Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 4 de novembro de 2008

VERSÍCULOS DO DIA : ÍDOLOS

Idolatria é um tema que pode ser polemico, mas hoje veremos um pouco sobre os ídolos no coração:
Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;
Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos. -Ezequiel 14:4/5
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4: 8

Que são ídolos? Vejamos uma resposta do dicionário Michaelis:
“í.do.lo: s. m. Estátua, figura, ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração. 2. Objeto de grande amor, ou de extraordinário respeito. 3. Pessoa a quem se dedica grande adoração ou admiração.”
Assim não necessariamente precisamos estar nos inclinando as imagens para estar praticando idolatria, pois tudo aquilo a que nos prendemos por algum tempo no qual deveríamos estar na presença de Deus é uma pratica de idolatria. Tanto a zelos com coisas materiais ou a alguma pessoa que amamos, ou simplesmente admiramos, e muitas vezes acabamos por admirar uma pessoa por um dom que ela tenha, esquecendo-se de louvar ÀQUELE pelo qual todos os dons são concedidos: DEUS. Ainda pior quando a pessoa que recebeu gratuitamente o dom de Deus o usa para praticas de coisas que não são para Deus.
E sem percebermos acabamos com este tipo de ‘idolatria’, aquela que vai a nosso coração, cuja pratica não é vista ou percebida por ninguém, no entanto DEUS a vê, sente como provocação:
-Isaías 42:8 Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
-Deuteronômio 32:21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
-Tiago 4:5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
E, a condena, veja que responde que se clamarmos por uma causa a ELE, estando com o coração cheio deste tipo de idolatria, ELE responderá: “... lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos. E ainda diz que isto ELE encontra em nosso coração, são coisas do mundo das quais nos tornamos amigos, damos total importância, e mesmo que estejamos cultuando a Deus, mas estamos com esta pratica junto ao coração, acabamos por nos tornar inimigos de Deus nestes momentos, do qual ELE diz:"Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”
Temos que nos achegar mais a Deus para que ELE se achegue mais a nós”.
-Jeremias 8:19 Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?
-Jeremias 14:22 Porventura há, entre as vaidades dos gentios, alguém que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó SENHOR nosso Deus? Portanto em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas.
E ainda nas escrituras sagradas encontramos muitas praticas que são colocadas como idolatria, veja alguma:
-1 Pedro 4:3 Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
-Colossenses 3:5 ¶ Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
-1 Samuel
15:23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não seja rei.

A avareza faz com que não seja dado integral cumprimento a caridade, descumprindo com o mandar de Deus, e se é tida por receio de que lhe falte a ti, pura idolatria:
- Hebreus 13: 5 Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Porfiar: por.fi.ar -v. 1. Altercar, contender, disputar obstinadamente. 2. Tr. ind. Competir, rivalizar. 3. Tr. dir. Competir, disputar. (al.ter.car v. 1. Discutir com ardor; provocar polêmica. 2. Tr. dir. Defender em polêmica: Altercar uma doutrina, uma idéia, um ponto de vista.); assim contendas, disputas obstinadas, rivalidades, discussões com polemicas, são formas de idolatria, entre outras coisas, reflita bem neste versículo: “-Jeremias 14:22 Porventura há, entre as vaidades dos gentios, alguém que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó SENHOR nosso Deus? Portanto em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas.”
Temos que estar mais vigilantes em nosso dia a dia, para não praticarmos estas idolatrias, e se for difícil ao homem natural, lembre-se que Deus é quem pode nos ajudar, temos que a ELE clamar e confiar: “-Isaías 57:13 ¶ Quando clamares livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte”.
Não vamos ficar caídos por causa de certas praticas: “Ezequiel 11:21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS”.
Lembrando que somos templo: “2 Coríntios 6:16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”.

“Filipenses 1:15 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; "

Muito diz as Escrituras sagradas sobre idolatria, vamos nos informar nesta ‘enciclopédia de vida’ com o maior ‘bibliotecário’ que existe o SANTO ESPIRITO DE DEUS, assim não haverá polemicas.

Sugiro leitura de Tiago 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.