Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 18 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -18- Josué encorajado se põe a frente do povo



Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Josué 1:5

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9








Depois da morte de Moisés Deus fala a Josué e o anima a estar à frente do povo para passar o Jordão, e tomarem posse da terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó.


“ E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:1-9



E Josué manda avisar o povo para se prepararem que em três dias atravessariam o Jordão, assim como aos rubenitas e gaditas e a meia tribo de Manassés aos quais tinham recebido herança na Transjordânia, que deveriam ir em frente juntos com os demais até aqueles tomarem posse de suas terras. E eles obedecem a Josué

Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.
Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.
Josué 1:17,18

Atentemos que eles também animam a Josué e o encorajam a ir em frente.
E Josué manda dois homens a espiar a terra de Jericó por onde entrariam,

E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
Josué 2:1
(…)
E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
Josué 2:9-11

E o rei dali sabendo disso os mandou prender, pois era grande a fama daquele povo, do quão Poderoso era o Deus com eles, e que tomariam posse daquelas terras; mas aquela mulher os escondeu, dando-lhes a oportunidade de escaparem mediante uma promessa de que a deixassem viva com seus pais e família no dia em que ferissem a Jericó, o que fora aceito por juramento por aqueles espias;

Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão
Josué 2:19

E assim foram e anunciaram todo o ocorrido a Josué, de que aquele povo os temiam

Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.
Josué 2:23,24

Atentemos que Josué fora encorajado por Deus, e creu, e começou a colocar em prática a passagem deles pelo Jordão, não guardou para si o ânimo recebido de Deus, mas de imediato começou a incentivar o povo a se prepararem para tomar posse da terra prometida.

E da mesma forma como Deus disse a Josué, nos diz hoje:
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.”
Pois sim nesta terra em que vivemos ainda teremos lutas, teremos desafios, seremos afrontados, mas o próprio Espirito Santo de Deus é conosco, nos consolando, ajudando, incentivando a prosseguir,.
E como já fora dito
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.Salmos 30:5

Sim podemos ter aflições mas o Senhor nos livra de todas:

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
Salmos 34:19

No entanto, além de cremos temos que ter nosso agir, reconhecermos e sermos gratos por tudo quanto o Senhor já nos fez e fará, e não guardarmos isto somente para nós, mas anunciar aos que nos rodeiam, levar as boas novas em Cristo Jesus, independentemente das circunstâncias, sem avarezas e sem murmurações, pois ai sim ninguém nos poderá resistir todos os dias de nossa vida! E o Senhor nos diz: “Não te deixarei, nem te desampararei” !

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus 13:5,6

Mas entendamos bem que temos que nos esforçar, fazer nossa parte, ter bom ânimo, e observar a vontade e mandar de Deus em Cristo Jesus, e Dele não nos desviarmos nem para direita nem para a esquerda, para que então o Espirito Santo nos conduza, e para isto temos que ter o conhecimento da Palavra da Verdade em Cristo Jesus, no Novo Testamento na Bíblia sagrada, com bom ânimo e colocando em prática, somente assim seremos bem-sucedidos em nosso caminhar aqui na terra, e o Senhor nos diz:
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Sim além da fé temos que nos esforçar para permanecer na Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, enfrentarmos nossas lutas diárias com bom ânimo, e fazermos o bem sempre, pois Deus é conosco, até seu Próprio Espirito Santo nos deu para em nós mesmo habitar, que nos consola, nos ajuda, nos guia, e em sua direção devemos permanecer sem nos desviar nem para direita nem para esquerda.

Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
Salmos 34:13,14

E assim como aqueles espias que não temeram a perseguição e com fé deram seu testemunho de vitória para alcançarem a terra prometida, temos nós que procedermos; e mesmo diante de nossas fraquezas colocarmos a prática do bem a favor do reino dos céus, pois assim como Raabe cria que aquele povo venceria Jericó e fez bem ao espias com esperança de ser salva, devemos nós ainda mais praticar boas obras confiando que teremos nosso galardão.

“Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:24-26


Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
Hebreus 6:1

E não podemos deixar de ter bom ânimo firmados na Nova e Eterna aliança, de ter a esperança no por vir, na vida eterna de gozo e paz junto a Jesus, e assim nesta fé praticando boas obras até o fim, para então tomarmos posse de nossa herança no céu.


Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Hebreus 6:9-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.