Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Versículos do dia: A igreja de Cristo Jesus- Os apóstolos perante o Sinédrio


E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
Atos5:33

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
Atos5:38,39








Tendo os apóstolos sido soltos da prisão por um anjo, voltaram ao templo para pregar e foram novamente levados ao Sinédrio, onde foram interrogados e ameaçados de morte:

“E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens,

O Conselho do Sinédrio era formado pelo sumo sacerdote, os principais dos sacerdotes, os saduceus e também os fariseus entre os quais estava Gamaliel, doutor da lei conforme cita o texto e venerado por todo o povo, pois é possível que ele fosse neto do grande rabino Hilel, uma das figuras mais importantes na história de Israel, um líder cabalista, sábio e estudioso, fundador da escola onde estudava os sábios da época e os doutores da lei; e se levanta ele pedindo a retirada dos apóstolos para deliberarem sobre a questão, e pedindo cautela aos demais sobre o que fariam aos apóstolos.
Lembrando aqui que estavam os judeus sob o domínio de Roma que os concedia ter o Sinédrio, mas se começassem uma revolta entre eles, o que não ia ser pouco, pois a igreja de Cristo já tinha mais de cinco mil homens, poderia a vir estes, sumo sacerdotes, fariseus e saduceus, perderem seus altos postos que tinham no Sinédrio e a autoridade que exerciam sobre o povo, uma verdadeira ameaça para eles.
E Gamaliel continua a persuadi-los lembrando-lhes de fatos ocorridos antes:

“Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.

Consta na história que Teudas se intitulava como messias da Palestina, ocupada por Roma, e que prometeu dividir as águas do Rio Jordão e levar consigo seus seguidores para a 'terra prometida', conforme fora feito por Josué a 1200 anos antes disto, no entanto os romanos o capturaram e a única coisa dividida fora seu pescoço, cuja cabeça os soldados enviaram para Jerusalém para reprimir qualquer levante dos judeus. Sendo que seus seguidores segundo Gamaliel foram dispersos e reduzidos a nada.
Citando ainda outra revolta acontecida:

Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.

Este Judas a que se refere também consta da história que era um judeu da Galiléia que liderou um grupo de zelotas judeus numa rebelião contra Roma, isto na época do alistamento (época que nasceu Jesus), e se rebelaram contra o censo por ser uma infração secular aos direitos divinos de Deus, queriam fazer da Judéia uma república onde Deus fosse reconhecido como soberano absoluto, não constando da história qual fora seu fim mas segundo Gamaliel ele pereceu e todos os que o ouviam foram dispersos, não dando em nada também.
Assim continua Gamaliel seu discurso:

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.
Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.
Atos5:38-42

Pede então Gamaliel que deixassem ir os apóstolos, que da mesma forma se fosse uma obra de homens iria se desfazer como os anteriores.
Mas atentemos muito bem ao que diz: que se fosse de Deus eles, do conselho do Sinédrio, nada poderia fazer para destruí-la, e que não viessem a ser acusados também de estar combatendo contra Deus.
Convencendo-os então a soltar os apóstolos, mas antes novamente os ameaçaram desta vez açoitando a todos,
Agora atentemos bem a reação dos apóstolos, após terem sidos presos, condenados a morte, terem apanhado, ainda assim se alegravam de terem sido julgados dignos de padecer tais coisas pelo nome de Jesus.
E perseveravam os apóstolos todos os dias em seu ministério, indo no templo e nas casas, ensinando sem cessar, e pregando o nome de Jesus Cristo.
E assim ia se fortalecendo a igreja primitiva.

E nós estamos dispostos, e até nos regozijamos como os apóstolos, a receber afrontas pelo nome de Jesus?
Confiamos plenamente que é Deus quem nos livra e nos concede vida eterna mesmo que este corpo venha a perecer?


Pois bem como disse Gamaliel, se fosse obra de homens apenas iria se desfazer, mas se fosse obra de Deus nem seus inimigos a poderiam conter.
Pois sim muitas prisões de cristãos foram realizadas depois destas, como veremos algumas mais adiante, muitas batalhas foram travadas e constam da história da humanidade, muitos perderam a própria vida em prol do evangelho, para que a igreja permanecesse e a Palavra da Verdade de Deus fosse divulgada, muitos ainda são os lugares onde a perseguição aos cristãos até os dias de hoje, no entanto a igreja de Cristo subsiste, sim estamos debaixo da Graça Redentora de Deus, o Espirito Santo está em nosso meio. É ou não obra de Deus?


Agora depende de nós sermos verdadeiramente a igreja de Cristo, um só corpo, no qual Jesus é único doutrinador, pois de nada adianta apenas se intitular como fizera Teutas e Judas e tantos outros que tivemos conhecimento nestes séculos; para ser cristão tem que ser apenas no Evangelho genuíno de Jesus, na doutrina de Jesus que os apóstolos divulgaram, sem nada acrescer ou encobrir, tudo abertamente como Jesus fizera, como os apóstolos fizeram, sem doutrinas do próprio homem, sem outros nomes, sem rituais impostos pelos homens, sem imagens, sem amuletos, sem coisas materiais, tão somente em Cristo Jesus!
Esta é a igreja que vai prevalecer, a noiva que Jesus virá buscar, um só corpo em Cristo Jesus, todas as demais, seja qual for as denominações, serão dispersas e nada serão no dia em que Jesus voltar para levar os que são seus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.