Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Versículos do dia: A ressurreição de Dorcas


E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
Atos9:37

Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
Atos9:40







Estava Pedro em Lida onde tinha curado a Enéias, e ali perto havia uma cidade chamada Jope,

“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.

Atentemos que Tabita (nome em aramaico) ou Dorcas (nome em grego), era discípula de Jesus, logo provavelmente era batizada e também cheia do Espirito Santo. Sendo ainda cheia também de boas obras e de dar esmolas, e não é o que fazia não, dava também muito amor, pois vejam como as viúvas, necessitadas daquela época, choravam por ela, e muito importante e amada era naquela comunidade, pois veja qual fora a atitude dos discípulos que ali viviam, em buscar Pedro com urgência, pois sim criam eles que poderia haver o milagre da ressurreição, poderiam sim ter Dorcas de volta.
Vejamos devia sim ser um exemplo de discípula, devia sim pregar muito o nome de Jesus aos que a rodeavam, pois assim qualificada por Lucas; não devia ser rica, mas sim uma costureira, pois as viúvas mostravam as roupas feitas por ela, no entanto era muito rica em boas obras, pois vimos o quanto a respeitavam, que até a queriam ressuscitada.
E Pedro ao ser chamado para aquele velório com urgência, prontamente se dispõe e acompanha os homens que o foram buscar.


Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.
Atos9:40-43

Lembremos que Pedro fora uma das testemunhas da ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5:37-42), e da mesma forma como Jesus houvera determinado que todos saíssem, assim também o fez Pedro, que se pôs de joelhos e orou, mas atentemos bem que não ficou esperando algo acontecer, de imediato foi até o corpo e ordenou 'levanta-te'. E aconteceu o milagre.
Transformou o funeral em uma festa de alegria.
O que ficou conhecido por toda a Jope e muitos passaram a crer em Jesus. E ali ficou Pedro muitos dias exercendo seu ministério.

Este fora o primeiro milagre de ressurreição depois da morte de Jesus, e fora Pedro que o realizou, ele que ordenou a Dorcas que se levantasse, sim o poder que fora dado por Jesus aos discípulos de realizarem tudo quanto realizava e ainda mais ( João 14:12), o que Pedro realmente assumiu para si. E assim seguia os sinais e prodígios com os discípulos.

Esta passagem pode nos trazer muitas lições, como a lição de fé que tiveram aqueles discípulos, embora que com a fé que tinham nenhum deles assumia o poder concedido por Jesus, mas mandaram chamar Pedro que com fé e a confiança de que sua oração fora ouvida, que não fica esperando o milagre acontecer, vai e ordena a Dorcas para se levantar.
E como anda nossa fé? E nossas atitudes de fé? Assumimos o poder que Jesus nos concede e nos dispomos a realizar os sinais que nos acompanham?

A lição de vida que nos é deixada por Dorcas, mesmo que não seja muito falado de sua vida, mas o pouco foi suficiente para sabermos que era obediente ao Senhor, pois fazer boas obras, ajudar os pobres já era mandar de Deus desde os primórdios dos tempos, e Jesus também ensinava isto em seu ministério, e amar o próximo era notório que ela amava; e Dorcas também tinha fé sim sendo discípula, mas a demonstrava com suas boas obras e amor, no que todos a reconheciam,
E como andam nossas boas obras? E nosso amor ao próximo?

“Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre;
Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.
Deuteronômio 15:7,8

“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Tiago 2:15-17

Nisto podemos fazer uma comparação do que é a ressurreição em Cristo Jesus, pois sim pela Salvação que somente Ele nos pode dar, somente em seu sangue somos purificados e nos é garantida a ressurreição naquele dia, no entanto no ser nova criatura, ser filho de Deus, exige sim uma vida com boas obras, pois de que nos adiante termos fé e não seguirmos então seus ensinamentos? Pois sim a fé com obras é o que nos faz viver a ressurreição.
Que vivamos assim como Dorcas ricamente em boas obras para sermos compatíveis com a ressurreição que nos é reservada para quando Jesus voltar.



“Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
Tito 2:12-15

Pois sim, todos serão ressuscitados no Grande Dia do Senhor, mas já está escrito que uns para a Vida Eterna junto a Deus e outros para condenação, e somente os que aceitaram a salvação em Cristo Jesus é que para eternidade junto a Sua Presença, e esta não vai ocorrer por um acaso, ela é fruto de uma caminhada com Jesus, assim como Dorcas caminhava, que mesmo morrendo suas boas obras estavam vivas, um memorial que deixamos aqui. Como Pedro, que pregava bem o evangelho de Jesus, mas seguia sua doutrina, realizava as boas obras que Jesus lhe atribuiu, assumiu verdadeiramente o poder que lhe fora concedido, não ficava só nos discurso, pois este não salva ninguém (Mateus 7:16), nem as boas obras sozinhas sem a fé e aceitação da salvação em Cristo Jesus, mas um viver que deixe um memorial que não morre.

Mas lembremos do que vimos no princípio do livro de atos, tudo no mover do Espirito Santo, nada por obrigação, medo, mas sim com alegria, pois Deus ama ao que dá com alegria, e o faz prosperar para que abunde em boas obras, para glorificar o nome do Senhor, e para que fiquem para sempre!

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre.
2 Coríntios 9:7-9


Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
Salmos 112:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.