Acabe, pois faria chover, e todo o povo de Israel juntamente com quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo, que comem junto a Acabe na mesa de Jezabel, todos se juntam no monte Carmelo, onde Elias repreende o povo que ainda se achavam como povo de Deus mais seguia a outros deuses

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
1 Reis 18:21,22

Então Elias lhes faz uma proposta para lhes provar que Deus era Deus, fariam um altar para oferecer um sacrifício mas sem acender o fogo,e os profetas de Baal clamaria a seu deus para que mandasse fogo e queimasse a oferta, e assim também Elias no altar ofereceria e clamaria a Deus para que descesse fogo dos céus e queimasse a oferta, e então o que assim se sucedesse seria para eles por Deus, pois não podiam servir a dois senhores,

Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
1 Reis 18:24

Atentemos que o povo concordou com aquela palavra e assim seria,

E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
1 Reis 18:26
(…)
E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
1 Reis 18:29
(…)
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
1 Reis 18:32-40

Atentemos que Elias ainda enche de água a oferta, a lenha o altar e seu arredor, e clamando a Deus desce fogo do céu a tudo consumindo mesmo que encharcado de água, nisto todo o povo que ali estava reconhecem Deus por Senhor.
Observemos que diante de uma realização de Deus o povo se voltava à Ele, mas eram povo esquecediço de tudo quanto Deus já houvera feito e ainda assim seguiam outros deuses, o que com o decorrer do tempo voltaria a acontecer.

E ali Elias ora a Deus para que viesse a chuva, e ela veio depois de três anos que não caia, e já estava a terra em desolação e o povo passando fome,

E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
1 Reis 18:45,46

Atentemos que grande poder tinha as palavras de Elias, pois Deus era com ele.
E assim Deus levantava profetas sempre quando o povo estava se afastando cada vez mais Dele para ver se voltariam para Ele e pudesse ser mantida a Aliança.
E Elias mesmo tendo esta virtude de Deus era homem e diante de ameaça de Jesabel ele foge para o deserto chegando até a pedir sua morte mas onde é sustentado por Deus, mesmo assim se esconde em uma caverna no monte Horebe, onde Deus lhe fala

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
1 Reis 19:9
(…)
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
1 Reis 19:13,14

Atentemos que Elias não se achava mais potente para fazer mais nada em favor de que o povo se voltasse a Deus e cumprisse com a Aliança, mas Deus ainda lhe tinha ordenanças pois ainda tinha reservado para si os que não seguiram a Baal, com as quais ele cumpriu

E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
1 Reis 19:15-18

Atentemos que mesmo o povo se afastando de Deus, mesmo assim Ele fazia sempre que um remanescente pudesse se voltar a Ele pelas suas misericórdias, e então permanecer a Aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó.
No entanto com o decorrer do tempo o povo se afasta completamente de Deus, anulando sua Aliança, e vindo a ser dominados por outras nações.

Mas Deus sempre em Amor e misericórdia, vem a fazer uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, seu próprio filho amado, Unigênito, portanto sem divisões, o qual era a própria Palavra de Deus, não precisando mais o povo de profetas para os exortar, pois Jesus era a exortação, Ele próprio era o Caminho de volta do povo a se encontrar com a Presença de Deus, a Luz para guiar o povo que se encontrava já nas trevas do maligno, onde não enxergavam mais a Verdade de Deus, mas Jesus a própria Verdade, e com o povo viveu, mas estes o rejeitaram.
Mas Jesus sendo o Caminho, a Verdade de Deus, a própria Vida, se entrega em sacrifício de morte de cruz, e já não mais apenas para aqueles que os estavam rejeitando, mas sim para todos quantos Nele cressem e o recebessem por Salvador; e fora ressuscitado, sendo coroado em glória para reinar eternamente sobre o povo de Deus, já não mais aquela nação de Israel, mas sobre todos quantos crerem, já não mais para uma porção de terra aqui, mas para um reino nos céus.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:16-18

Esta a Graça Salvadora de Deus para o homem, uma Nova Aliança, que já não mais podendo ser corrompida, anulada, mas Eterna, que nos garante vida eterna junto a Sua Presença no céu.

Atentemos aquele povo tinha os profetas para lhe serem porta-voz de Deus, hoje nós temos a própria Palavra de Deus, Jesus, cujo Evangelho, o Novo Testamento, temos a disposição na Bíblia, o qual devemos sempre conferir, pois assim como tinham os falsos profetas naquela época eles também estão entre nós, mas não precisamos mais de rituais para nos provar quem é Deus, qual a Verdade de Deus, pois nesta maravilhosa graça temos em nós mesmo, os que creem, o próprio Espirito Santo de Deus para nos dá o discernimento, mas atentemos muito bem: temos que ter o conhecimento, estar lendo e ouvindo a Palavra de Deus, pois só assim teremos a revelação do Espirito.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Efésios 1:3,
(…)
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
Efésios 1:9-12
(…)
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Efésios 1:17
(…)
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios 1:23


Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Hebreus 1:1-3

Que atentemos muito bem, pois Um só Deus, Único e Suficiente Salvador, e inteiramente por Sua Graça, não há mais sacrifícios, não existem outros nomes, outras coisas, não mais rituais. Portanto Um só Senhor, não podemos querer servir a Deus estando servindo também a coisas do mundo.

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Efésios 4:5,6

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:21-23

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.