Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -15 – povo encorajado a prosseguir



Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
Deuteronômio 31:6

E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus 13:6









Ali na planície do Rio Jordão depois de Moisés já ter feito quatro discursos sobre toda a lei e os mandamentos do Senhor, sobre a benção e a maldição, ainda faz as últimas disposições preparando o povo a passar o Jordão e tomar posse da terra prometida em aliança, e confere a Josué, já indicado por Deus, para ser seu sucessor e ir adiante deles na conquista daquelas terras.
E Moisés encoraja o povo :

Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
Deuteronômio 31:6

E também encoraja a Josué :

E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
Deuteronômio 31:7,8


Ali Moisés da toda a lei escrita aos sacerdotes que levavam a Arca da Aliança do Senhor, ordenando que a cada sete anos fosse esta lida a todo o povo, para nela permanecerem de geração em geração.

E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
Deuteronômio 31:9-13

Atentemos que mesmo sendo Deus sabedor que aquele povo descumpriria com a aliança, encoraja a Josué a ir adiante do povo para conquistar a terra prometida

E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
Deuteronômio 31:23

Atentemos que mesmo Deus sabendo que o povo anularia a aliança, mantêm firme Sua Palavra e através de Josué daria por herança a terra prometida aquele povo.

E fez muito mais que isto! Enviou seu próprio Filho amado ao mundo!
Quando seu povo já novamente afastado de sua Presença, como veremos em postagens posteriores; um povo que já tendo deturpado toda a lei, a vivendo de acordo com seus próprios entendimentos e interesses, mas Deus com todo amor que tem pelo homem derradeiramente não o podia ver assim se destruindo e se lembra de Sua Aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e em suas misericórdias, como já havia proferido antes pelos profetas, envia o Messias Salvador, sim Jesus, no qual Ele próprio se fez homem para então cumprir com a Aliança, pois Jesus totalmente justo, puro, em total obediência ao Pai cumpriu com a lei, e Nele Deus faz então Uma Nova e Eterna Aliança para com o homem, já não mais somente para aquela geração que desprezaram a Jesus, mas sim com toda a humanidade. Uma Aliança muito mais excelente, pois já não mais com uma terra prometida aqui, a qual o homem contamina, mas sim com uma herança no reino dos céus, onde nada pode contaminar, e ainda por toda a eternidade!
Uma Nova e Eterna Aliança que não mais pode ser corroída, pois não mais com uma lei a ser cumprida pelo homem, tão somente pela Graça de Deus e selada no próprio sangue de Jesus, sim uma Aliança Eterna.


porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.
Mateus 26:28

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21

Pois sim não mais uma lei a ser cumprida, no entanto a questão da obediência se mantém, pois temos o Evangelho de Jesus para por em prática no qual devemos nos aperfeiçoar, fazendo a vontade do Senhor, sendo purificados no sangue de Jesus.
Não mais teremos que lutar contra outras nações para termos nossa herança, pois somos co-herdeiros em Cristo Jesus ao reino do céu que já é sobre nós, no entanto temos agora que lutarmos espiritualmente conosco mesmo e com as investidas de satanás que quer nos tirar desta Nova Aliança, na qual temos que estar firmados com conhecimento, fé e praticas do que Jesus nos ensinou, pois Ele o Rei Eterno, não haverá outra aliança, pois a Eterna já selada em seu sangue.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 5:8-11

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:10-18

Pois sim Deus já nos deu a herança no reino dos céus, e para isto não poupou sequer seu Filho amado.
E antes a lei, além de ser passada de pai para filho, deveria ser lida na íntegra perante todo o povo de tempos em tempos, hoje temos a nossa disposição, para termos o conhecimento a qualquer tempo, todo o Evangelho de Jesus, o Novo Testamento, para nos direcionar.
Antes o povo tinha a Moisés depois Josué para ir adiante deles em o nome de Deus para vencerem seus inimigos; hoje temos o próprio Espirito Santo de Deus em nós mesmo fazendo morada, que de tudo nos faz lembrar, que nos guia, nos consola, nos ajuda a permanecer na Aliança, que nos garante que teremos a posse do reino do céu para toda a eternidade.
E assim como Moisés encorajou a Josué que pelo próprio Deus fora encorajado, somos nós hoje encorajados pelo próprio Espirito Santo de Deus a não temermos, pois Deus é conosco, nunca nos deixará ou desamparará!
Basta-nos a Sua Santa Presença, e assim o adorarmos como Único Deus, Criador, Redentor, Misericordioso, Salvador, e desta forma não sermos avarentos e amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus 13:5,6


E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:24



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.