Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 15 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -43- Os reinados sobre Judá depois da queda de Samaria


Porém não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações, que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
2 Reis 21:9

E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
2 Reis 23:27





E tendo morrido Ezequias, seu filho Manassés reina sobre Judá, e fez o que era mau perante o Senhor, ao contrário de seu pai, e profanando até o templo

Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu.
E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome.
Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do Senhor.
2 Reis 21:3-5
(…)
Porém não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações, que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
2 Reis 21:9

Tudo o que Ezequias havia feito para conduzir novante o povo aos caminhos do Senhor é colocado abaixo por Manassés, e assim iam anulando a Aliança do Senhor, que lhes fala através dos profetas

Então o Senhor falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo:
Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e até também a Judá fez pecar com os seus ídolos;
Por isso, assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos.
E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei a Jerusalém, como quem limpa o prato, limpa-o e vira-o para baixo.
E desampararei os restantes da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e servirão de presa e despojo para todos os seus inimigos;
Porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje.
2 Reis 21:10-15

E assim ia o povo se afastando cada vez mais de Deus, o que permanece no reinado seguinte quando Amon, filho de Manassés, reina em seu lugar sobre Judá,

Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles.
Assim deixou ao Senhor Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor.
2 Reis 21:21,22

Reinou apenas dois anos em Jerusalém, pois fora morto por seus próprios servos, e pelo povo foi constituído seu filho Josias para reinar em seu lugar.
Josias sim era temente ao Senhor e fez tudo o que era reto andando nos caminhos do Senhor

E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.
2 Reis 22:2

E um dos seus atos fora reparar o templo que tinha sido contaminado e estragado

Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo,
E que o dêem na mão dos que têm cargo da obra, e estão encarregados da casa do Senhor; para que o dêem àqueles que fazem a obra que há na casa do Senhor, para repararem as fendas da casa;
Aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa.
2 Reis 22:4-6

E ao ser reparado o templo fora encontrado o o livro da lei, e ao ouvir suas palavras o rei rasga até suas vestes, e manda que se consultasse a profetiza Hulda a respeito,

Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
2 Reis 22:13
(…)
Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.
2 Reis 22:16-20

E como já era proferido pelos profetas da época, que se não voltasse o povo nos caminhos do Senhor, sofreriam as consequências e seriam dominados por outras nações, assim também lhes diz a profetiza, mas no entanto não no reinado de Josias que seguia ao Senhor.
E Josias então renova a aliança do povo ante ao Senhor

O rei subiu à casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do Senhor.
E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
2 Reis 23:2,3

E pelo rei Josias fora purificado o templo de todas as contaminações e idolatrias bem como fora derribado todos os altares de adoração de outros deuses, e fora instituído o culto a Deus, bem como comemorada a Pascoa que já não mais era feito pelo povo.

E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que tirassem do templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom e levou as cinzas deles a Betel.
2 Reis 23:4
(…)
Demais disto também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o Senhor; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel.
2 Reis 23:19
(…)
Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.
2 Reis 23:22,23

E assim fora o reinado de Josias, porém a profecia já era a ruína de Jerusalém

E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
2 Reis 23:25-27


Embora Jerusalém não tenha sido tomada juntamente com Samaria porque Ezequias era reto perante o Senhor que lhe livrou da Assíria, já em seu reinado fora profetizado sua queda diante da infidelidade de seu povo, sendo que seu sucessor e seguinte fizeram tudo o que era abominável ao Senhor, no entanto vem Josias tentando levar o povo de volta aos caminhos do Senhor e sendo totalmente fiel a Deus, mas é reforçada a profecia de que não em seu reinado mas viria a queda de Judá, pois era povo esquecediço de Deus com coração voltado a outros deuses, e continuariam se afastando de Deus.
Como veremos amanhã depois de Josias não houve mais reis tementes ao Senhor, levando a tribo de Judá a serem dominados por outras nações.

Embora Josias tenha renovado a aliança do povo com Deus, fora somente em seu reinado observada, pois logo se esqueceriam e se afastariam totalmente de Deus, anulando a Aliança do Senhor.

Mas fomos agraciados por Deus que veio em seu imensurável Amor firmar uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus.
Uma Aliança muito mais excelente, em maiores promessas, não mais para uma porção de terra aqui prometida, mas para herança no reino dos céus, sendo Jesus coroado em glória por Rei Eterno, e que nos garante vida eterna também.
Mas assim como aquele povo devia ter um coração voltado a Deus, nós continuamos a ter que estar assim com coração voltado a Deus e sermos com Ele compromissados e fiéis, para recebermos então as promessas, só que não mais com uma lei a cumprir, pois pela Graça de Deus fora com sacrifício de Jesus, com seu sangue derramado na cruz, e sua ressurreição, que nos fora selada a Nova e Eterna Aliança, agora com Novo Testamento deixado por Jesus.

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:37-40

Sim a questão da obediência e fidelidade não fora anulada mas sim agora nos é firmada em Jesus.
Aquele povo tinha os profetas como porta-voz de Deus para os exortar e predizer sobre as bençãos na obediência e a maldição na desobediência, hoje temos Jesus que é a própria Palavra de Deus, que a tudo já nos ensinou, exortou e também já proferiu a última profecia, o Apocalipse, deixando Seu Evangelho para que todos quantos quiserem a salvação o coloque em pratica, observando o Novo Testamento, para então já sermos uma nação santa, purificada em seu sangue, e nos tornemos filhos de Deus, povo de Deus, já como cidadãos do céu, pois somente assim tomaremos posse da herança e habitaremos eternamente no céu.
Não sejamos como aquele povo esquecediços mas que realmente guardemos a Palavra da Verdade em nossos corações.

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:21-25

E assim como as profecias se cumpriam mesmo o povo não dando ouvidos a elas, as que ainda não se cumpriram que relatam o fim juntamente com o Apocalipse, quer creiamos ou não tudo será cumprido, e breve muito breve Jesus voltará para levar os cidadãos do céu para com Ele habitar eternamente junto a Presença de Deus, sendo que os que estiverem afastados de Deus, que não assumiram a Nova Aliança, que não se tornaram cidadãos dos céus, já tem com a Palavra seu julgamento final e condenação ao inferno, quando Jesus voltar como justo Juiz.
Portanto que não sejamos esquecediços como aquele povo mas venhamos prevalecer no Caminho que é Jesus.

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
João 12:47,48
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Hebreus 1:1-3

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Hebreus 2:1-3


Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:37-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.