Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Versículos do dia: Instituição dos diáconos



Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Atos6:3

E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
Atos6:6








Lembrando o dia de Pentecostes, havia povos residentes em Jerusalém que eram de todas as partes da terra, e tinha os gregos que eram descendentes de judeus mas que viveram fora da Palestina e falando a língua grega foram estabelecer-se novamente em Jerusalém, e muitos deles se converteram e estavam juntos a igreja com os hebreus, nome primitivo do povo judaico, entre outros, e com os apóstolos:

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
Atos6:1-7


Como já houvera multiplicado muito o número de discípulos, a igreja estava em pleno crescimento, começou a ficar difícil de administrar o sustento em comum de todos, havendo murmuração dos gregos de que seus necessitados estavam menos favorecidos, e logo sendo de conhecimento dos apóstolos, que em seus ministérios de pregar a Palavra da Verdade de Deus não dispunham de tempo para se incumbirem destas tarefas, então de imediato tomaram a decisão de eleger quem pudesse administrar tal negócio que de muita importância para todos, pois viviam em comum modo de vida.
Mas atentemos muito bem que deixam com que a comunidade escolhessem seus representantes no número de sete, mas tinham que ter todos as mesmas características, boa reputação, serem cheios do Espirito Santo e de sabedoria, enfim que fossem discípulos empenhados na obra da igreja, ficando eles, os apóstolos, empenhados em se consagrarem em oração e no ministério da Palavra, o que contentou a toda a multidão, que então elegeram os sete, conforme consta do texto, sobre os quais os apóstolos impuseram as mãos, constituindo-os na liderança para administrar a distribuição dos fundos comuns aos fiéis, seriam os primeiros diáconos da igreja.

Vejamos ainda que os apóstolos não inventaram tais lideranças, mas já era de costume da igreja do Antigo testamento, onde os levitas não tinham porção na terra e dependiam das ofertas para sobreviverem, assim como os sacerdotes por se dedicarem ao templo, como por exemplo por Ezequias e também por Neemias designaram em suas épocas encarregados de tal distribuição

E debaixo das suas ordens estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, para distribuírem com fidelidade a seus irmãos, segundo as suas turmas, tanto aos pequenos como aos grandes;
2 Crônicas 31:15
E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías, dentre os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur, o filho de Matanias; porque foram achados fiéis; e se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.
Neemias 13:13

O que era de costume entre os judeus, pois até Jesus em suas parábolas se referiu sobre servo que distribuiria alimentos a conservos

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Mateus 24:45 -
E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Lucas 12:42

Mas atentemos bem que era um posto de muita responsabilidade, como mencionado pelos apóstolos um negócio importante, e tinham que ser igualmente capacitados, e Jesus já havia dito sobre o servo sobre os demais que deveria ser fiel e prudente.
Atentemos bem: diaconato uma liderança seleto, que devem ser selecionados, escolhidos de acordo com sua reputação, dedicação, fidelidade, empenho na Palavra de Cristo, e assim cheios do Espirito Santo.



Vejamos ainda como na igreja primitiva depois eram escolhidos os diáconos, conforme instrução do apóstolo Paulo

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
1 Timóteo 3:8-13


Vejamos ainda que diáconos, não só lideram uma distribuição de alimentos, bens materiais na igreja, mas são antes discípulos fiéis, conhecedores da Palavra e assim também encarregados de distribuir o alimento espiritual, com autoridade de realizar prodígios e sinais outorgados por Jesus, evangelistas, sim um ministério amplo,

Deixo algumas citações quanto a Estevão e Filipe:

Estevão : “E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.Atos 6:8 /////// Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Atos 7:55,56


Filipe : “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
Atos 8:5-7 ////// Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
Atos 8:12,13 ///// E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Atos 8:38-40 ///// “E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
Atos 21:8 /////  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.