Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -21 – derrota e vitórias de Josué



Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
Josué 7:11,12

Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões, segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra.
Josué 11:23









Como já vimos em postagens anteriores a aliança com Deus tinha sido aceita por aquele povo descendência de Abraão, Isaque e Jaco, e era com o cumprimento dos mandamentos e da lei, e tinham por escolha a benção no cumprimento e a maldição ao descumprirem com o mandar de Deus.
E como vimos ontem foram rompidas as muralhas de Jericó somente pela fé e obediência, mas nesta benção Deus tinha dado também a ordem de que não reteriam para si nada daquele povo.
No entanto nisto fora descumprido o mandar de Deus, e viria o castigo sobre eles

E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
Josué 7:1

Na sequência enfrentariam o exército de Ai que segundo os espias mandados por Josué eram poucos e com poucos homens seriam vencidos.
No entanto, o ocorrido foi sim uma grande derrota dos filhos de Israel, no que Josué se lamenta com Deus,

Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.
Josué 7:10-13

Atentemos que fora pela desobediência a Deus que tinham perdido aquela batalha, no entanto Deus em suas misericórdias avisa a Josué e ordena que fosse tirado do meio deles o que havia de contaminado, bem como os pelos quais foram contaminados, pois transgrediram a aliança com Deus.

E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel.
Josué 7:15
(…)
Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
Josué 7:19-21
(…)
Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.
Josué 7:24-26

E assim o povo eliminou do meio deles o que lhes contaminará, e Deus fala a Josué para não temer e ir novamente em batalha que lhe seria entregue o rei de Ai e suas terras, e ainda mais lhe abençoaria com os seus despojos e gados, e assim o foi:

Porque Josué não retirou a sua mão, que estendera com a lança, até destruir totalmente a todos os moradores de Ai.
Tão-somente os israelitas tomaram para si o gado e os despojos da cidade, conforme à palavra do Senhor, que tinha ordenado a Josué.
Queimou, pois, Josué a Ai e a tornou num montão perpétuo, em ruínas, até ao dia de hoje.
Josué 8:26-28

E ali Josué ergue um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte Ebal, e faz uma cópia de toda a lei escrita por Moisés, e renovam a aliança para com Deus no cumprimento de tudo quanto ordenara.

E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei.
Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles.
Josué 8:34,35

E a fama de Josué e do povo de Deus se estendia por todas aquelas terras, então diversos reis resolveram se reunirem para juntos vencerem a Israel, no entanto Deus era com Josué que a tudo obedecia seu mandar, e quão grande fé tinha Josué em Deus, que ordena ao sol e a lua que de detivessem para poder vencer seus inimigos

Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Josué 10:12-14

Atentemos que Deus era verdadeiramente com Josué pois até lhe ouviu a voz e fez com que realmente o sol e a lua se detivessem. E assim Josué vence a todos aqueles reis.
Teve ainda Josué, que obedecia ao mandar do Senhor, vitória sobre outros reis e povos, até conquistar grande parte da terra prometida por herança a Abraão, Isaque e Jacó.

“Como ordenara o Senhor a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra tirou de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés.
Assim Josué tomou toda aquela terra, as montanhas, e todo o sul, e toda a terra de Gósen, e as planícies, e as campinas, e as montanhas de Israel, e as suas planícies.
Desde o monte Halaque, que sobe a Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, ao pé do monte de Hermom; também tomou todos os seus reis, e os feriu e os matou.
Josué 11:15-17
(…)
Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões, segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra.
Josué 11:23

Atentemos que na fé e obediência de Josué Deus lhe dava vitórias conforme prometido por aliança de que aquelas terras seriam por herança aos filhos de Israel.
E tão somente pelo poder de Deus que venciam seus inimigos, pois vimos acima que mesmo por um exército pequeno eles foram derrotados por causa da desobediência. Era assim na prática e para experiência deles que Deus aplicava a lei.

E em todas estas vitórias Deus ia lhes mostrando ser com eles e ser o Todo Poderoso Deus. Era Deus o alimento que os fortificava.

E não é diferente nos dias de hoje, Deus continua sendo nosso alimento para vitórias de vida eterna. E não adianta apenas sabermos que Jesus é o Autor e Consumador desta fé, que morreu na cruz por nós, temos que em arrependimento verdadeiro nos render à Ele, temos que ter o conhecimento de seu evangelho para o podermos praticar, é com nossas atitudes que demonstramos estar firmes na Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, não nos deixando contaminar com coisas mundanas.

Aquele povo tinha ali Josué para lhes lembrar da aliança com Deus, da lei de Deus dado por Moisés, e assim verem que diante da desobediência tiveram a experiência da derrota, mas que na obediência eram fortalecidos cada vez mais para vencer até um conjunto de reis ao mesmo tempo.
Hoje muito melhor temos o próprio Espirito Santo de Deus para constantemente estar nos lembrando dos mandamentos de Jesus, mas atentemos que para nos lembrar temos que já ter lido ou ouvido, por isto de suma importância estarmos lendo as Escrituras Sagradas, a Bíblia, da qual o Espirito nos dá o discernimento, e ainda muito mais excelente faz morada em nós para nos guiar e não nos deixar errar sem antes nos exortar, e na obediência teremos vitórias sobre vitórias, mas temos que tirar o que nos é por anátema e nos santificar em Cristo Jesus.

( Jesus) O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
Hebreus 5:7-9

Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Hebreus 5:11-14

Mas atentemos muito bem que a Nova e Eterna aliança de Deus para conosco é tão somente em Cristo Jesus, é Nele que devemos estar firmados, é somente a Ele que temos que dar ouvidos e obedecer, portanto de tudo que lemos ou ouvimos temos que conferir com o evangelho de Jesus com as cartas e livros dos apóstolos que pessoalmente com Ele aprenderam. E isto diariamente para que nos seja por alimento sólido, nos mostrando por experiências próprias quais a boa, agradável e perfeita vontade de Deus de que todos se salvem em Cristo Jesus. .

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
1 Coríntios 3:3-7

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.