Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 18 de novembro de 2017

Versículos do dia: Estevão prega no Sinédrio- 1




E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
Atos6:12

E disse o sumo sacerdote: Porventura é isto assim?
E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
Atos7:1,2







E entre os sete escolhidos pela comunidade e elegidos diáconos pelos apóstolos, estava Estevão, como diz o texto anterior: “….homem cheio de fé e do Espírito Santo-Atos 6:5

Estevão, nome de origem grega, falava o grego da Diáspora, dos que foram dispersos entre os judeus e viveram fora da Palestina, e retornando a Jerusalém. Se converteu a Palavra de Jesus, e como apresentado como homem cheio de fé, provavelmente andara com os discípulos junto a Jesus, e como cheio do Espirito Santo, esteve entre os 120 discípulos do dia de Pentecostes, se distinguia por sua sabedoria e tinha muita intrepidez ao falar da Palavra.

“E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão.

Vejamos:-” sinagoga chamada dos libertinos”, em outras traduções diz: “Sinagoga dos Libertos”, eram antigos prisioneiros judeus levados a Roma como escravos, e depois de libertados terem voltado a Judéia;  ou ainda os que dispersos da Palestina que voltaram, mas todos que foram contaminados com outros deuses. E ainda libertinos já eram os judeus que muito antes se contaminavam com outros povos e suas religiões e deuses, lembrando, entre outros, de Balaão o falso profeta, que ensinou os filhos de Israel a se prostituir com as mulheres filhas dos moabitas (Nm 25:1-3; Nm 31:16) e praticar a religião daqueles;
- “cireneus”, em outras traduções diz: 'judeus de Cirene' (Africa),
- “alexandrinos”, em outras traduções diz: ' judeus de Alexandria' ( Egito);
-Cilicia( região na costa da Ásia), e ainda os da Ásia;
todos judeus que dispersos depois retornaram a Jerusalém;
Enfim eram sinagogas onde se reuniam judeus de diversos lugares, contaminados por diversos costumes e deuses, mas que tinham a Escritura Sagrada como estudo e também se diziam 'povo de Deus' por serem judeus, no entanto achavam que podiam fazer tudo segundo suas vontades carnais.
Sempre houve e até os dias de hoje encontram-se estes povos 'libertinos' nas igrejas  que confundem a liberdade no Espirito Santo para serem livres do Pecado (Rm6) com liberdade de fazer de seus cotidianos de acordo com seus próprios desejos carnais, levando para dentro das igrejas de suas contaminações com o mundo.  

E estes discutiam com Estevão, e não tinham como se defender diante da sabedoria de Estevão e de como ele falava movido pelo Espirito.

“E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.
Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.
Atos6:10-15

Atentemos como os das sinagogas eram acostumados a proceder, com falsidades, com mentiras, de acordo com seus próprios interesses, e assim subornaram homens que fossem falsas testemunhas contra Estevão, e o levaram ao conselho do Sinédrio, e falsamente o acusavam de falar contra a lei de Deus, contra Moisés, contra sua terra santa e prometida, contra o templo,  no entanto os do conselho viram no rosto de Estevão inocência, até como rosto de um anjo; e lhe deram então o direito de se defender.

Estevão aproveita a oportunidade para pregar das Escrituras a todos ali presente no Sinédrio, os sumo-sacerdotes, os anciãos, escribas, saduceus e fariseus; fazendo um resumo desde os primórdios dos tempos, da promessa de Deus, mas não pensando em sua defesa, mas sim como vamos ver em quase todo o capítulo 7 de Atos, pregando um Deus Bom,  frisando os pontos onde o povo se rebelava contra Deus, contra Moisés e os profetas.
Não vamos entrar em meditação na questão da época do Velho testamento, mas vamos acompanhar o raciocino dele e a evolução da história de seu povo, vou procurar colocar as referências bíblicas dos textos citados por Estevão.

1-“E disse o sumo sacerdote: Porventura é isto assim?
2-E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
3-E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.
4-Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.
5-E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé; mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele, à sua descendência, não tendo ele ainda filho.
6-E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos.
7-E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E depois disto sairão e me servirão neste lugar.
8-E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas.
Atos7:1-8

Começou Estevão a dissertar sobre Abraão, quando Deus lhe falara e lhe fizera promessas até a descendência de Jacó com os doze patriarcas.
vs 2-5 (Genesis 11:31; 12: 1 adiante: 12:4, 12:7, 13:15, 15:18, 17:8, )-
vs6-7 (Genesis 15:13-14)-
vs 8 (Genesis 17:10-14, 21:2-4, 25:26, 29:31)

Atentemos que Estevão fala com conhecimento das escrituras, e para tanto teve sim que ter se empenhado no estudo destas em sua vida, e em sabedoria vai citando a evolução do povo.

Pois sim quando estamos cheios do Espirito Santo, nos é concedida sabedoria para pregar a Palavra, no entanto depende de nós termos o conhecimento desta, cabe a nós estarmos lendo a Bíblia Sagrada constantemente, ouvindo com atenção a Palavra em todas as oportunidades, para que em momento oportuno sejamos lembrados e capacitados pelo Espirito Santo a pregarmos sobre a Verdade de Deus.


Amanhã continuaremos lendo esta pregação de Estevão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.