Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -16 – Cântico de Moisés - Rebeldia do homem mas Salvação/ Honra/ Glória e Poder de Deus!



Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
Deuteronômio 31:19,20


Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Deuteronômio 32:3,4









Depois de ter Moises encorajado o povo a prosseguir, Deus lhe fala na frente de Josué, predizendo a futura rebeldia que aquele povo iria ter

E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.
Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim?
Deuteronômio 31:16,17

E Ali Deus deu a Moisés um cântico que deveria ser ensinado aos filhos de Israel, o qual ele escreveu com toda a lei, e ordenou que fosse guardada ao lado da Arca da Aliança por testemunho contra aquele povo.

Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.
Deuteronômio 31:19-22

Então Moisés falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel, até se acabarem.
Deuteronômio 31:30

“”Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
(…)
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
(…)
Se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto.
Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
(…)
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
(...)
Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
Deuteronômio32:1-43

E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
Deuteronômio 32:45-47

Atentemos como Deus é Bom e Amoroso, pois prediz o que pode acontecer, como já vimos antes bençãos sem medidas com a obediência e cumprimento da aliança, e também maldição sobre a desobediência, sobre descumprirem com uma aliança que foi aceita, que todos disseram amém.
Pois sim um Deus Bom, pois desde que fora aceita a aliança por aquele povo, deveriam então cumpri-la e já sendo sabedores das bençãos e maldições, da questão de vida ou morte, mas mesmo assim Deus vem novamente predizer sobre o que lhes aconteceria com a desobediência.
Entendamos bem, fora uma questão de escolha, e Deus vinha com o decorrer do tempo se mostrado ser um Deus Misericordioso e Perdoador, que lhes dava vitórias sobre os inimigos e os guardava, no entanto não poderia aceitar infidelidades, pois Ele totalmente Fiel a Sua Palavra a Sua Aliança, e lhes daria a terra por herança, e ali teriam todo seu provimento para viverem uma vida de deleites.

E sim um Deus Fiel a Sua Palavra a suas promessas, Um Deus Único que assim queria a adoração para qual o homem fora criado, sendo o primeiro de seus mandamentos (Exodo 20:2-6) dos quais o povo já aceito, mesmo assim aquele povo se contaminava com outros deuses, e assim é o homem até os dias de hoje são multidões que tem seus próprios ídolos, deuses, se esquecendo do Único Deus Criador, ou ainda pior querendo adorar a ambos, mas Deus desde ali no princípio já dizia que não aceitava tal procedimento, pois somente Ele é Deus! Somente Ele é digno de louvores e adoração! E assim Seu Espirito nos diz até os dias de hoje.
Aquele povo era mal agradecido por tudo o que Deus já lhes fazia, e eram infiéis, mas é nós hoje somos totalmente fiéis a Deus Criador, Jesus Único e Suficiente Salvador?

“Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:19-23

E temos nós realmente crido e praticado o Evangelho de Jesus? Aquele povo ouvia os mandamentos e a lei, e até os aceitava, mas nãos os cumpria provocando a ira de Deus com outros deuses, e nós que temos a nossa disposição as Escrituras Sagradas, o Novo Testamento, e se aceitamos Jesus por Único e Suficiente Salvador estamos então à Ele tão somente adorando? Estamos cumprindo com Seu mandar? Ou será que também não estamos provocando a ira de Deus com heresias, com rituais meramente humanos, com objetos, imagens…

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo.
Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés:Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo,Com gente insensata vos provocarei à ira.
Romanos 10:16-19

Aquele povo mesmo diante de tão grandes feitos que Deus fazia os livrando dos inimigos que humanamente eram até maiores que eles, não conseguiam enxergar, mesmo assim iam ainda prestar adoração aos deuses deles que nem por eles faziam alguma coisa. Povo esquecediço de Deus, povo ingrato, que não reconhecia Deus por Todo Poderoso, e por muitas vezes queriam ir a luta com suas próprias forças, se achavam suficientes, queriam as riquezas terrenas se achando sábios para alcançarem, e de igual para igual com os outros povos que eram maus iam a luta, esquecendo-se do que Deus já lhes houvera prometido que a vingança com aquelas nações pervertidas era Dele e seus despojos os daria nas mãos.
E nós hoje que já conhecedores que nossa luta não é contra carne e sangue, conforme vimos ontem, será que ainda não estamos querendo fazer as coisas a nosso modo, segundo nosso querer, com nossas próprias mãos contando com nossas próprias forças? Lembremo-nos que a vingança pertence a Deus, e que nossa arma para vencer
o mal aqui é a Palavra de Deus, é o fazer o bem.

Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:16-21

Aquele povo receberam os mandamentos e a lei para os cumprir como aliança, e os descumpriam. Nós recebemos a Cristo Jesus por Único e Suficiente Salvador, não temos mais uma lei para cumprir, mas temos acesso a toda esta Verdade em Jesus a quem devemos nos render e obedecer, sabedores que tudo pela Graça de Deus não por nós mesmos, estamos firmados nesta Nova e Eterna Aliança?
Pois saibamos que assim como aquele povo tinham seus castigos e condenações, não desfrutando da terra prometida, a nós também já lançado a sentença, e não mais para este viver apenas, mas por toda a eternidade, se no Caminho em Jesus a salvação e vida eterna no reino do céu! , se afastados de Jesus, sem reconhecê-lo por único e suficiente Salvador já condenados ao inferno eternamente.

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Hebreus 10:26-31

E na Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco temos que agradecer a Deus, dar louvores à Ele por tão maravilhosa Graça sobre nossas vidas, buscarmos fazer as coisas já como cidadãos dos céus que já somos em Cristo Jesus, pois só estes entrarão no céu, portando buscando viver em santificação no sangue de Jesus, em louvores e alegria, em paz aqui na terra, pois é Deus quem nos cuida e fará justiça sobre todo mal que vivermos neste mundo, e herdaremos então a vida eterna de gozo e paz junto a Sua Presença no céu. “Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus”


Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;
E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito:Portanto eu te louvarei entre os gentios,E cantarei ao teu nome.
E outra vez diz:Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.
E outra vez:Louvai ao Senhor, todos os gentios,E celebrai-o todos os povos.
Outra vez diz Isaías:Uma raiz em Jessé haverá,E naquele que se levantar para reger os gentios,Os gentios esperarão.
Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Romanos 15:7-13

E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
Apocalipse 19:1-3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.