Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Versículos do dia: A escolha de Matias


Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
Atos1:22

E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
Atos1:26






Após Jesus ter subido aos céus e dado as últimas ordens aos discípulos, estes obedeceram seu mandar, permaneciam juntos em Jerusalém e em oração aguardando a promessa do batismo do Espirito Santo.

“Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Atos1:12-14

E juntava-se a eles pessoas que criam em Jesus e juntos tinham a esperança no por vir.

“ E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.

Atentemos que além dos onze mais as mulheres que os assistiam, bem como Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos, juntava-se a eles homens também discípulos de Jesus em vida, que criam e esperavam em Jesus.
E Pedro se levanta para falar da vaga, entre os doze que Jesus escolhera, que ficou em vista a traição e morte de Judas.
Atentemos que já menciona as Escrituras como base para sua iniciativa, bem como no que o próprio Jesus havia nomeado, pois os escolheu no numero de doze para apóstolos , sendo Judas um deles ( Lucas 6:12-16, Mateus 10:1-4, Marcos 3:13-19) e já lhes havia dito:
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.Mateus 19:28 (Lucas 22:30)
Pois sim Judas fora escolhido para este ministério, mas abriu mão, escolheu a traição por ganância aceitando sobre si a profecia de traidor, não precisava ser ele, um dos doze, mas assim ele o deliberou, e não achando arrependimento necessário para salvação se matou, embora tenha tentado devolver o dinheiro da traição, que não aceito pelos sacerdotes, que então compraram um campo para cemitério de forasteiros (Mateus 27:3-9), que chamado 'Campo de sangue', pois sim adquirido com dinheiro de iniquidade que levou a traição Jesus a morte, e também onde o próprio Judas se suicidou.
Atentemos que mais uma vez Pedro faz menção as Escrituras, como disse antes que pela boca de Davi fora predito, primeiro quanto a maldição sobre Judas e seus bens, e depois quanto a necessidade de se preencher o lugar dele formando assim os doze apóstolos, designados por Jesus.

Fique desolado o seu palácio; e não haja quem habite nas suas tendas.
Salmos69:25
Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.
Salmos109:8

Pois sim Pedro toma esta iniciativa com base no conhecimento das escrituras, e com critérios pré estabelecidos:

“ É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
Para preencher aquele lugar, teria que ser um discípulo também de Jesus, talvez os fossem dentre os setenta que Jesus enviara, e que tenha convivido com os onze e com Jesus por todo seu ministério, desde quando fora batizado por João Batista, até o dia de sua ascensão aos céus, sim um discípulo que pudesse da mesma forma ter sido testemunho vivo e ocular do ministério, ressurreição e ascensão de Cristo.
Pois entre eles havia dois com estas qualificações e lhe foram apresentados José e Matias, no entanto não cabia a eles designar um deles, tinha que ser uma escolha por parte de Cristo, então entraram em oração para saber a qual deles o Senhor houvera escolhido, já que Judas havia se matado.


“E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
Atos1:-26

Agora uma questão que causa polêmica é com relação a terem lançado sorte para ver qual dos dois seria escolhido.
Então primeiramente vamos colocar que ainda não tinham recebido o batismo pelo Espirito Santos, e ainda se baseando nas tradições existentes nas Escrituras quanto ao lançar sorte, pois não tinham o Espirito Santo constante com Eles, mas entendamos muito bem que não era como os jogos de 'sorte/azar'. 'loterias', 'sorteios'… que feitos hoje em dia, mas sim uma maneira que tinham para saber da eleição de Deus no Antigo Testamento, vejamos alguns momentos assim:

Tendo, pois, Samuel feito chegar todas as tribos de Israel, foi tomada por sorte a tribo de Benjamim.
E, quando fez chegar a tribo de Benjamim segundo as suas famílias, foi tomada a família de Matri, e dela foi tomado Saul, filho de Quis; e o procuraram, mas não foi encontrado.
1 Samuel 10:20,21

Falou, pois, Saul ao Senhor Deus de Israel: Mostra o inocente. Então Jônatas e Saul foram tomados por sorte, e o povo saiu livre.
Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi tomado Jônatas.
1 Samuel 14:41,42

No dia seguinte pela manhã, Josué mandou vir o povo, tribo por tribo, e a sorte caiu sobre a tribo de Judá.
Em seguida, aproximando-se as famílias de Judá, a sorte indicou a família de Zara. Mandou que se aproximasse a família de Zara por casas, e a sorte caiu sobre a de Zabdi,
a qual se apresentou por pessoas; a sorte caiu sobre Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zara, da tribo de Judá.
Josué disse-lhe: Meu filho, dá glória e homenagem ao Senhor, Deus de Israel; confessa-me o que fizeste, sem nada ocultar.
Acã respondeu a Josué: Sim, fui eu que pequei contra o Senhor, Deus de Israel. Eis o que fiz:
Josué 7:16-20

Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdarão.
Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre as tribos de muitos e as de poucos.
Números 26:55,56

Isto, pois, é o que os filhos de Israel tiveram em herança, na terra de Canaã, o que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel lhes fizeram repartir,
Por sorte da sua herança, como o Senhor ordenara, pelo ministério de Moisés, acerca das nove tribos e da meia tribo.
Josué 14:1,2

A sorte que coube à tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, foi até ao termo de Edom, o deserto de Zim, para o sul, na extremidade do lado meridional.
Josué 15:1

E estas foram as suas habitações, segundo os seus acampamentos, nos seus termos, a saber: dos filhos de Arão, da família dos coatitas, porque a eles caiu a sorte.
1 Crônicas 6:54


Também lançamos sortes entre os sacerdotes, levitas, e o povo, acerca da oferta da lenha que se havia de trazer à casa do nosso Deus, segundo as casas de nossos pais, a tempos determinados, de ano em ano, para se queimar sobre o altar do Senhor nosso Deus, como está escrito na lei.
Neemias 10:34

E os líderes do povo habitaram em Jerusalém, porém o restante do povo lançou sortes, para tirar um de dez, que habitasse na santa cidade de Jerusalém, e as nove partes nas outras cidades.
Neemias 11:1

E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
Lucas 1:8,9

A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.
Provérbios 16:33


Como vimos eles criam no Antigo testamento que esta era a forma de se saber a vontade de Deus, e foi assim que os discípulos ainda não revestidos pelo Espirito Santo o fizeram, mas podemos averiguar e certificar que fora a última vez por eles lançado sorte desta forma, pois logo em seguida no Pentecostes receberiam o batismo pelo Espirito Santo e seriam então guiados pelo Espirito Santo constantemente, e orando a Deus em o Nome de Jesus receberiam sempre a direção dada pelo Espirito para suas decisões.
Logo não se deve lançar sortes para saber a vontade de Deus, pois temos toda a Palavra da Verdade revelada a nós e o Espirito Santo conosco para nos direcionar, e sempre será de acordo com a Palavra que temos a disposição para conferir.

Pois ficou bem claro que mesmo eles, os onze discípulos, ainda não tendo o batismo do Espirito Santo primeiramente buscaram a base nas Escrituras em seguida orando a Deus, logo não fizeram por seus livres pensamentos, e se lançaram aquela sorte que conheciam foi justamente para que não fosse feita a vontade deles mas sim a do Senhor. Mas que fique bem claro que depois que receberam o batismo no Espirito Santo não mais utilizaram deste meio, e sim eram guiados pelo Espirito Santo.

Pois assim que não se tomem decisões na obra do Senhor mediante 'sortes' ou de próprio entendimento, pensamento e vontade, mas sim tudo com base nas Escrituras Sagradas, no Evangelho genuíno de Jesus onde temos revelada toda a Verdade de Deus e qual sua vontade, sempre com muita oração e pedindo a direção do Espirito Santo de Deus, e assim em tudo que formos fazer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.