Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 6 de maio de 2018

Aliança de Deus para com o homem -95, as lideranças na igreja



Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Mateus 20:25-28


Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23:10-12






Como vimos ontem se faz necessário que na igreja haja lideranças sobre a obra a ser realizada, e que devemos sim ser submissos a estas para ordem e disciplina, no entanto como já vimos muitas vezes aqui no blog que consta das Escrituras, e fora dito por Jesus, nosso Mestre, que devemos nos acautelar de falsos profetas, ou seja ser submissos sim a lideranças na igreja desde que estas não estejam colocando em prática coisas contrarias ao ensinamento de Jesus, devemos a tudo estar conferindo com a Bíblia. Mas nisto entendamos que não deve haver indisciplina e desobediência, pois como já vimos se não houver acordo com admoestação na Palavra somos livres para decidir em que igreja congregar.
Pois sim temos as lideranças terrenas a frente das igrejas e dos trabalhos na obra de Deus, mas vamos hoje ver que os que estão nestes cargos não devem colocar jugos desnecessários a seus subordinados, e que jamais devem se achar superiores, que não devem utilizar de seus postos para interesses próprios em ser servidos, pois todos os membros da igreja de igual modo são sim é servos de Jesus, e devem independentemente de seus cargos servirem uns aos outros.

Que fique bem claro esta diferença entre lideranças do mundo e lideranças na igreja.

O próprio Jesus como Mestre servia em obediência o Pai Celestial, e assim servia em Amor a seus discípulos! Queremos nós exemplo maior que este?

E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Mateus 20:24-28

E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
Marcos 9:35

E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.
Lucas 22:24-27

Prestemos muita atenção ao ensinamento que Jesus dá em outra ocasião, ali falando dos escribas e fariseus que encontravam-se na frente, no comando, do povo de Deus, mas que está voltada a igreja e suas lideranças hoje

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
Mateus 23:1-5

Atentemos que se conferirmos o pregado por uma liderança com o conteúdo da Palavra de Deus, devemos sim a eles darem ouvidos pois trata-se da Palavra de Deus, no entanto não podemos seguir seus exemplos humanos se estiverem pregando a Verdade mas não vivendo de acordo com ela, pois cada um dará conta de si mesmo a Deus e da mesma forma como eles terão que se explicar com Deus, nós também se estivermos então seguindo seus maus exemplos de vida se conhecemos a Verdade.
Bem como os que estão na liderança da igreja devem estar ainda mais atentos ao ensinar de Jesus, devem estar ainda em maior comunhão intimidade com Deus, para ouvir Sua voz, para que não venham a impor sobre seus subordinados fardos desnecessários que eles mesmos não conta de suportar, que estejam fora dos mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E nisto devemos estar atentos para que não venhamos a ser oprimidos, e também nós devemos estar sempre em comunhão e intimidade com Deus, e voltando a vermos o quão é importante que leiamos a Bíblia, que busquemos pela direção do Espirito Santo que é conosco.
Muito cuidado devem ter os que estão na liderança nas igrejas para não se exaltarem para não terem um achar que pelo fato de terem conseguido uma liderança são mais privilegiados por Deus,e então querem acrescer coisas aos ensinamentos de Jesus para poderem ser vistos pelos homens como superiores, que era o que faziam os escribas e fariseus, pois aumentavam os filactérios, suas caixas de pergaminhos das Escrituras, e alargavam as franjas das suas vestes, atentemos o que isto significava dentro do declarado nas Escrituras Sagradas:

E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.
Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Números 15:37-41

Atentemos bem que as franjas eram justamente para se lembrarem dos mandamentos de Deus e os cumprirem, para não se deixarem levar por seus próprios corações e se contaminarem com o olhar voltado a coisas do mundo. O que os escribas e fariseus já haviam deturpado de acordo com seus próprios interesses e os alargavam para serem vistos como maiorais nas coisas de Deus e então dominar sobre os demais. Pois que prestem atenção as lideranças da igreja, examinem-se a si mesmos se não estão agindo também de forma a se exaltarem para serem vistos como lideres que tem poder de mandar nos demais.
E vejamos ainda como continua Jesus seu discurso:

E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Mateus 23:1-13

Bem claro não é mesmo? Vamos reler o texto supra com muita atenção. Deu para entender que Mestre e Senhor é somente Jesus? Que todos nós independentemente de cargos somos então servos, e irmãos uns dos outros?
Que estejamos muito atentos ao nosso meio hoje em dia, pois sim existem ainda os que são como aqueles fariseus e escribas, como os sumos dos sacerdotes que agiam da mesma forma, como anciões que de igual modo se comportavam, e hoje tem os que estão a frente de igrejas com um evangelho deturpado de acordo com seus próprios interesses, pregando tão somente prosperidade terrena deixando de pregar o Reino dos Céus, acrescendo coisas materiais nas igrejas para melhor poderem usufruir de poder, querendo se passar como mestres para serem aclamados por seus subordinados, inventando rituais nos cultos, mesmo que alguns constem do velho testamento bem sabemos que Jesus a tudo veio suprir e que na Nova Aliança somente seu sangue derramado na cruz nos é por benção da Graça de Deus para Salvação, para purificação, nada mais nem ninguém além de Jesus deve ser cultuado.
E cabe a nós estarmos conferindo no Novo Testamento o que provem do Evangelho de Jesus ou não, pois é individualmente que daremos conta de nossa vida a Deus, por isso que vindo Jesus nos ficou registrado e a disposição de todos seu Evangelho bem como os demais livros, cartas, do Novo testamento, que escritos por quem Dele teve pessoalmente instruções e que nos ficaram como testemunhas oculares de sua morte ressurreição e ascensão aos céus. Lembrando-nos muito bem que somente Jesus passa a ser a Voz de Deus, que não haverá mais profeta entre os homens para anunciar vida ou morte, salvação ou condenação, tudo está tão somente em Jesus, hoje cabe aos profetas de Deus anunciar tão somente a Palavra da Verdade de Deus que está em Cristo Jesus.
Que estejamos atentos em que igreja nos reunimos para cultuar a Deus, pois estes que se levantam a si mesmos como lideres, não entrarão no reino dos céus, mas também impedem que muitos que não tem a disposição de buscar pela Verdade em Cristo Jesus deixem também de alcançar a salvação por falta de instrução. Amanhã veremos as advertências que Jesus fazia sobre estes. 



Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Tiago 4:5-10

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Efésios 1:11-13
(…)
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios 1:17-23




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.