Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Versículos do dia: Pentecostes 2- o discurso de Pedro


E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
Atos2:17,18

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Atos2:32,33








Quando o Espirito Santo desceu sobre os discípulos e estes começaram a falar noutras línguas teve quem achou que eles estavam embriagados, então Pedro se levanta para pregar:


"Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Voltemos um pouco no livro de Joel que primeiramente fala da destruição que já estava o povo de Deus, tanto no material e por causa do espiritual desviado de Deus, quando tem a profecia do Grande e terrível Dia do Senhor, já anunciado por outras profecias, e que estava perto como já havia predito :


O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
Joel1:4
Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do Senhor; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.
Joel1:9
Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
Joel2:1
E o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar?
Joel2:11

No entanto Deus é misericordioso e já prediz ali pelo profeta que se houvesse verdadeiro arrependimento, por suas misericórdias traria a salvação, que viria um tempo de restauração, e sim Jesus veio apregoando o arrependimento e o reino dos céus, sendo Luz no mundo já em trevas pelo pecado, trazendo de volta ao homem a vida na Presença do Senhor já ainda nesta terra, restaurando o espiritual e concedendo ainda tempo de bonança para se viver nesta terra com suprimento de suas necessidades, o que traria alegria e louvores a Deus, como preparação para o reino dos céus, e que seu povo não seria mais envergonhado.

Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel2:12,13

Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

Ai sim a profecia chega no texto citado por Lucas acima, que estava se cumprindo naquele dia de Pentecostes, e seguiria se cumprindo na maravilhosa Graça de Deus antes de vir então o Dia do Senhor, pois sim chegará quer creiamos ou não, pois a promessa agora não é mais uma terra prometida aqui, mas sim os salvos para o reino dos céus.
Estamos vivendo este tempo da Graça de Deus sobre nossas vidas, o tempo da igreja do Senhor na terra, agora é a hora de utilizarmos de nosso livre arbítrio, e o profeta prediz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.
Joel2:28-32

Pois sim totalmente se cumprido no Pentecostes o derramamento do Espirito Santo de Deus sobre quem for discípulo de Jesus.
Jesus mostrou sinais e fez prodígios, dando deste poder aos discípulos na terra, e ainda vivemos este tempo, ainda temos a chuva temporã e a serôdia, ainda temos a luz do sol e da lua e das estrelas, e principalmente temos o Espirito Santo de Deus conosco, até que chegue o momento de serem retiradas de sobre a terra, no Grande Dia do Senhor, quando Jesus voltará para nos levar daqui para o reino dos céus.

E Pedro continua seu discurso:

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;
Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;

Pois sim Jesus veio, pregou, ensinou, morreu na cruz e fora ressuscitado, venceu a própria morte, e Pedro ali dava seu testemunho, e ainda citava as Escrituras que já houvera predito:

Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;
Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.

Davi quando escreveu o Salmo 16 pede a Deus que fosse guardado, pois reconhecia Deus como Senhor, e sabia que por mais que fizesse não chegaria aos pés de Jesus, pois já sentia, através do Espirito, a Graça de Deus no por vir e já sentia prazer no espírito por isso, e ainda se referindo aos que em outros deuses colocavam adoração que permaneceriam com dores, mas ele não pois tinha a Deus Criador e era único para ele que não se dobraria diante de outros deuses, sabendo já pelo Espirito de ser o reino dos céus a sua herança e de quão maravilhoso era, e dava glórias a Deus, e tudo já movido pelo Espirito Santo de Deus que o instruía e já fala a respeito de Jesus conforme citado por Pedro, pois sim Jesus teve em sua vida como homem sempre a Presença de Deus com Ele, e se alegrava em fazer a vontade do Pai, e à Ele dava graças, mesmo sabendo de sua missão de morte na cruz, pois tinha confiança no Pai e sabia que não seria vencido pela morte, e que seria glorificado por Deus e em Deus.

E Pedro ainda fala sobre Davi que era o patriarca deles, um profeta, mas que morreu teve um sepultamento cujo túmulo estava entre eles, mas que teve a visão do Cristo de Deus, que assentaria em seu trono por toda a eternidade, que seria ressuscitado e vivo reinaria sobre o povo de Deus (Salmos 89:3-4; 132:11)
E ali estavam os discípulos testemunhas vivas de todo este acontecimento, de toda esta Maravilhosa Graça de Deus.
E continua seu discurso:

“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Atos2:33-36

Pois sim Jesus ressuscitado subiu aos céus, e ali naquele dia de Pentecostes estava derramando seu Santo Espirito sobre seus discípulos, o que todos podiam ver e ouvir.
Que diferente de Davi, Jesus subiu aos céus vivo, mas que Davi dele profetizou( Salmos 110:1), e o próprio Jesus já havia referido esta profecia, cujo texto por si só se explica:
“E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,
Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
Mateus22:41-46 )(Marcos 12:35-37; Lucas 20:41-44)

Pois sim Jesus, o Filho de Deus, Único que vivo subiu aos céus e está assentado à direita de Deus, lugar exclusivo Dele que é Deus (Ef 1:20-21; Hb 1:13, 8:1-2), sim o mesmo Jesus que crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo. E assim Pedro pregava.

E neste dia de Pentecostes fora também cumprido a promessa de Jesus sobre a vida de Pedro que sobre a revelação que tivera de que Jesus era o Cristo, Filho de Deus Vivo, edificaria sua igreja. ( Mt 16: 18, foram feitas algumas anotações a respeito que sugiro que leiam está em: http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/07/versiculos-do-dia-confissao-de-pedro.html )
 e com Pedro na liderança conforme Jesus já havia predito à Ele apascentar suas ovelhas ( João 21:15-17)
Sim a inauguração, o batismo da igreja de Cristo.

Agora paremos um pouco para imaginar que tremendo fora este dia, Pedro pregando para uma multidão, com gente de todas as partes da terra, e os discípulos com o dom de línguas ali traduzindo a cada uma das línguas ali representadas, sendo a pregação entendida por todos no mover do Espirito Santo de Deus! Dá para imaginar tamanha unção?
Pois amanhã veremos qual foi o resultado desta unção neste dia.

E nós com o Espirito Santo de Deus habitando em nós, deu para entender um pouco quão grande e maravilhosa a Graça de Deus sobre nossas vidas, assim como Joel já houvera predito, e quão Poderoso nosso Salvador como predito por Davi? Deu para entender que Jesus é Único e suficiente Salvador de nossas vidas?
Que estamos vivendo na época da Graça de Deus, tudo feito por Deus, agora depende de cada um de nós que estamos vivendo este tempo de optarmos por estarmos sob esta Graça para salvação eterna em Cristo Jesus ou ficarmos na condenação segundo a própria Palavra de Jesus.

Pois como Deus disse através do profeta Joel, Ele está a nos falar hoje:

“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Joel2:12,13



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.