Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Paulo perante o rei Agripa


E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.
Atos25:23

E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.
Atos26:32






Conforme prometido por Festo, apresenta Paulo perante o rei Agripa:

E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.
E Festo disse: Rei Agripa, e todos os senhores que estais presentes conosco; aqui vedes um homem de quem toda a multidão dos judeus me tem falado, tanto em Jerusalém como aqui, clamando que não convém que viva mais.
Mas, achando eu que nenhuma coisa digna de morte fizera, e apelando ele mesmo também para Augusto, tenho determinado enviar-lho.
Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor, e por isso perante vós o trouxe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de interrogado, tenha alguma coisa que escrever.
Porque me parece contra a razão enviar um preso, e não notificar contra ele as acusações.
Atos25:23-27

Atentemos que Festo não tinha nada contra Paulo que o sentenciasse a morte, no entanto como Paulo apelara para César, o mantinha preso até podê-lo enviar, mas atentemos bem que não tinha sequer o que escrever a respeito de sua prisão, assim o apresenta perante ao rei que lhe concede direito a defesa.

“Depois Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu:
Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus;
Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência.
Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem,
Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.
E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.
À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.
Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?
Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos;
O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles.
E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.
Atos26:1-11

Paulo começa seu discurso se dizendo estar feliz em poder se defender na presença do rei, e afirma ser o rei Agripa conhecedor dos costumes e leis entre os judeus, pedindo paciência ao rei para ouvi-lo.
Relata sobre sua vida que criado como fariseu, na seita mais severa quanto a lei dos judeus, e justamente por causa da esperança nas promessas de Deus é que estava sendo acusado. Diz de seu zelo pelo Senhor mesmo antes de sua conversão, que por ignorância perseguia os cristãos, pois achava que o nome de Jesus Nazareno era contra a lei dos judeus, ao ponto de dar voto de morte contra os cristãos. E até por cidades estranhas os perseguia, e chega ao ponto de dar seu testemunho quanto a sua experiência pessoal que tivera com Jesus na estrada para Damasco.

Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes,
Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.
E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;
Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.
Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.
Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,
Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
Atos26:12-23

Dando Paulo seu testemunho perante o rei de como fora abordado por Jesus ressurreto (Atos 9:1-9, conforme vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-conversao-de-saulo.html ) 
 que lhe anuncia que tinha lhe aparecido para que fosse testemunha de que era Ele o Messias prometido por Deus, o Filho de Deus, que o enviaria tanto aos próprios judeus quanto aos gentios para ministrar a Verdade, no que ainda lhe apareceria Jesus por outras vezes.

Atentemos que Paulo prega sobre a Luz que era Jesus para livrar o povo das trevas do pecado, os convertendo de satanás para Deus, que Nele receberiam o perdão dos pecados, e a herança dos santos pela fé, anunciando o reino dos céus.
E tudo o que fizera fora ser obediente a visão que tivera, obediente a Jesus, anunciando tudo primeiramente ali mesmo em Damasco, depois em Jerusalém, e por toda a terra da judeia, pregando o arrependimento e conversão a Deus, e por causa deste seu testemunho e por pregar a Verdade de Deus é que tinha sido preso, e pelos judeus que queriam o matar foi mais de uma vez lhe armado ciladas, mas pela graça de Deus continuava dando seu testemunho, tanto a pequenos quanto a grandes, como estava ali na presença do rei.
Sendo que o que pregava já era o dito pelos profetas e por Moisés de que aconteceria, que Cristo padeceria, mas seria o primeiro da ressurreição dos mortos, do que lhes dava o testemunho anunciando a luz da Verdade ao povo tanto judeu como gentio.


E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.
Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.
Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.
E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
Atos26:24-29

Atentemos que Paulo aproveita todas as oportunidades que tinha para pregar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus. Mesmo sendo interrompido por Festo que lhe chama de louco por tais palavras, ele não se intimida e perante o rei diz saber que este acreditava nos profetas. No que o rei Agripa diz que quase Paulo convence a ser cristão.

E assim era cumprido por Paulo o que Jesus o havia designado a fazer:

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
Atos 9:15,16

E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.
Atos 23:11

Atentemos que Paulo manifesta seu desejo de que todos que o ouviam fossem convertidos tal qual ele próprio o havia sido pelo próprio Senhor.


“E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados.
E, apartando-se dali falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.
E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.
Atos26:30-32

Atentemos que nem mesmo o rei Agripa tinha Paulo por culpado de algum crime de morte ou prisão, que poderia ser solto, no entanto como tinha apelado para César assim o seria enviado.
Atentemos que Paulo continuava firme em seu propósito de pregar aos de Roma, por isso tinha apelado para César.

Atentemos que Paulo não se intimidava de dar seu testemunho, de anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, seja para quem fosse.

E nós como temos dado nosso testemunho, tanto a pequenos quanto a grandes? Por toda a parte aonde fomos, seja qual for a tribulação presente, estamos anunciando as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus? Temos o desejo de coração de haja conversões por onde passamos e testemunhamos?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.