Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -23- Juízes- obediência e desobediência



E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.
Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.
Juízes 2:18,19

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6








Josué, antes de morrer, a mando do Senhor reparte para as tribos de Israel, as terra que fora prometida, na qual já estavam, conforme antes já predito por Moisés, até mesmo as que ainda tinham a conquistar.
Assim poderíamos encerrar então a reflexão sobre a primeira aliança do Senhor, mas lembremos que aquele povo tinha aceito a aliança se comprometendo a cumprir a lei de Deus já na posse da terra prometida, onde inclusive reafirmaram a aliança junto a Josué, sim para permanecerem sendo povo de Deus, nação santa, diferenciada das demais nações do mundo, sendo cuidados e guardados por Deus que a tudo lhes supriria.
E na lei como já vimos tinham sido bem instruídos com relação a seu cumprimento, se obedientes com bençãos sem medidas, no entanto se desobedientes as maldições já preditas sendo desarraigados de suas terras.
Portanto temos ainda o que refletir em referências a seguir para entender o porque Deus teve que firmar uma Nova e Eterna Aliança para com o homem em um Novo Testamento.


Pois vejamos que não demorou muito tempo para que aquele povo passarem a descumprir com os mandares do Senhor, sendo que conforme aliança que firmaram deveriam expulsar totalmente outros povos da terra destruindo-os e então tomarem posse da terra, mas em desobediência, deliberadamente, nas conquistas que ainda tinham que batalhar, resolveram poupar certos povos que morariam livremente entre eles na mesma terra, dos quais muitos foram feitos de escravos dos Israelitas ( Juizes 1). Mas Deus os repreende:

E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.
E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.
Juízes 2:1-3

Atentemos que depois da morte de Josué não cumpriram totalmente a lei, não passando todos seus efeitos aos seus filhos, as gerações futuras, e ainda permitiram outros povos com outros deuses e altares viverem entre eles, no que realmente vieram a se contaminar, servindo a estes deuses estranhos e suscitando a ira de Deus.

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.
Juízes 2:10-14

Aquele povo já estava se afastando de Deus, no que não tinham mais a força do Poder de Deus em suas batalhas, sendo oprimidos pelos inimigos.
Mas Deus em suas misericórdias e Amor e lembrando da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó, não os abandonava, e entre eles suscitava juizes com os quais era Deus Todo Poderoso e permitia vitórias ao povo através deles.
Mas mesmo assim aquele povo em pouco tempo tornava-se esquecediço e mal agradecidos e voltavam a desobediência e a se contaminar e adorar outros deuses.

“E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.
Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não deram ouvidos à minha voz,
Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;
Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar.
Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué.
Juízes 2:18-23

E assim vivia o povo pagão junto com Israel, e quando guiados por um Juiz (a), em obediência tinham vitórias, e em desobediências derrotas; e estando em opressão pelos midianitas, Deus ergue Gideâo para os livrar,


Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
Juízes 6:13-16
(…)

Assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a sua cabeça; e sossegou a terra quarenta anos nos dias de Gideão.
Juízes 8:28

Atentemos que Deus prova seu Poder, e que neste Poder Divino é que teriam vitória, pois Gideão mesmo se declara fraco, sendo de uma família pobre, sem poderes, e sendo ainda ele o menor em sua casa, mas Deus o faz forte, e na fé de Gideão que derruba os altares de Baal, Deus lhe dá vitória.
Mesmo assim aquele povo tinha o coração voltado as coisas do mundo, e logo que morre Gideão aquele povo volta a se prostituir com os deuses dos outros povos e passam a adorar Baal por deus.

E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus.
E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.
Nem usaram de beneficência com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme a todo o bem que ele havia feito a Israel.
Juízes 8:33-35

Povo esquecediço e mal agradecidos, que não reconheciam o Poder de Deus mesmo lhes sendo provado diante dos olhos, e assim continuavam, a cada juiz levantado e diante de obediências tinham vitórias, mas na desobediência e adoração a outros deuses tinham derrotas.

Atentemos que Deus não abandonava aquele povo a própria sorte mesmo que estes se prostituíssem com o nundo e seus deuses, era fiel a Sua Palavra e zelava por Sua Aliança.

Mas como é de nosso conhecimento, no decorrer dos tempos aquele povo vem a corromper totalmente a aliança do Senhor, o que veremos em postagens adiante.
Todavia Deus nunca desistiu do homem, e em Amor e nas suas misericórdias, vem a firmar uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, como veremos também em postagens posteriores.
Uma Aliança que não mais poderá ser corrompida pelo homem pois selada no sangue de Jesus, que ressuscitou, Vive e reina eternamente.
Mas a questão da obediência e fidelidade a Deus não fora anulada, hoje temos o Evangelho de Jesus para pôr em prática.

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:6-13

Como temos visto Deus é fiel a Sua Palavra e dela é zeloso em suas promessas, pois é Deus de Amor, e tanto amou o mundo que não poupou sequer a vida de seu Filho Unigênito em favor do homem.
E nós como estamos sendo para com Deus, estamos firmados na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, estamos sendo fiéis a Ele, não estamos nos contaminando com coisas do mundo?
Pois saibamos nós que tudo já feito por Deus, agora a Aliança é Eterna e tão somente em Cristo Jesus, não haverá outras alianças, ou ficamos Neste Caminho em obediência para sermos levados ao reino dos céus quando Jesus voltar, ou na desobediência seguindo outros caminhos sofreremos a condenação ao inferno eternamente.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.