Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -13- benção e maldição



Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
Deuteronômio 11:26

A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Deuteronômio 11:27-28







E Moisés, na planície do Jordão, continua exortando o povo a obedecer os mandamentos e a lei, admoestando-os contra a infidelidade com Deus, e a benção decorrentes da obediência.

Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o Senhor teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o Senhor jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
Deuteronômio 9:5

Atentemos que não era por causa daquele povo que Deus destruiria por eles as demais nações, mas sim pela maldade deles mesmos que seriam então derrotados, e assim suas terras seriam a herança para aquele povo prometida por aliança a Abrão, Isaque e Jacó.
Mas como já dito aquele povo de Deus era povo de dura cerviz e provocaram a ira de Deus no deserto.
E Moisés lembra de tudo ao povo, desde o bezerro de ouro, a falta de fé, a infidelidade de Israel, pelos quais intercedeu a Deus depois que havia quebrado as tábuas dos mandamentos dadas por Deus, e Deus lhes concede as segundas tábuas, da arca da aliança que estava no meio deles, os exortando a obedecer.
E Moisés lhes mostra mais uma vez que somente há duas escolhas: a benção se obedecer e a maldição pela desobediência.

Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Deuteronômio 11:26-28

Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o Senhor vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis.
Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.
Deuteronômio 11:31,32


E ali Moisés repassa algumas leis, dá orientações quanto ao viver na terra prometida, lembrando-lhes de toda a aliança de Deus que os faria entrar naquelas terras, para serem uma nação santa, e assim amarem a Deus de todo coração e alma.

Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
Deuteronômio 13:3,4

Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá para ali habitar:
Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes;
Então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti;
Certamente ferirás, ao fio da espada, os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais.
E ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça; e a cidade e todo o seu despojo queimarás totalmente para o Senhor teu Deus, e será montão perpétuo, nunca mais se edificará.
Também não se pegará à tua mão nada do anátema, para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais;
Quando ouvires a voz do Senhor teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno; para fazeres o que for reto aos olhos do Senhor teu Deus.
Deuteronômio 13:12-18

E Moisés vai repetindo leis a serem cumpridas naquela terra, mencionando os deveres dos juízes que sobre elas fossem levantados

Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça.
Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.
A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 16:18-20

Atentemos que a justiça deveria ser primordial, sem acepções de pessoas, sem subornos, sem distorções, e assim que possuiriam as terras em herança, conforme a aliança do Senhor.

Estamos vendo que possuírem aquelas terras que manam leite e mel, sendo cuidados por Deus que lhes daria vitórias sobre aqueles povos, para herdarem então tais terras, eram bençãos sem medida, mas como já visto acima tinham que amar a Deus de toda alma e coração, serem uma nação santa, tendo Deus Criador como Único e Verdadeiro Deus, assim Moisés os lembra também quanto aos castigos da idolatria que era um mal que deveria ser tirado do meio deles para se manterem como nação diferenciada e santa.

Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o Senhor teu Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer mal aos olhos do Senhor teu Deus, transgredindo a sua aliança.
Que se for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei,
E te for denunciado, e o ouvires; então bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel,
Então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra.
Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.
As mãos das testemunhas serão primeiro contra ele, para matá-lo; e depois as mãos de todo o povo; assim tirarás o mal do meio de ti.
Deuteronômio 17:2-7

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.
Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa.
Deuteronômio 18:9-14

E quanto aos condenados pela lei que era pendurados em madeiro, crucificados, não passavam a noite ali, mas eram enterrados para não contaminar a terra.

Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.
Deuteronômio 21:22,23

E para que fossem um povo diferenciado Moisés então lhes lembrava de toda a aliança que aquele povo já havia aceito para cumprir com os mandamentos e a lei, e assim os exortava a obediência

Neste dia, o Senhor teu Deus te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os pois, e cumpre-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
Hoje declaraste ao Senhor que ele te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.
E o Senhor hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos.
Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao Senhor teu Deus, como tem falado.
Deuteronômio 26:16-19

Como estamos vendo deviam adorar e obedecer a Deus tão somente, tendo as bençãos da obediência e as maldições das desobediências. Mas como é notório no velho testamento aquele povo mais desobedeciam do que obedeciam, vindo a serem mais tarde totalmente escravos novamente do mundo.

Mas Deus amou o mundo de tal forma que deu seu próprio Filho Unigênito para salvação do homem. Todavia isto não significa que fora abolido aqueles mandamentos de que somente Deus deve ser adorado, de que somente Ele tem a Verdade de Vida a ser observada e cumprida . Pois sim Jesus nos veio ser a Verdade, o Caminho e a Vida, à Ele devemos dar ouvidos como o próprio Deus ordenou dos céus, à Ele devemos obediência , à Ele devemos dar glórias e adoração.

Agora temos a benção em Cristo Jesus de sermos herdeiros do reino do céu, com vida eterna junto a Presença de Deus, um povo de Deus, uma nação santa, com sacerdócio real, por toda a eternidade. E isto já nos é disponível nesta terra, pois somente quem já for parte desta Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus é que herdará esta vida eterna de paz e gozo na Presença de Deus no céu.
No entanto permanece a maldição que dantes já apresentada para quem não aceitar para quem descumprir com a aliança, para os desobedientes à Deus preferindo, escolhendo outros deuses, a estes não mais apenas uma morte terrena, mas a condenação eterna no inferno.
E estas bençãos e maldições já são sentidas aqui neste viver, pois sim o que se planta é o que se colhe, somos abençoados em nosso dia a dia em Cristo Jesus, mas sofremos dores distante Dele.
Já não mais crucificações aqui, pois um Justo, Jesus, fora crucificado para remissão de todos que assim crerem e então livres da maldição da lei, no entanto para quem não aceitar assim, para quem não estiver na Nova e Eterna Aliança de Deus em Cristo Jesus, pela lei é julgado.

Mas certo é que em breve, muito breve Jesus voltará, e Sua Palavra, que é mandamento de Deus, quem julgará no último dia.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

“E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
Mateus 17:5

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3:13,14

Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
(…)
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
(…)
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
(…)
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Gálatas3:15-29

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.
João 12:47-50


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
1 Pedro 2:9



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.