Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 14 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -42-Profecias- reinado de Ezequias



E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 Reis 18:1

Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?
2 Reis 20:19





Houve a queda de Samaria no reinado de Oséias que fazia o que era mau perante o Senhor, no entanto a tribo de Judá não fora vencida pois sobre eles reinava Ezequias que era reto e fazia o que era bom perante o Senhor e resistiu ao rei da Assíria,

E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
2 Reis 18:3
(…)
No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.
2 Reis 18:5-7

Os assirios também invadiram Judá, mas o rei não se deu por vencido, antes decide suportar um preço para se livrar, e assim o foi entregou ouro e prata

Porém no ano décimo quarto do rei Ezequias subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
2 Reis 18:13
(…)
Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei.
Naquele tempo cortou Ezequias o ouro das portas do templo do Senhor, e das ombreiras, de que ele, rei de Judá, as cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
2 Reis 18:15,16

Atentemos que Ezequias entrega o ouro e a prata mas não se rende confiando no Deus que servia, no entanto o rei da Assíria envia seu exercito a Jerusalém, que parando em seus arredores afronta tanto o rei quanto a Deus, e tentam colocar o povo de Judá contra seu rei,

Contudo enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com grande exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e vieram a Jerusalém. E, subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
2 Reis 18:17
(…)
Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
2 Reis 18:29,30
(…)
Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?
Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?
2 Reis 18:34,35

Naquela época tinha Deus levantado ao profeta Isaías que exortava o povo a se voltarem para Deus e já profetizando sobre a destruição do reinado humano e a vinda do reinado dos céus, e diante de tamanha afronta do rei da Assíria, Ezequias vai se consultar com o profeta que lhe diz para não temer

E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.
2 Reis 19:6,7

E o rei da Assíria afronta novamente Deus e Ezequias através de uma carta, no que Ezequias se põe a orar

Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.
2 Reis 19:17-19

Atentemos que não somente por seu reino pedia, mas diante da afronta a Deus, pedia principalmente para que Deus os livrasse para que todas as nações soubessem que Ele era Deus. E vem a resposta pelo profeta Isaías

Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi.
2 Reis 19:20
(…)
Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.
Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.
Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
2 Reis 19:32-34

Atentemos que Deus prediz sim a vitória de Ezequias sobre o rei da Assíria, no entanto era para confirmar sua aliança feita com Davi sendo que Ezequias lhe era obediente. E assim Deus fez

Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.
Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.
2 Reis 19:35,36

Depois disto Ezequias ainda adoece sendo lhe predito pelo profeta que morreria, mas ele clama ao Senhor que lhe concede ainda mais quinze anos de vida, e livres de afronta por parte da Assíria

E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.
2 Reis 20:6

E assim se cumpriu. Mas o profeta Isaías já profetizava contra todo Israel bem como Jerusalém, por serem povo esquecediço de Deus e infiéis seguindo a outros deuses. E Ezequias em uma inocência vem a dar uma ajuda a isto, quando é surpreendido pelo rei da Babilônia que lhe envia servos com presentes por sua recuperação, e este então lhe abre todos suas bençãos recebidas, lhes mostra todos seus tesouros, no que é advertido pelo profeta que tudo seria tomado por aquele rei.

Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de babilônia.
E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.
Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia.
Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?
2 Reis 20:14-19

Atentemos que sim Ezequias cria nas profecias, mas sabendo ter feito tudo conforme a vontade do Senhor não seria em seu reinado que viria a queda.
E depois de cumprido os quinze anos a mais de vida que o Senhor lhe concedera vem então Ezequias a morrer

E Ezequias dormiu com seus pais; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Reis 20:21

Atentemos que apesar da queda de Samaria, pois fora pelo próprio rei e o povo em suas infidelidade que anularam a aliança com o Senhor, sim Deus cumpria com sua Aliança para com o povo, e sendo Ezequias fiel vencera o rei da Assíria, cumprindo assim também a aliança feita pessoalmente com Davi, que subsistira seu reino, mesmo que tendo sido dividido no reinado de Salomão, a tribo de Judá permaneceu na descendência de Davi, se o rei fosse obediente e fiel, e assim fora com Ezequias.

Mas veremos em postagens posteriores que não seria sempre assim e o próprio povo e reis daquela tribo por desobediências e infidelidade também viriam a ser vencidos.
Mas a graça salvadora de Deus já era anunciada pelos profetas, como Isaías diz

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Isaías 9:6,7

Porque eu, o Senhor, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.
E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do Senhor.
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
Isaías 61:8-10

E sim Deus vem em sua Graça Salvadora e firma uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, que nasce como homem na descendência de Davi, se cumprindo a promessa, mas não para ser rei terreno por um período de tempo, mas que morre em sacrifico na cruz para remissão dos pecados, e é ressuscitado e coroado em glória como Rei Eterno.
Uma Nova Aliança que não poderá ser anulada pelo homem, pois selada no próprio sangue de Jesus,


E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
Marcos 14:24

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Hebreus 9:15

Sim uma Aliança Eterna, mas entendamos que necessário nos é aderirmos esta Aliança para recebermos a herança, pois Jesus morreu na cruz derramando seu sangue para selar a Aliança, mas deixou seu Novo Testamento para que estejamos então colocando em pratica do Seu Evangelho.
Não fora anulada a questão da obediência e fidelidade a Deus mas sim firmada em Jesus, que nos é relatado no Novo Testamento como Noivo, e nós individualmente, como igreja, somos a noiva, como já predito por Isaías, mas nenhum noivado é firmado em falta de compromisso e fidelidade o que é representado pela aliança, devendo ser honrada.
Entendamos bem, Jesus Único e Suficiente Salvador, Nele a Aliança com Deus, cujo sacrifício não podemos anular. Estamos nós sendo parte nesta Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus?



E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
Hebreus 12:24-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.