Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 30 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Viagem de Paulo para Itália


E, como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo, e alguns outros presos, a um centurião por nome Júlio, da coorte augusta.
Atos27:1

Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
Atos27:24






Tendo Paulo apelado para César, estava preso só esperando ser encaminhado para a Itália:

“E, como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo, e alguns outros presos, a um centurião por nome Júlio, da coorte augusta.
E, embarcando nós em um navio adramitino, partimos navegando pelos lugares da costa da Ásia, estando conosco Aristarco, macedônio, de Tessalônica.
E chegamos no dia seguinte a Sidom, e Júlio, tratando Paulo humanamente, lhe permitiu ir ver os amigos, para que cuidassem dele.
E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários.
E, tendo atravessado o mar, ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia.
E, achando ali o centurião um navio de Alexandria, que navegava para a Itália, nos fez embarcar nele.
E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmone.
E, consteando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamando Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia.
Atos27:1-8

Sendo Paulo prisioneiro fora entregue, junto com outros presos, a um centurião, chefe de uma companhia de cem homens da milícia romana, para partirem com destino a Itália, e embarcaram em um navio adramitino, ou seja de Adramito, cidade de Misia, que navegava para lugares da costa da Asia.
Atentemos que vai com Paulo o discípulo Aristarco, macedônio, de Tessalônica, pois mesmo estando preso Paulo tinha certa liberdade, podendo ser visitado, servido e acompanhado pelos seus. E nesta liberdade que tinha, quando chegaram a Sidom, o centurião lhe permite ir visitar seus amigos e deles receber cuidados.
Seguindo viagem, encontram um navio de Alexandria que tinha como destino a Itália, e nele o centurião embarca seus presos e companhia. A viagem estava sendo vagarosa por causa de ventos contrários, tendo que pararem num lugar chamado Bons Portos.

As vezes temos que ser levados a lugares que não entendemos o porque, que pode a princípio não nos fazer sentindo quanto ao propósito que temos, no entanto temos que ter confiança que se estivermos firmes em nosso propósito e nos deixar guiar pelo Espirito Santo, seremos sim direcionados ao objetivo principal.
Neste viver somos sim aprisionados por certas circunstâncias terrenas, mas não nos esqueçamos que em Cristo Jesus temos toda a liberdade, e mesmo que seja atribulado nosso viver, Jesus não nos desampara, temos sempre os seus cuidados, coloca sempre pessoas prontas a nos socorrer, a nos consolar a nos ajudar a prosseguir, tudo no mover do Espirito Santo, que sempre nos dá em nossas angustias um 'bom porto' , 'um porto seguro' para nos encorajar e suportar, e junto Dele sim podemos nos fortalecer, e por mais que sejam prisões de nossa própria carne somos ajudados, e com nossos jejuns e orações, e nos vem a direção a seguir.

E Paulo ali é direcionado a orientar os demais para não prosseguir naquele momento a viagem por ser perigosa, mas não é ouvido:

“E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava,
Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.
Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.
E, como aquele porto não era cômodo para invernar, os mais deles foram de parecer que se partisse dali para ver se podiam chegar a Fenice, que é um porto de Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali.
E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta.
Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão.
E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa.
E, correndo abaixo de uma pequena ilha chamada Clauda, apenas pudemos ganhar o batel.
E, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas as velas, assim foram à toa.
E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio.
Atos27:9-18

Temos que estar sempre atentos ao direcionar do Espirito Santo, pois as vezes nos parecem calmarias que nos levam a pensar que sim podemos fazer nossa vontade, no entanto não sabemos o que nos espera em nossos próprios caminhos. Como eles ali achando que o vento estava favorável, sem dar ouvidos a Paulo, prosseguem para encontrar outro porto onde pudessem então invernar mas são surpreendidos por um vento do nordeste que os abala e os deixa sem controle do navio, salvando apenas a pequena embarcação que tinham junto ao navio, com a qual levada para cima ataram o navio. Com medo de se depararem com um banco de areia, ou rochedo ou penhasco perigosos a navegação, colhem as velas, ficando a deriva de uma grande tempestade, onde tiveram que aliviar o navio. E como não passava nem aliviava a tempestade, depois de três dias tiveram que lançar ao mar a armação do navio:


“ E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.
E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.
E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.
Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,
Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.
É contudo necessário irmos dar numa ilha.
Atos27:19-26

E a tempestade era tamanha que por dias não aparecia nem o sol nem estrelas, não dando a eles a esperança de salvar-se.
Mas atentemos que Paulo mantinha-se firme em sua fé, e mesmo lhes dizendo que deveriam ter dado ouvidos ao que dissera, que teriam evitado tamanha perda e incomodo, no entanto deviam ter bom ânimo, pois tivera uma visão de que não perderiam suas vidas e sim somente o navio, dando o testemunho do Deus que servia, no qual deviam ter confiança e não temerem, terem sim bom ânimo. No entanto, seria necessário pararem em uma ilha.

Vejamos o quanto nos é essencial darmos ouvidos ao Espirito Santo de Deus, pois podemos ser enganados por boas aparências terrenas a seguir de acordo com nossa própria vontade, mas atentemos a quão grandes tempestades podemos nos acarretar, e por mais que Deus seja misericordioso e queira nos salvar destas, as consequências temos que arcar, podemos ter grandes perdas e grandes angustias e sofrimentos.
Muitas coisas somos libertas por Deus, mas existem coisas que nós mesmos temos que abrir mão, lançar fora de nossa vida, coisas que são apenas armações de um viver carnal, sem fundamentos no alicerce que é Jesus. E não importa o quanto vamos perder em coisas materiais, o importante é não perdermos nossa vida.  
Mas mesmo ao meio de tribulações devemos ter bom ânimo, pois se crermos verdadeiramente em Deus, em Jesus como Único e suficiente Salvador, não perderemos a salvação de nossas vidas. Mas necessário termos fé, e então nos deixar guiar pelo Espirito Santo que nos colocará em lugar seguro, e confiarmos que sim estaremos seguros, mesmo que possa nos parecer apenas um pequeno porto, mas nos será por 'porto seguro' até podermos alçar velas novamente.

Mas atentemos que tudo fora direcionado por Deus, por ter um propósito com a vida de Paulo, e por Paulo não desistir de seu propósito, não desanimar, confiar em Deus mesmo ao meio de tamanha tempestade que durará tantos dias sem sequer dar sinal de sol ou estrelas. Atentemos bem que mesmo sem sinal de luz, Paulo cria na Luz de Jesus que tinha recebido em sua vida, mesmo que aparentemente as circunstâncias não a demonstrava, mas ele a tinha por ancora de sua fé, e nisto seria salvo sua vida e dos demais que com ele estavam.
Atentemos a quantas vidas Deus pode salvar através de um discípulo seu ao meio de uma tempestade, mas atentemos muito bem que com toda a firmeza em seus propósitos na obra de Deus, com toda a confiança que assim como prometido seria cumprido. E veremos amanhã que ali naquele navio haviam duzentas e setenta e seis pessoas ao todo.



E como anda nossa visão da salvação em Cristo Jesus? Mesmo ao meio de escuras tempestades terrenas, podemos ver a Luz de Jesus? Temos plena confiança no que nos que fora prometido: a vida eterna, temos esta esperança no por vir? E esta fé nos acompanha mesmo ao meio da tempestade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.