Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 10 de outubro de 2017

Versículos do dia: Jesus, a Luz do mundo, a Verdade que liberta!

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João8:36








Jesus estava no templo ensinando quando livra a mulher adultera, como vimos na postagem de ontem, e continua a ensinar:

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou.
Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.
E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.
E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.
Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.
Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora.
João8:12-20

Jesus, a Luz do mundo, como vimos em:
e dá desta luz a todos que o seguirem como discípulos, como servos, e não mais andarão em trevas e com esta luz devem alumiar o caminho a outros, como o próprio Jesus já disse em outra ocasião :

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus5:14-16
Bem claro nos foi Jesus, somos luz do mundo, e como vimos em :
Estamos nós irradiando desta luz por onde quer que andemos? Para que a Palavra que liberta atinja outros? 

E tendo Jesus dito esta Palavra da Verdade que era a luz do mundo, os fariseus replicaram dizendo que Ele testificava de si mesmo não sendo verdadeiro, e nesta ocasião diz Jesus que ainda que testificasse de si mesmo o era verdadeiro, sabendo Ele de onde viera, de Deus, e que voltaria a Deus, não sabendo destas coisas aqueles que lhes falavam.
Pois os fariseus já tinham tido o testemunho de João Batista, como vimos em
e ainda não o criam.
E em outra ocasião Jesus já havia dito sobre o testificar de si mesmo:

Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
João5:31,32

E sim o próprio Deus já havia se manifestado neste testemunho, por duas vezes o fez, e já o havia declarado através de seus profetas na antiguidade:

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus3:17

E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
Mateus17:5

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Isaías42:1


Mas os fariseus já não ouviam os profetas, não creram em João nem mesmo em Jesus, não se importavam com o reino dos céus que Jesus pregava, não entendiam a parte espiritual de que Jesus falava, e ficavam fazendo julgamento de Jesus segundo a carne.
No entanto mesmo sendo Jesus Filho de Deus, quando homem, e enquanto não voltar como justo juiz, a ninguém julga, pelo contrário nos veio por Luz, por Salvação. Mas atentemos que diz que : “E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.”
Pois sim já tinha o testemunho do próprio Deus, e de Deus trazia esta Palavra da Verdade e disto sim dava o testemunho de si mesmo, que falava como o Pai o enviou para falar.
Lembrando aos fariseus que na lei tinham que se dois homens testemunhassem seria verdadeiro o testemunho, não estando Jesus deixando de ser verdadeiro. Mas os fariseus insistiam então pergunta aonde estava o Pai que Jesus dissera que Dele testificava. Atentemos a mansidão de Jesus ao responder, ao novamente tentar fazer aqueles entenderem, dizendo-lhes que eles não conheciam nem Ele nem o Pai.
E assim ensinava Jesus a Palavra da Verdade de Deus, e mesmo os fariseus não aceitando não o podiam prender, pois ainda não era chegada a hora.

Nós hoje temos todo o testemunho, temos a Palavra da Verdade de Deus declarada, estamos nós crendo verdadeiramente em Jesus como Filho de Deus, como Luz do homem, como a Palavra Viva da Verdade de Deus, Único e Suficiente Salvador?

Jesus prosseguia em ensinar a Verdade de Deus, e em outra ocasião diz aos judeus, aos fariseus:

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir.
Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?
E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.

Atentemos que Jesus lhes explica que como não acreditavam Nele como Filho de Deus, como Verdade, e ficavam lhe buscando apenas como homem,
chegaria a hora em que lhes buscariam e não mais o encontraria como homem, e justamente por não terem eles acreditado Nele, morreriam em seus pecados, e assim não poderiam ir até Ele no reino dos céus.
Mas os judeus não entendiam quando Jesus lhes falava de coisas espirituais, e ficavam se indagando sobre as palavras de Jesus, ao ponto de acharem então que Jesus se mataria, e continuavam sem entender.
Mas Jesus mansamente continua a ensinar, que eles eram da terra, de baixo, mas Ele era do céu, de cima, e volta a alertá-los que morreriam em seus pecados se não cressem. Então os judeus, que nada entendiam, lhe pergunta quem era Ele. E Jesus confirma que era tudo o que desde o principio de seu ministério lhes estava a ensinar, a Luz do Homem, a Verdade de Deus, a Vida para eles.
Dizia Jesus que sim tinha o que julgar deles, todos afastados de Deus, e sem se interessarem em pegar o Caminho de volta, mas que Deus é verdadeiro, e o que do Pai ouvia, isto veio falar ao mundo.
Hoje nós temos todo o testemunho, e ainda o próprio Espirito Santo de Deus para nos dar o discernimento, estamos no Caminho que é Jesus?
Ou ainda estamos como aqueles judeus que não entendiam a Palavra da Verdade?

Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.
Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.
E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Jesus então vendo que eles não entendiam, continuou a falar sobre sua morte, que seria crucificado como homem, mas que a Palavra da Verdade permaneceria, seria ressuscitado e glorificado pelo Pai, e que enviaria o Espirito Santo aos que crerem e ai então o conheceriam, saberiam ser Ele Filho de Deus, o próprio Deus que se fez homem. Que como homem não falava nem fazia nada, mas sim como o Pai o ensinou, Ele ensinava, que o Pai era com Ele, que não o deixou somente como homem, e que Ele fazia a vontade do Pai.
Assim muitos ali creram Nele, mas atentemos ao que Jesus lhes fala, que somente se eles permanecessem em sua Palavra da Verdade é que verdadeiramente seriam seus discípulos.

Sim não adianta cremos apenas em Jesus, temos que permanecer em Jesus, nos alimentando com sua Palavra diariamente.
Ai então conheceriam a Verdade e a Verdade os libertariam.
Sim temos que buscar pela Palavra da Verdade, temos que conhecer a Jesus através de Sua Palavra, e então termos um encontro espiritual com Jesus, que verdadeiramente nos libertará.

Mas vejamos que mesmo crendo em Jesus ali, aqueles judeus responderam que eram da descendência de Abraão, que não eram servos de ninguém, como podia Jesus dizer então que somente permanecendo Nele é que seriam livres, achando que assim já o eram . 
Mas atentemos muito bem ao que Jesus explica, que na Verdade de Deus todo aquele que comete pecado é escravo do pecado, e se eles continuassem a serem servos do pecado, não ficariam para sempre na casa de Deus, mas Ele não era servo e sim Filho de Deus e permanece sempre com Deus. 

Sim somos escravos do pecado se não tivermos Jesus em nossas vidas, se não nascermos de novo pelo Espirito, pois Jesus fora crucificado justamente para levar sobre si todos nossos pecados, para nos dar vida com abundância livres do pecado.
Se não andarmos na Luz de Jesus seremos escravos do pecado nas trevas malignas.
Mas Glórias a Deus que nos concedeu tão maravilhosa Graça Salvadora em Cristo Jesus!

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Romanos6:16

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Romanos6:6


Assim se permanecermos em Sua Palavra da Verdade que liberta, seremos então remidos de nossos pecados, resgatados pelo Filho de Deus ai então seremos verdadeiramente livres, pois já não seremos apenas criaturas mas filhos de Deus, logo na casa de Deus para sempre, sim herdeiros ao reino dos céus.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
João1:12

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
Romanos8:14

E esta Palavra da Verdade nos é dita até hoje, e como vimos não adianta apenas crermos, temos que conhecer a Verdade, e somente assim a verdade nos libertará.
Não adianta apenas saber quem é Jesus, temos que buscar por Sua Palavra da Verdade, a ela darmos ouvidos ao ponto de então obedecermos conhecendo Jesus por nosso Senhor, ai sim Ele nos será por Salvador, por remidor, nos purificará e nos justificará diante de Deus.
Ai sim seremos livres do pecado, e como filhos de Deus o adorarmos.

Jesus, a Verdade que liberta! .


Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos6:22,23




Amanhã veremos como Jesus continua este ensinamento....




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.