Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 7 de novembro de 2017

Versículos do dia: Pentecostes- 1



Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Atos2:4

Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
Atos2:11










Depois de Jesus ter aparecido ressurreto diversas vezes aos discípulos e ter-lhes mostrado o Poder de Sua Palavra, os discípulos permaneciam reunidos em oração aguardando o cumprimento da promessa da vinda do Espírito Santo.

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

Pentecostes significa o 50º dia depois da páscoa, era uma festa comemorada pelos judeus desde a saída do Egito, sendo que a princípio quando adentraram na terra prometida recebera o nome de 'festa da colheita' (Ex 23:16), 'festa das semanas' (Lv 23: 15-16, Dt 16:10) , 'dia das primícias' (Nm 28:26), depois com o domínio grego sob os povos impondo sua língua que fora mudado o nome para Pentecostes.
Esta festa era muito importante para os judeus, uma santa convocação, uma solenidade que não trabalhavam, era feriado e assim ainda o é entre os judeus. Comemoravam em agradecimento a Deus pela comida, era realizada no fim da primeira colheita do ano, onde ofertavam a Deus das primícias,
Era uma festa onde se reuniam diversos povos, independentemente de condição social ou raça, onde se repartiam da colheita.
Era também a comemoração da lei de Deus, quando algumas semanas, cinquenta dias, depois da primeira Pascoa, quando saíram do Egito, e no monte Sinai Deus deu a Moisés os dez mandamentos e Torá.

“Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas.
Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o Senhor teu Deus te houver abençoado.
E te alegrarás perante o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.
Deuteronômio16:9-12

Embora tenha judeus que comemoram esta festa até os dias de hoje, ela já não tem mais este significado cristão, pois justamente neste dia de Pentecostes que desce o Espirito Santo sobre os discípulos, anunciando agora a Graça de Deus sobre seu povo, vejamos:

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
Atos2:2-13


Interessante é a descida do Espirito Santo no dia de Pentecostes, de como é mudado o sentido da festa, sem a deturpar.
Primeiramente Lucas relata a vinda do céu um som como de um vento veemente e impetuoso, e como podemos observar no antigo testamento o vento sempre vinha anunciando o Poder de Deus e que de tudo tinha o controle e a todos sustentava ( Ex 10:13, Is 11:15, Mt 14: 23/32 entre tantos outros momentos) e ainda representava vida (Jó 12:10) e espírito no Novo testamento ( Jo 3:8) , pois sim como o primeiro homem, Adão recebeu o sopro de vida física, Jesus concedeu o sopro da vida espiritual, o que já houvera dado aos seus discípulos ( Jo 20:22), e este sentido de vida espiritual gerada pelo Espirito Santo é certamente descrita com o vento naquele dia de Pentecostes,
Assim como Deus deu a Moisés na lei os mandamentos, dava agora a sua Graça com o Espirito Santo para em nós mesmos habitar, e vejamos justamente no dia de Pentecostes, 50 dias após nossa primeira Pascoa comemorando a ressurreição de Jesus, inaugurando assim o tempo da Graça de Deus, o surgimento então da igreja como corpo de Cristo.
Neste dia seria feita a primeira colheita de almas para o reino dos céus.

Lucas refere-se ainda ao fogo, que no antigo testamento representava a Presença de Deus ( Ex 3:2, Ex 13:21-22, Ex 24:17 entre outros), e ainda Sua Majestade/Santidade (Sl 97:3, Ml 3:2), e no Novo testamento também com Presença de Deus ( Hb 12:29) e Sua purificação ao homem (Ap 3:18). Assim veio a Presença e Santidade de Deus no Pentecostes, onde o fogo pode representar o próprio Cristo (como vemos também em Ap 1:14), fogo este que ficariam os discípulos submissos aprendendo a Palavra de Jesus, e do reino dos céus (Jo 16:14-15). E as línguas repartidas sentido figurado, pois sim falariam os discípulos em outras línguas, repartindo da Graça de Deus, das Boas Novas da Salvação, na língua de cada povo ali representado pelos presentes, independentemente de raça, credo ou classe social, sim como na festa que repartiam do alimento carnal, ali eles repartiam do alimento espiritual, tudo com muita alegria.
Atentemos que todos discípulos foram cheios do Espirito Santo até transbordarem aos presentes ali de acordo com o que o Espirito lhes permitiam falar, e cada um ouvia em sua própria língua, ficando todos pasmados e maravilhados, e tinha ali povos de todo mundo ouvindo das grandezas de Deus e nelas se maravilhando.

Como vimos o primeiro Pentecostes, a festa comemorada pelos antigos judeus, já apontavam para o Pentecostes do Novo Testamento.
E era anunciada então a nova lei de Deus: a graça da Salvação em Cristo Jesus. ,
Assim como a festa da colheita não comemorava nenhum mito mas sim a ação de Deus que é o Criador de tudo e quem sustenta todas as vidas do mundo, assim foi o Pentecostes naquele dia uma realidade da Graça de Deus Criador e Salvador, recebida pelos discípulos, vista e testemunhada por uma multidão, embora ainda tivesse quem disse que estavam os discípulos embriagados, no entanto veremos nas próximas publicações que não que estavam sim cheios do Espirito Santo.

Já recebemos o Espirito Santo na conversão, quando nos arrependemos e cremos ser Jesus o Filho de Deus, aceitamos o sacrifício de Jesus na cruz crendo em sua ressurreição e ascensão, que é o Único e suficiente Salvador de nossas vidas, como os discípulos receberam de Jesus: “ Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.João 20:22
E nós o recebemos quando nos tornamos discípulos, mas ser cheio do Espirito Santo que nos fará transbordar, temos que buscar por isso, como vimos os discípulos estavam em obediência a Jesus, reunidos em oração desde quando subiu aos céus até o dia de Pentecostes.

Podemos entender que o batismo no Espirito Santo todos recebem com a conversão verdadeira, pois sim passa a habitar em nós nos unindo a Deus em Cristo Jesus, no qual formamos um único corpo.
A partir de então já temos a certeza de nossa salvação em Cristo Jesus, pois o Espirito Santo nos convence de que somos filhos de Deus pela purificação e perdão no sangue de Jesus. E através do Espirito Santo que passamos a discernir a Palavra de Deus, podendo confirmar as coisas espirituais e então comparar o que é espiritual ou não.



Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
1Coríntios 12:13


O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos8:16

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
1Coríntios 2:12,13

Pois sim todas as pessoas no mundo quando convertidas recebem do mesmo Espirito, e isto nos faz sermos unidos no Espirito Santo por todos os confins da terra.
Mas individualmente temos que permanecer obedientes a Jesus, buscando por Sua Palavra,  e nesta obediência sim vamos nos reunir como faziam os discípulos, em oração e na obra de Deus nos preparando para o reino dos céus, buscando assim sermos cheios do Espirito Santo, e chegará o nosso momento de 'Pentecostes' onde além de sermos cheios transbordaremos, teremos uma experiência especial com Deus, o que causará diversos efeitos em nós, primeiramente nos encorajando, sim perderemos a timidez de pregar o evangelho, estaremos focados em Deus.
O Espirito Santo quem nos capacitará, nos será dado dons especiais para crescimento espiritual individual e da igreja. Ele quem nos revelará a Palavra da Verdade de Deus nos guiando nela, o que nos dará cada vez mais vontade, desejo de conhecer e servir a Deus.
Mas entendamos que cada um receberá seu dom, nem todos falarão em línguas, nem todos profetizarão ou farão milagres acontecer, isto apenas algumas das coisas que é concedida pelo Espirito, o que não torna ninguém mais ou menos espiritual, são dons para serem utilizados de acordo com o que o Espirito determinar. Ele, o Espirito Santo de Deus que fará esta repartição e distribuição.


Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos4:29-31


E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
Atos19:5,6

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
1Coríntios 12:7-11




Atentemos muito bem que falavam naquele momento línguas estranhas a eles mesmos, e cada um falava uma língua diferente da outra, no entanto eram línguas existentes entre outros povos, e cada um presente ali entendiam em suas próprias línguas, era uma manifestação do Espirito Santo útil para que todos entendessem a pregação. Não era uma língua nova que não fosse entendida, que ficasse sem sentido. O dom de línguas tem que ter uma interpretação, uma utilidade espiritual, e não para fazer confusão.  

Só o fato de termos pelo Espirito Santo o discernimento da Palavra da Verdade de Deus, das coisas do reino dos céus, termos o entendimento das coisas espirituais, passamos sim a falar uma nova língua, uma linguagem que nós mesmo não conhecíamos, e que não será reconhecida por muitos, nos chamarão até de loucos, no entanto para aqueles que estiverem se arrependendo, que tiverem tido o toque do Espirito Santo, estes nos entenderão, e será para crescimento espiritual tanto nosso como daqueles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.