Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Primeira viagem missionária de Barnabé e Saulo



E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Atos13:2

E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
Atos13:14







Como vimos na conversão de Cornélio, a igreja tinha ainda certas restrições quanto a que gentios receberem a salvação o Espirito Santo e se agregarem a igreja, no entanto ficou bem clara esta Graça na visão que Pedro tivera, mesmo assim os discípulos de Jerusalém eram mais reservados, enquanto que Barnabé e Saulo tivera desenvolvido um trabalho bem grande com gentios em Antioquia, que por ser uma grande cidade portuária, tinham muitos viajantes e habitantes de diversos lugares do mundo; e a igreja crescia com muitos gentios agregados, que estudavam a Palavra de Deus, e cheios do Espirito Santo, alguns se tornavam profetas e até mestres.

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
Atos13:1-3

Vejamos Simeão que também chamado de Níger, nome latino e não judeu e que significava “escuro” ou “preto”, poderia ser africano, Lucio que era cirineu, e Manaém criado em Roma com o tetrarca Herodes, todos chamados gentios entre os judeus, no entanto convertidos ao Senhor, estudiosos das Escrituras e cheios do Espirito Santo pois declarados por Lucas como profetas e doutores. E assim o Espirito Santo lhes determina enviarem Barnabé e Saulo para missões junto aos gentios distantes dali.

“E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

E assim enviados pelo Espirito Santo foram Barnabé e Saulo que levaram consigo a João, o João Marcos que vimos ontem, e que escrevera o Evangelho de Jesus; e foram em viagem missionária para Chipre e em Salamina pregavam a Palavra da Verdade de Deus.
Dali foram para Pafos, capital de Chipre, cidade portuária, um celebre centro de peregrinações do antigo mundo grego, pois onde se pensavam ter nascido a deusa grega Afrodite,

“E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,
O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.
Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
Atos13:6-12

Em Pafos se deparam com um falso profeta, um mágico judeu, Barjesus ou Elimas, como já vimos anteriormente estes mágicos, encantadores, eram influências de satanás, como o era Simão ( http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-igreja-mesmo.html ) , e como o procônsul Sérgio Paulo teve interesse em ouvir a Barnabé e Saulo, tal mágico tentava o impedir, pois se o procônsul viesse a se converter acabaria as regalias de Barjesus, bem como sabia satanás que este por ser uma autoridade de alto escalão poderia vir a converter pessoas de todas as classes sociais, assim com enganos tentava afastar o procônsul da fé cristã.
Atentemos que Lucas diz que Saulo também tinha o nome de Paulo, e assim o passará a se referir a ele desde então. Tem certos estudiosos que dizem que Saulo mudou a forma como queria ser chamado, Paulo, em homenagem ao procônsul.
Agora atentemos que Paulo enfrenta o mágico, lhe chamando de filho do diabo, indagando-lhe se não pararia de perturbar os retos caminhos do Senhor, então lhe profetiza a cegueira, que de imediato ocorre. E neste feito o procônsul creu maravilhado da doutrina do Senhor.
Lucas aqui não declara o batismo de procônsul, mas pelo fato de narrar tal acontecimento subtende-se que sim fora batizado e que também levou a muitos a crerem pelas influências que tinha.
Agora me fez lembrar da rainha de Sabá, que bendisse o nome do Senhor e a conversão do etíope, eunuco, de cargo respeitado e de grandes influências sobre o reino da Etiópia (http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-filipe-e-o-eunuco-2.html )
Mesmo que através de Paulo tenha sido esta única conversão em Pafos, já fora suficiente para que o nome de Jesus fosse divulgado, e outros cressem.

E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
Atos13:13-15

Depois de Pafos, Paulo e os demais vão para Antioquia, da Pisídia,  menos João que se aparta deles em Perge e volta a Jerusalém.
Atentemos que não somente o nome de Saulo que Lucas passa a se referir doravante como Paulo, mas sim a partir de então inverte também a ordem em que menciona antes Barnabé e Saulo, passa a dizer Paulo e Barnabé, pois dito pelos estudiosos que a ordem em que se chama os nomes é a ordem em hierarquia dos mencionados, logo a liderança que tinha Barnabé passa a ser de Paulo.
E chegando a Antioquia, passam a pregar na sinagoga dos judeus, depois de lhes ser dado a oportunidade por parte dos principais da sinagoga, no que Paulo vai dar seu testemunho, o que veremos amanhã.

Atentemos aqui que o chamado a missões que tiveram Paulo e Barnabé, não foi somente para que fizessem viagens longas, mas o fato de pregarem dentro da própria sinagoga dos judeus já estava lhes classificado como 'missões' , pois dariam o testemunho de Jesus, pregariam as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, para aqueles que não o criam, mesmo sendo judeus.
Portanto um chamado a 'missões' todos nós temos, é a missão de anunciarmos a Jesus aos de nossa casa, de nossa família, de nossa comunidade, a todos quantos ainda não convertidos ao Senhor, estendendo-se a nossa Cidade ao Estado, ao País, ao mundo enfim, no entanto se não dispomos de de meios para seguirmos viagens que façamos missões aos que nos rodeiam, e se tivermos condições de contribuir para que outros sigam viagens missionárias já o faremos parte da missão.
A nossa missão de anunciar as Boas Novas de Salvação em Cristo Jesus, que por Ele mesmo nos foi determinado.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.