Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 24 de dezembro de 2017

Versículos do dia:Paulo apresenta defesa em Jerusalém antes de ser recolhido na prisão.


Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
Atos22:3

E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado.
Atos22:29







Paulo estava sendo carregado para dentro da fortaleza, da prisão, quando lhe é concedido o direito da defesa perante o tribuno da coorte, os guardas e o povo,

E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e, feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo:
Atos21:40

Homens, irmàos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós
(E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram). E disse:
Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres,
Como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos. E, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer maniatados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados.
Atos22:1-5


Paulo começa falando de sua origem sendo da grande cidade de Tarso, no entanto judeu, criado em Jerusalém, ensinado junto da Gamaliel, grande doutor na Lei, sábio da melhor escola local,(Atos 5:34), letrado nas Escrituras, do que era zelador de Deus como todos ali presente o eram. E que percorreu este caminho perseguindo homens e mulheres cristãos, do que lhe podia testemunhar o sumo sacerdote e o conselho dos anciãos, que na época lhe deram carta para ir a Damasco prender aos cristãos dali.
E Passa Paulo a dar seu testemunho pessoal, o encontro que teve com Jesus ressurreto.

Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu.
E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.
E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.
E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco.
Atos22:6-11

E da Paulo o testemunho de sua conversão (Atos 9:1-19) conforme vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-conversao-de-saulo.html .
Atentemos que Paulo era zeloso para com o Nome do Senhor, no entanto lhe faltava a luz da Verdade em Cristo Jesus, e tendo um encontro pessoal com Jesus ressuscitado, quis logo saber o que lhe era preciso fazer então, e em obediência segue para Damasco cego que ficara com a visão. Pois sim diante daquele encontro com o Senhor, Paulo ficou submisso ao seu mandar.
E nós estamos prontamente atendendo ao mandar de Jesus?

E continua Paulo a dar seu testemunho:

“E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,
Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi.
E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca.
Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.
E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.
E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim.
E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.
E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti.
E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam.
E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.
Atos22:12-21

E lhes fala Paulo do profeta Ananias que lhe restituiu a visão, e disse que receberia instruções do próprio Jesus, com o batismo pelo Espirito Santo, para lhe ser por testemunha, e ali lhe batizou no batismo do arrependimento para perdão de seus pecados.
E Paulo ainda da o testemunho de que por Jesus lhe fora dito que saísse de Jerusalém, pois ali não seria aceito seu testemunho, mesmos sabedores do quanto Paulo era zeloso do Nome do Senhor, Mas que Jesus lhe envia para ser por testemunha aos gentios de longe dali.

E ouviram-no até esta palavra, e levantaram a voz, dizendo: Tira da terra um tal homem, porque não convém que viva.
E, clamando eles, e arrojando de si as vestes, e lançando pó para o ar,
O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele.
E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?
E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.
E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim.
E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.
E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado.
E no dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões, e mandou vir o principais dos sacerdotes, e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles.
Atos22:22-30

E o povo não mais quis ouvir, querendo tirar a vida de Paulo, mas o tribuno ordena que o recolhessem na fortaleza, que o açoitassem até dizer a causa pela qual era o povo clamava contra ele.
Mas quando Paulo estava sendo amarrado pelos guardas indaga ao centurião ali presente se era lícito açoitar um romano sem ser este condenado? Indo então o centurião falar com o tribuno sobre ser Paulo um romano, indo este confirmar com Paulo se o era verdadeiramente cidadão romano, pois este título só tinha os grandes entre a sociedade, pois custava muito dinheiro, mas Paulo alega que o era desde o nascimento,. Pois sim Paulo havia aberto mão de todas as regalias que tinha por ter nascido em berço rico, para ser ministro da Palavra do Senhor.
E com temor por ser ele romano o tribuno suspende os açoites.

Agora atentemos que o tribunal dos romanos respeitavam a lei judaica, pois eles mesmos sendo considerados gentios se restringiam as suas leis, como por exemplo de que um gentio só podia entrar no primeiro átrio do templo, não podia ultrapassar a porta que dava para o segundo átrio, e assim obedeciam eles.
Portanto no dia seguinte o tribuno solta Paulo das correntes, e manda chamar os principais dos sacerdotes entre os judeus, bem como todo seu conselho, para saber ao certo de que se tratava as acusações contra Paulo.

Vejamos Paulo mesmo acorrentado dá seu testemunho pessoal quanto a ser Jesus o Salvador, o Messias prometido, o que nos dá a Luz do entendimento da Palavra de Verdade de Deus. E nós estamos dando o testemunho de Cristo Jesus Salvador de nossas vidas mesmo ao meio de tribulações terrenas que passamos?

Paulo não murmurou, mas deu seu testemunho. E com inteligência e conhecedor da lei que era, se aproveita de sua situação pessoal para se ver livre dos açoites. E nós estamos usando de nosso conhecimento da Palavra, colocando-a em prática em nosso dia a dia, e então como filhos de Deus, para nos ver livres dos açoites do inimigo de nossas almas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.