Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 13 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -41- Profecias- A queda de Samaria- o cativeiro de Israel



Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do SENHOR, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei.
Oséias 8:1

No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos,
2 Reis 17:6






Diante da infidelidade dos reis que iam sucedendo o trono de Israel, Deus levantava profetas que lhes alertavam e previam os castigos, a maldição sobre a desobediência e infidelidade, mas os reis e o povo não lhes davam ouvidos, e tudo ia se cumprindo, e cada vez mais o povo se afastando de Deus, deixando de cumprir com a Aliança firmada. E mesmo estando em angustias clamavam a Deus como se convertidos a Ele, no entanto era tudo muito passageiro, e disto já falava o profeta Oséias

Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.
Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz,
Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.
Oséias 6:1-7

E crescia a iniquidade dos reis e do povo, e o profeta os alertava do castigos

Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do SENHOR, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei.
E a mim clamarão: Deus meu! Nós, Israel, te conhecemos.
Israel rejeitou o bem; o inimigo persegui-lo-á.
Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.
O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência?
Porque isso vem de Israel, um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria.
Oséias 8:1-6

Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.
Oséias 9:10

E Deus lhes lembra dos seus feitos, mas que se tornaram esquecediços, e então já prediz a queda de Samaria, onde Israel vem a ser dominado pela Assíria

Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu.
Eu te conheci no deserto, na terra muito seca.
Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.
Oséias 13:4-6
(…)
Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.
Oséias 13:16

Mas os reis e o povo não davam ouvidos aos profetas de Deus, e as profecias iam se realizando, assim como fora com a queda de Samaria, no último reinado sobre Israel, por Oséias, o rei e não o profeta, ocorrendo o cativeiro de Israel

Contra ele subiu Salmaneser, rei da Assíria; e Oséias ficou sendo servo dele, e pagava-lhe tributos.
2 Reis 17:3
(…)
Porque o rei da Assíria subiu por toda a terra, e veio até Samaria, e a cercou três anos.
No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e levou Israel cativo para a Assíria; e fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos,
2 Reis 17:5,6

E de tudo houvera Deus exortado pelos profetas aos reis e ao povo a se voltarem a seus caminhos, mas não o quiseram

Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
2 Reis 17:7
(…)
E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.
E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
2 Reis 17:12-16
(...)
Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.
2 Reis 17:18
(…)
E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.
2 Reis 17:24
(…)
Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava.
2 Reis 17:29

E assim a idolatria e deuses de outras nações formavam um culto misto entre os samaritanos, que embora temiam também ao Senhor, mas constituíam por si mesmos sacerdotes, deturpando a lei e os mandamentos do Senhor,

Também temiam ao Senhor; e dos mais baixos do povo fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais lhes faziam o ministério nas casas dos lugares altos.
Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados.
2 Reis 17:32,33
(…)
Contudo o Senhor tinha feito uma aliança com eles, e lhes ordenara, dizendo: Não temereis a outros deuses, nem vos inclinareis diante deles, nem os servireis, nem lhes sacrificareis.
2 Reis 17:35
(…)
Porém eles não ouviram; antes fizeram segundo o seu primeiro costume.
Assim estas nações temiam ao Senhor e serviam as suas imagens de escultura; também seus filhos, e os filhos de seus filhos, como fizeram seus pais, assim fazem eles até ao dia de hoje.
2 Reis 17:40,41


E enquanto caia o reinado sobre Israel vindo serem cativos, reinava ainda sobre a tribo de Judá Ezequias, o que veremos amanhã.

Vejamos aquele povo que quis um rei terreno sobre eles achando que assim venceriam as nações e continuariam sendo um povo privilegiado, acabaram anulando a Aliança de Deus, e ainda seguiam achando ser povo de Deus mas transgredindo os mandamentos e a lei, fazendo de acordo com sua própria vontade. E não se davam conta que não dependia de rei, era uma questão de obediência e fidelidade ao Senhor Soberano para então serem povo de Deus.

Mas Deus é Misericordioso e também pelos profetas já anunciava seu plano de salvação para o homem, o que também veremos em postagens posteriores,

E as profecias se cumprem, e vem Deus em seu imensurável Amor e Graça nos enviar a Jesus para firmar uma Nova e Eterna Aliança, já não mais apenas para Israel mas para todos quantos Nele crerem, já não mais para uma porção de terra aqui designada, mas sim para um reino nos céus.
Não mais com uma lei a ser cumprida, mas pela Graça de Deus, pelo sacrifício de Jesus na cruz, e em sua ressurreição sendo coroado então Único Rei eterno.
Entendamos que sim pela graça de Deus, mas a questão de obediência e fidelidade não fora anulada, mas sim firmadas em Jesus, nosso Rei e Senhor a quem devemos servir, e não sobre algum reinado terreno, sendo óbvio que enquanto aqui vivemos para que se mantenha a ordem temos sim autoridades terrenas que ditam normas para nosso viver terreno. Mas temos que ter uma vida já voltada as coisas do céu, buscando pelo reino dos céus em primeiro lugar, e só o conseguimos em Cristo Jesus, Único e Suficiente Salvador de nossas vidas, que nos garante vida eterna junto a Deus em Seu reino nos céus que já firmado sobre nós, portanto temos que já nesta vida nos tornarmos cidadãos dos céus, para que quando Jesus voltar possamos com Ele nos céus ir habitar.
E todo o necessário para sermos cidadãos dos céus encontramos no Evangelho de Jesus, no Novo Testamento, sendo que primeiramente devemos nos arrepender verdadeiramente dos maus caminhos deste mundo, e seguir o Caminho de Deus que é Jesus.
Por isso de suma importância que estejamos ouvindo e lendo este Novo Testamento para que possamos guardar e colocar em prática em nosso viver. Somente assim podemos aderir a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco em Cristo Jesus.

Aquele povo tinham os profetas como porta-voz de Deus, nós temos a Jesus a própria Palavra de Deus, que tudo vem nos ensinar, e também já nos relata a última profecia do Apocalipse, e quer creiamos ou não, demos ouvidos ou não, assim como todas as demais relatadas nas Escrituras Sagradas, sim se cumprirá, e por Jesus já dado a Palavra de libertação ou condenação eterna, agora depende de nós a qual fim teremos : se a subida com Jesus para o reino dos céus junto a Presença de Deus, ou a queda para o inferno junto ao maligno.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Mateus 24:30,31


Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Hebreus 2:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.