Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -12- Discurso de Moisés na planície do Jordão



Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
Deuteronômio 4:6

Olhai, pois, que façais como vos mandou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
Deuteronômio 5:32









E na planície junto ao Rio Jordão, Moisés reúne o povo e passa a lhes falar de todo o trajeto que já tinham caminhado, das maravilhas que Deus os fez, das vitórias que lhes dera, dos momentos de revolta do povo, da falta de fé, do quanto descumpriam com a aliança, dos castigos recebidos, mesmo assim Deus estava com eles, sendo Deus de Amor, Deus Perdoador, Deus fiel a Sua Palavra e ali iria fazer cumprir sua aliança, os deixando entrar na terra de Canaã.
Moisés ora a Deus que o deixasse passar junto com o povo, mas Deus já lhe havia dito que não passaria (Numeros 27:12-17), e volta a lhe dizer

Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão.
Manda, pois, a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás.
Deuteronômio 3:27,28

E assim Moisés exorta o povo a obediência na terra que adentrariam,

Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar.
Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?
Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
(...)
Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.
Também o Senhor me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.
Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
(…)
Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu.
Deuteronômio4:1-23

Moisés já profetiza sobre a desobediência e suas consequências, e que se viesse a lhes acontecer que deveriam se voltar a Deus:

Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.
Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, para o provocar à ira;
Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos.
E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá.
E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.
Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.
Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz.
Porquanto o Senhor teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.
Deuteronômio 4:24-31


Atentemos que esta profecia toda se cumpriu, sim aquele povo descumpriu com a aliança, mas sempre que buscassem a Deus o achariam, mas entendamos bem que buscar de todo coração e de toda a alma, e Deus sendo Misericordioso, Fiel a Sua Palavra, não os desamparariam nem os destruiria, pois não se esqueceria da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó.

(…)
Ou se Deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão forte, e com braço estendido, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o Senhor vosso Deus vos fez no Egito aos vossos olhos?
A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele.
(…)
Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.
E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá para todo o sempre.
Deuteronômio4:32,40

Ali também Moisés repete ao povo os mandamentos do Senhor, lembrando que esta aliança houvera sido feita diretamente com aquele povo,

(…)
O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.
Face a face o Senhor falou conosco no monte, do meio do fogo
(…)
Olhai, pois, que façais como vos mandou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.
Deuteronômio5:1,33

E como Moisés falou com aquele povo, o Espirito Santo de Deus fala conosco hoje, pois sim temos uma Nova e Eterna Aliança de Deus que selada no sangue de Jesus, é firmada individualmente e diretamente com cada um de nós, não é uma aliança com nossos pais mas conosco, e o Espirito Santo faz morada em cada um de nós que estivermos nesta aliança, e nos faz lembrar constantemente do sacrifício de Jesus por nós, nos exorta a termos o conhecimento e a colocarmos em prática o Evangelho de Jesus, nos orienta quanto a obediência que a Ele devemos ter, nos repete seus mandamentos, para que tenhamos tudo gravado em nossas mente e coração, nos mostra que somente há um Caminho que nos leva a Deus, Jesus, e que somente Nele estamos mediante o reconhecimento de que andávamos em mal caminho e com arrependimento verdadeiro temos Dele a remissão dos pecados.
E, se mesmo assim pecarmos, como Moisés disse, nos diz : “ Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”
Sim com verdadeiro arrependimento, confiantes na Salvação em Cristo Jesus, então Ele nos ouvirá, pois Deus é o mesmo e sempre o será, um Deus Misericordioso, que não nos desampara nem nos destrói, e não se esquece da Aliança que conosco firma em Cristo Jesus.
Aliança esta que não temos como corromper, pois selada no sangue de Jesus, é aceitarmos ou não Sua Salvação. E aceitando não se desviar nem para direita nem para esquerda, tão somente no Caminho. 



Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6


E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;
Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
Hebreus 12:24-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.