Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Versículos do dia: A cura de um cego de nascença


E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
João9:7

E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
João9:39








Jesus e seus discípulos encontram um cego de nascença pelo caminho.
Antes de lermos o texto lembremos que os judeus tinham crença de que os mais afortunados, os ricos, poderosos, com vida saudável e próspera eram os que tinham mais purificação sendo abençoados por Deus, enquanto que os pobres, desafortunados, doentes, eram os pecadores castigados que não tinham Deus em suas vidas, por seus pecados ou por pecados de antecedentes.


“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Mas atentemos de como Jesus ensina de outra forma, que não são as circunstâncias humanas terrenas em que vive uma pessoa, suas posses, seus bens, sua posição social, se é saudável e prospera ou não que declara ser esta pecadora, no caso daquele cego o era desde nascença, e então a pergunta se fora ele quem pecou ou os pais, mas Jesus lhes diz que nenhum deles havia pecado, mas aquele estava naquela situação para que fossem manifestadas as obras de Deus.
E Jesus estava na terra para que as obras de Deus fossem manifestadas através Dele, para que fossem vistas por todos enquanto Ele exercia seu ministério, enquanto a Luz que veio a ser aos homens pudesse ser vista como na claridade do dia, pois chegaria o dia de sua partida e não mais o poderiam ver seus sinais e prodígios.
No entanto, sabemos que Jesus deu desta luz aos seus discípulos, para que eles continuassem a pregar o reino dos céus, bem como lhes outorgou poderes de realizarem os mesmos sinais e prodígios no Nome Dele, derramando ainda o Espirito Santo sobre eles, e assim o continua fazendo até hoje sobre os que se tornam seus discípulos.

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus5:14-16

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Marcos16:17,18


E assim como Jesus na Luz da Verdade de Deus cumpriu seu ministério, assim nós temos que cumprir o nosso, pregando o reino dos céus, as boas novas da Salvação em Cristo Jesus, enquanto o Espirito Santo de Deus é conosco nesta terra, pois chegará o dia em que Jesus arrebatará os seus, e o Espirito Santo se retirará daqui, e será como uma noite, onde não mais haverá trabalhadores para a obra de Deus. Cumprirmos nosso ministério enquanto temos vida!

Agora atentemos como Jesus realiza ali o milagre:

Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
João9:6-12

Com apenas uma palavra já vimos que Jesus realizava milagres, mas desta vez não, utiliza do cuspe de sua saliva, que na época era considerada curativa, junta-a terra e com o lodo formado untou os olhos do cego. Em outras ocasiões Jesus também utilizou saliva para curar um surdo e um cego (Marcos 7:33-Marcos 8:23) , conforme vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/08/versiculos-do-dia-cura-de-um-surdo-gago.html
Como disse ali naquela publicação vou repetir que creio que Jesus agia assim para nos deixar os recursos aqui em terra, os médicos, cada um em sua especialidade, receitando remédios de acordo com o conhecimento permitido por Deus, mas que cabe a nós confiarmos em Deus de que o médico em que buscarmos seja por Ele direcionado, que o método utilizado não provem apenas do homem, mas sim com o agir de Deus que sempre tem o controle sobre tudo.

Mas atentemos que logo em seguida Jesus dá uma ordem que fosse o cego se lavar em determinado tanque o de Siloé (que significa Enviado) e foi na fé e obediência daquele que recebeu a cura. Atentemos que sempre a Palavra de Jesus contém uma ordenança a ser cumprida.  Pois sim temos sempre que estar atentos ao mandar de Jesus, colocando a fé em prática e obedecendo, para podermos receber nossa benção
Atentemos ainda ao que significa aquele tanque “Enviado” , sim, nosso obedecer tem que ser somente na Palavra de Jesus que nos foi Enviado por Deus, e da forma como Ele, Jesus, ordenar.
Outra lição que podemos tirar nesta passagem é o fato de ser a cura de uma cegueira, pois sim se ligarmos isto ao espiritual, quem está afastado de Deus está nas trevas do pecado, do mal, e já não enxerga mais a Verdade de Deus, uma cegueira espiritual, e o Único lugar onde podemos nos lavar, para sermos remidos e curados é no Enviado por Deus, em Cristo Jesus, que é a Luz do mundo, onde sairemos das trevas do pecado e seremos purificados no sangue de Jesus, sendo então curados da cegueira espiritual e vivendo, caminhando no Caminho da Verdade de Deus.
E quando somos curados por Jesus, testemunhamos Dele com nossa própria vida, que alguns nem reconhecerão de tantas mudanças que Jesus nos faz.

Atentemos que os judeus ali queriam saber do cego que fora curado onde estava Jesus para o entregar aos fariseus, e como o cego não sabia, levaram ele aos fariseus que o interrogaram :

“Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.

Atentemos que era sábado o dia da cura, no que diziam alguns dos fariseus não ser Jesus de Deus pois não guardava o sábado, enquanto outros indagavam de como um homem pecador poderia então fazer tais sinais. Atentemos que já havia dissensão entre eles próprios. Então novamente indagaram o que fora curado, de quem achava ele que era Jesus, no que responde que um profeta.
Mas os judeus não criam que aquele homem tivesse sido cego e que tinha sido curado, não criam em milagres feitos por Jesus, no que quiseram confirmar com seus pais, que sim confirmou, mas com medo disseram não saber quem fez tal milagre. Pois sim o testemunho de Jesus em nossas vidas somos nós que temos que dar, não cabe a outra pessoa. 
Assim resolveram interrogar novamente o que fora curado:

Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
João9:24-34


Atentemos bem ao testemunho que o curado dá ao quererem que ele dissesse ser Jesus um pecador. “ Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.”
A conversa entre eles é bem clara no texto, mas atentemos que os fariseus se diziam ser discípulos de Moisés. E o curado insistia em lhes falar da maravilha que Jesus lhe fez, que nunca havia então acontecido no mundo, e somente sendo Jesus de Deus que o pode fazer, sendo expulso dali pelos fariseus por causa de seu testemunho.

“Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
João9:35-41


Atentemos que maravilha que é quando cremos ser Jesus vindo de Deus, que Ele próprio se apresenta a nós como Filho de Deus, e através de Seu Santo Espirito nos confirma para que creiamos.
Atentemos bem ao que Jesus diz sobre sua missão na terra, que como Luz dos homens abre os olhos ao que estavam em cegueira espiritual se estes crerem em Sua Palavra da Verdade que é o Filho de Deus.
E que como Luz da Verdade faz então aos que se acham perfeitos de vista diante de Deus se tornarem cegos por não crerem na Verdade.
E sim o Espirito Santo de Deus convence o homem do pecado, apontando a Luz em Cristo Jesus, mas depende de cada um o aceitar como Salvador e ser então salvo, ou continuar nas trevas do pecado.
Atentemos de como responde Jesus aos fariseus que indignados lhe perguntaram então se eram eles cegos, atentemos bem eles tinham a presença de Jesus, da Luz, e não criam, não eram cegos tinham visto a Luz, mas permaneciam no pecado justamente por mesmo tendo a Jesus ainda se acharem por si mesmos perfeitos diante de Deus.

E sim tudo já feito por Deus, já nos enviou a Jesus, que é Luz do mundo, o qual fora sacrificado na cruz por nós, mas que o ressuscitou, estando Jesus Vivo e reinando sobre nossas vidas. E ainda nos deixou aqui Seu Santo Espirito para nos convencer das trevas do pecado e da salvação em Cristo Jesus.
Temos a nossa disposição esta maravilhosa graça de Deus, depende de nós aceitarmos tê-la sobre nossas vidas ou não.

Temos o milagre, a cura para cegueira espiritual, depende de cada um de nós aceitarmos ou continuarmos cegos. Temos esta liberdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.