Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 3 de dezembro de 2017

Versículos do dia: A igreja em Antioquia


E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
Atos11:21

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Atos11:26










“E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

Vejamos que os dispersos da igreja quando perseguida, foram para o meio de povos que cultuavam diversos deuses, e ainda amedrontados pregavam somente aos judeus de confiança habitantes nestes lugares, no entanto uns que eram de Chipre e Cirene, mais ousados, e que entraram em Antioquia, e era capital da Síria, cidade de importante rota comercial, sendo uma das maiores cidades do domínio romano; e os chíprios e cirenenses falavam aos gregos (estrangeiros, gentios), anunciando o Senhor Jesus a todos, e no mover do Espirito Santo muitos creram e se converteram ao Senhor.

“E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

E como a igreja era um só corpo em Cristo Jesus, quando os de Jerusalém ficaram sabendo das conversões em Antioquia, mandaram Barnabé para lá para evangelizar, e chegando lá encontrou a Graça de Deus ali, no que se alegrou e apenas teve que os exortar que permanecessem no Senhor com todo coração.
Atentemos bem que Barnabé não ficou enciumado por outros já terem evangelizado, mas sim se alegrou com tamanha Graça de Deus, isto porque era homem bom e cheio do Espirito Santo e de fé, e passou a liderar ali onde muita gente mais se converteu ao Senhor.
E assim ia crescendo a igreja de Cristo Jesus, como um único corpo .
E Barnabé então vendo que a igreja crescia bem, seguiu para Tarso em busca de Saulo, antigo perseguidor da igreja e cuja conversão vimos antes:


E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Atos11:25-26

Vejamos tanto Barnabé que era nascido em Chipre, quanto Paulo que era de Tarso, tinham maior facilidade de se comunicarem com os gentios, e aceitavam mais a graça de Deus sobre todos, assim permaneceram em Antioquia ensinando e pregando a muitos estrangeiros, gentios, que transitavam e residiam por ali.
E como Antioquia era politeísta, para os diferenciar passaram a chamar os discípulos de Jesus de cristãos, a origem do nome cristão.

“E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
Atos11:27-30

Atentemos que os judeus continuavam a ter seus profetas, e como a igreja cresceu em Antioquia foram para lá alguns deles, e um de nome Ágabo, movido pelo Espirito Santo disse que haveria grande fome no mundo, e assim se preveniram aqueles que respeitavam os profetas. E a profecia fora cumprida no tempo de Cláudio César, Imperador de Roma.
Atentemos como a igreja vivia como um único corpo, pois os de Antioquia, diante da fome instaurada, ajuntam ofertas para socorrer os da Judéia, as quais foram levadas por Barnabé e Saulo.

Atentemos que mesmo tendo a igreja sido perseguida e tido que se dispersar, fora para expansão da mesma, pois os que eram discípulos continuavam a anunciar Jesus por onde iam, e foi assim com ousadia que foi fixada uma grande igreja em Antioquia, na qual lideravam Barnabé e Saulo, que por darem tão certo junto fariam viagens missionárias, como veremos adiante.


E a igreja hoje tem crescido como um único corpo em Cristo Jesus? Na mesma doutrina de Jesus pregada pelos apóstolos e primeiros discípulos que formaram? Ou será que não está sendo necessário nos voltarmos mais para o evangelho genuíno de Jesus para que cresçamos como corpo de Cristo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.