Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: ‘sobrenatural de Deus’

 

images (14)

Technorati Marcas:

 

Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra.Salmos 22:11

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,Gálatas 3:26

 

Muitos hoje em dias são os que querem ‘ver’, enxergar com seus olhos meramente carnais, o ‘sobrenatural de Deus’, para poderem confirmarem ‘sua fé’ em um Deus Todo Poderoso, que como no tempo da antiguidade presenciavam ‘grandes maravilhas’ sendo realmente para eles um ‘sobrenatural’, pois sim alguém conseguia ou consegue hoje imaginar ‘um rio, e até mesmo um  mar se abrindo e formando um caminho seguro para que ‘ o povo de Deus passasse’…, água fluindo de uma rocha…ou ‘bocas de leões famintos serem fechadas’ e ainda assim se tornarem mansos…entre tantas outras que nos são relatadas nas Escrituras Sagradas?  É mas bem sabemos que já não mais vivemos debaixo do ‘jugo' de uma lei’ mas sim no tempo da Graça de Deus, onde até mesmo Seu próprio Espirito nos enviou para conosco habitar…e isto não é ‘um sobrenatural’??? e consegue ‘enxergar’ quão mais excelente é este do que os da antiguidade? Ah não dá para ‘enxergar um Espirito’ não é mesmo? e ainda mais habitando em nós, junto com nosso próprio espirito o Espirito Santo de Deus!!! que sobrenatural é este?? Pois bem este é o mesmo  DEUS TODO PODEROSO de sempre, desde o princípio e o será eternamente, no entanto  mesmo que por tantas vezes mostrou realmente ao homem o ‘seu sobrenatural’ , e todos com um único propósito para que pelo homem, já afastado, pelo pecado,  Dele, o Criador, Ele o fosse reconhecido e para que à Ele se voltassem para que pudesse novamente lhes cobrir de proteção com Sua Santa Presença; e,  assim se fez reconhecer por Abraão, e este foi movido por plena fé , não vendo ‘coisas acontecerem a sua volta’ , mas sim crendo somente na promessa de Deus , ao qual foi obediente, em todos os momentos em que Deus lhe ‘ordenava’ que prosseguisse, desde a saída de sua terra para uma outra totalmente desconhecida por ele, mas apenas por crer em Deus, entre tantas outras vezes,  que mesmo ao seu redor nada vindo ser confirmado da promessa que Deus lhe fez, de que dele faria ‘uma grande nação’ , que nele seriam benditas todas as as famílias da terra, e mesmo diante de sua total falta de capacidade, bem como de sua esposa, de gerarem sequer um filho, mas Deus mantém sua promessa “ Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência".Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.Gênesis 15:5-6” pois é Abraão tão somente cria em Deus, sem nada poder ver com seus olhos, mas em crer no que não podia ver, com um ‘olhar espiritual’ tão somente,  até mesmo que após de ter o ‘filho da promessa’  e por Deus ter a este pedido, Abraão obedeceu, e lhe foi entregar, sem questionar sobre ‘a promessa de ser multiplicado’ pois tão somente cria em Deus, e assim foi feita a ‘aliança de Deus com Abraão’ mediante sua plena fé e confiança. E toda a seqüencia de acontecimentos relatados nas Escrituras a partir de então vai acontecendo em torno ‘desta promessas de Deus’ que em nada fora alterada, no entanto o homem vinha a aceitar  ‘aliança’ com Deus mas não a cumpria, nelas não permanecia, as corrompiam, mesmo experimentando de ‘todos os sobrenaturais bem vistos e vividos por eles’ , mas como continuavam a se afastar de Deus, até chegarem ao ponto de tanta distância que já em ‘cativeiros’ com domínio do maligno se encontravam, onde Deus não conseguiam mais encontrar a voz de Deus, o socorro de Deus, mas ainda havia quem se lembravam de Deus mas como que ‘distante’ em um passado, “ Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste.Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram. Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo.Salmos 22:1-6 “ , mas como Deus não é Deus “distante”, nem tão mesmo de “passado”, pois é ETERNO, per ‘seu Espirito revela ao salmista, que não havia rompido Sua Aliança , que ‘sua promessa’ era para toda eternidade, e como pelos homem houve a distancia e de nada adiantava aliança com eles, pois eles próprios as corrompiam, neste salmo vemos que na seqüencia vem falar da pessoa de  JESUS,  podemos muito bem comparar, como a palavra ainda do salmista falando dele mesmo no último dizer acima(v.6), mas já a partir dai revelando à Jesus que viria como homem ao meio daquela geração já tão corrompida e distante de Deus, pois quando realmente nos chegou foi justamente assim recebidos pelo homem com zombarias e objeto de desprezo pelo próprio ‘povo de Deus’, e a partir do versículo 7    até o 18 se compararmos com o relato do sofrimento de Jesus em Seu ministério como homem, no calvário, e na cruz, veremos que ali está sendo predito, também como em outras passagens na antiguidade quando reveladas ‘pelo mesmo Espirito’ aos profetas’ , e podemos conferir nos Evangelhos, cito o capítulo 19  do Evangelho segundo João, pois quero fazer contigo uma reflexão de como nos é verdadeiramente  ‘sobrenatural’  as Escrituras Sagradas, pois deste mesmo relatado por João, já refletimos sobre outra ‘profecia’ que já havia sido predita na antiguidade(http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2012/02/versiculos-do-dia-o-rei-jesus.html#links ) , e hoje podemos utilizar o mesmo texto para conferirmos que realmente A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ  pois a cada situação, podemos delas utilizar para termos “revelações por parte de Deus” tanto como para nosso viver hoje, como muitos hão de concordar comigo; mas aqui estou a refletir sobre o ‘sobrenatural’ que elas nos revelam delas mesmo, pois  em épocas tão diferentes tudo já era pelo ‘Espirito” de Deus revelado, e hoje continua ‘nos revelando’ , e mais interessante quanto a esta minha reflexão é que o outro capítulo utilizado em referência junto ao  Salmo 22 é o de Gálatas 3:26 , este também já pudemos refletir em outro assunto quanto a ‘profecias’ da antiguidade  (http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2012/01/versiculos-do-dia-nao-seja-ignorada.html), e no mesmo virmos a refletir hoje sobre este salmo, vejo isto como ‘um sobrenatural de Deus’ , realmente  “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:12-13” , lembrando-me agora, e só vou mencionar para compartilhar, que sobre estes versículos também já pudemos refletir http://wwwcompartilhar.blogspot.com/2012/01/versiculos-do-dia-palavra-do-senhor.html) , consegue como eu ver ‘o sobrenatural de Deus’ em Suas Palavras?

Agora que relação há entre este salmo e o relatado por Paulo na carta aos Gálatas neste capítulo em referência? justamente esta foi a indagação que me fiz ao fazer as anotações até então em minhas reflexões, ia até deixar o relato de Paulo aos Gálatas e iria relacionar referido salmo como para  reflexões juntamente com o Evangelho segundo João no capítulo 19, mas refletindo melhor, e lembrando das reflexões que citei acima cujos links ali deixei, nelas refletimos sobre O Rei Jesus, a Graça e Amor de Deus, e consegui chegar ao contexto do Salmo e do
Capítulo de Gálatas, primeiro o Salmista esta falando já em uma de uma época em que não ‘se ouvia’ a voz de Deus’ que estavam distante de Deus sem lhes chegar socorro, mas ai entrou  a ‘revelação pelo Espirito de Deus’ quanto a vinda de Jesus,  e o salmista após o versículo 19 vem em seu clamor à Deus pedir que não fique distante, que não demore, que livre, que salve;  e,  quem é Este que não nos é distante, que não demora em nos ouvir, que prontamente está a nos dar ‘força’ para prosseguir e assim nos socorre, que nos livra dos ataques do ‘maligno’, e que nos da a Salvação , senão o Único, o Próprio Deus, que se fez homem através de Cristo Jesus? e o salmista diz: “…E tu me respondeste.Salmos 22:21b “ 

Pois bem , justamente somente assim poderia ‘firmar uma Nova e Eterna Aliança para Salvação, não só daquele povo distante Dele, mas sim de todos quantos ainda iriam vir, pois todos viriam da geração já corrompida e assim continuariam a ser, e corromperiam da mesma forma qualquer outra aliança que viessem a fazer com Deus, mas Deus enviou Jesus de Si mesmo para firmar esta Nova Aliança,  a qual trás a mesma ‘promessas’ feita a Abraão, o qual a aceitou mediante tão somente pela fé, e Jesus veio ser o Autor desta fé a todos quantos a quisessem, ‘consumando’ a Aliança com o sacrifício de Sua própria Vida, com o derramamento de Seu próprio sangue, sendo ressuscitado e voltando à Glória de Deus, assim mais nada e ninguém poderia, pode ou poderá a vir corrompe-la, pois feita totalmente pelas mãos de Deus e em Deus, e nesta Aliança deixou claro é para toda a humanidade que aceitar e Nela se firmar, e com o Novo que vinha a trazer, justamente este “todo Espiritual”  realizado, e ainda nos enviando o Seu próprio Espirito para nos ajudar a nos mantermos Nela, e como ainda queremos ver ‘sobrenaturais’ de Deus para ‘confiar’ em Suas promessas para nós? Este não foi ‘um sobrenatural’ ainda mais excelente? Como pode uma pessoa totalmente ‘dominada pelo mal’ em ‘maus caminhos’ , ‘muito distante de Deus’, sequer se lembrando de Deus, vir a se ‘converter à Deus através de Jesus’ e aceitar a Nova Aliança, será que humanamente sozinho vem a fazer desta forma? E em quantos são que podemos ver esta ‘transformação’ sobrenatural? E em nós, fomos nós mesmos que resolvemos assim? E isto não é ‘um sobrenatural’ maior em nossas vidas?? o que nos garante uma Vida Eterna junto ao DEUS TODO PODEROSO, junto à Seus cuidados, proteção, somente em gozo, paz e alegria?  E veja como o salmista a parir de então começa a falar já como se estivesse ‘realizada esta Graça de Deus” , que proclamaria o Nome de Deus a ‘seus irmãos’ , e quem são estes senão se referindo a nós hoje que pela Graça de Deus, fomos por Ele chamados de ‘filhos em Cristo Jesus”? E o salmista já afirmando com que Deus já havia o feito, providenciara tudo, que Deus não menosprezou, nem repudiou sua ‘criatura’ que já estava em tão grande sofrimento e aflição por estar distante Dele, que não os deixou, que tinha ouvido o grito de socorro. E continua assim glorificando a Deus.                         E Paulo na carta aos Gálatas neste capítulo 3, relata sobre o que ai sim já o havia acontecido, Jesus já tinha vindo, já tinha ‘consumado’ a Nova Aliança, que já eram ‘filhos de Deus’, mesmo assim em vez de estarem como o salmista ‘louvando e engrandecendo o nome de Deus por Sua tão Maravilhosa Graça, estavam em ‘contendas’ ainda sobre ‘o velho homem criatura’ ‘a velha aliança já corrompida por eles mesmos’ , e ao meio do esclarecimento quanto a Graça de Deus ( que já refletimos em outro dia) , aqui vemos que diz assim :  “ Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo. Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: "E aos seus descendentes", como se falando de muitos, mas: "Ao seu descendente", dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo. Quero dizer isto: A lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa. Pois, se a herança depende da lei, já não depende de promessa. Deus, porém, concedeu-a gratuitamente a Abraão mediante promessa. -Gálatas 3:15-18”  e veja que o salmista havia dito que “ Deus já lhe havia respondido a isto”, e veja como já continua o salmista glorificando a Deus, como se já houvesse sido realizado tudo, pois fora Deus quem lhe havia dado a revelação, como vimos nos versículos anteriores, e depois diz assim : “ De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos. Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa! Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor, e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente. Salmos 22:25-31”  vamos refletir como estes dizeres, já se referem ao povo a quem Paulo estava a exortar naquela carta,bem como a nós hoje e futuramente, (é sobrenatural),  e,  Paulo termina este capítulo com os seguintes dizeres: “ Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:24-29”  observemos bem, Paulo os está exortando, movido pelo ‘mesmo Espirito’, e os lembrando que agora sim já  estava ‘consumada’ a Nova e Eterna Aliança, e a exortação era tanta, que no começo deste capitulo chamava  a estes de ‘insensatos’ : “ Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gálatas 3:1 “ sim insensatos, pois quando o ‘mesmo Espirito’ a isto havia revelado ao Salmista, aquele de nada indagou apenas já recebeu como feito por Deus e o glorificou, mas mesmo depois que os ‘próprios olhos humanos’ haviam visto os milagres , maravilhas e prodígios realizados por Jesus, e terem presenciado o sofrimento e sacrifício na cruz, e os tinham testemunhados, eles continuavam a querer voltar atrás,  e ali nos dizeres final disse: “Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram” , veja quão grande ‘sobrenatural é este’  “de Cristo nos revestimos” !!!! e a promessa feita a Abraão veio a ser confirmada em Cristo Jesus, somos ‘todos herdeiros’ se assim o aceitarmos, de que agora JESUS é o único CAMINHO, a única VERDADE  e Nele esta a nossa VIDA!

Embora o Salmista tenha dito “pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra” , depois do que lhe é revelado afirma : “ Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro. - Salmos 22:24 “  e Paulo também depois trás a lembrança : “ Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. Gálatas 3:26-28 “ E nós hoje como estamos ? como o salmista no inicio do salmo, pedindo ‘socorro’, ou já no final deste já glorificando? Como ‘insensatos’ ainda querendo ver ‘sobrenaturais de Deus’ somente em coisas palpáveis para Dele nos aproximarmos realmente , ou já estamos ‘exortados’ ‘pelo mesmo Espirito’ como Paulo disse “….”de Cristo se revestiram” ?  e como pelo mesmo Espirito foi guiado quando escreveu a 2 carta aos  Coríntios “ Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!2 Coríntios 5:17 “ então estamos ainda ‘no velho’, na velha tristeza, angustia,  derrotas pela distância de Deus, ou já estamos, mesmo que com as adversidades desta vida, vivendo ‘em novidade de Vida Espiritual’? e nesta ‘nova vida, estamos realmente ‘descansando em Jesus, como Ele nos convidou a fazer?: “ Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.Mateus 11:28”  E Já conseguimos entender o que Jesus disse?: “ Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". Mateus 6:33-34

Assim vivamos o hoje, em novidade de Vida, independentemente das circunstâncias,  descansando em Jesus, deixando o ‘ontem’ o velho’, e sem necessidade de ver com olhos carnais coisas que nos garantam ‘nossas vitórias’ futuras, mas sim vivendo o hoje de acordo com ‘o Novo’  que Jesus nos ensinou, em comunhão constante com Deus,  sem pensar no amanhã apenas terrestre, pois neste temos adversidades, mas sim fixarmos nosso ‘olhar espiritual’   no ‘amanhã’  que nos reserva a Vida Eterna pela fé, e desta testemunhar e já glorificar à Deus pelas ‘vitórias’ que virão! 

 

fica o link dos capítulos em referência nos versículos de hoje para refletirmos melhor, para meditação e edificação.

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/22

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/gl/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.