Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Versículos do dia: O centurião Cornélio- 1


Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
Atos10:2

E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Atos10:33








E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
Este está hospedado com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.
E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço.
E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
Atos10:1-8


Vejamos, Cornélio, centurião romano, portanto era gentio, nome dado pelos judeus aos não judeus, nesse sentido, também eram chamados de 'gregos'.
Atentemos que mesmo gentio ele tinha simpatia pelos judeus e temia a Deus Único, era piedoso, fazendo muitas esmolas ao povo, e tinha o costume de orar a Deus como os judeus.
Era ele tão temente a Deus, que teve uma visão de um anjo de Deus, e atemorizado ao ser chamado por ele pelo nome, pergunta do que se tratava, e atentemos bem que disse o anjo que viera por causa das orações dele, por causa das esmolas que fazia, mas atentemos muito bem que não bastava somente isso, pois diante destas coisas tinha que chamar a Pedro para que soubesse o que lhe era ainda necessário fazer.
Atentemos muito bem, pois não basta sermos piedosos e conhecermos o nome de Deus, somente as boas obras não são suficientes, lembremos no caso de Dorcas tinha as boas obras mas era discípula de Jesus tinha recebido o Espirito Santo de Deus e fora ressuscitada.
Agora atentemos também o quanto Cornélio fora obediente, e prontamente envia homens a buscar Pedro.
Pois sim não basta também ter uma visão de Deus, tem que haver a atitude de obedecer seu mandar.
Poderia o anjo ali mesmo já ter dito, já ter pregado de Jesus, mas entendamos bem que esta missão não é dos anjos, mas sim é nossa, por isso ele ordena que fosse buscar Pedro.


“E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
Atos10:9-16


Atentemos bem o que é o agir do Espirito Santo de Deus, pois enquanto estavam os homens de Cornélio já quase chegando a Pedro, este tem uma visão, um arrebatamento dos sentidos, e se viu diante do céu aberto, e descendo um vaso como um lençol onde havia todo tipo de animais tanto terrestre quanto aves do céu, tanto o que era considerado puro como impuro para se comer conforme a lei, e ouviu ainda uma voz ordenando que matasse e comece de tudo, mas Pedro retruca dizendo que não pois nunca comera coisa igual e imunda. Mas atentemos muito bem ao que a voz lhe diz que não fizesse ele diferença entre as coisas as julgando comum e impuras se Deus as purificou.
Atentemos que a resistência de Pedro fora tanta que por três vezes lhe fora repetido, retirando-se depois tal vaso ao céu.
E ficou Pedro meditando no que representaria aquela visão além de se considerar toda carne pura para se comer o que fora bem esclarecido, nisto chega os homens enviados por Cornélio:


“E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.
E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Eis que sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.
Atos10:17-22

Atentemos muito bem ao agir do Espirito Santo, que nos vem esclarecer qualquer dúvida que tivermos, pois ali revela a Pedro que aqueles homens estavam a porta procurando por ele, seria a resposta ao que mais Pedro queria da visão que tivera.
Mas atentemos muito bem que para ter o esclarecimento total da visão, Pedro não poderia duvidar que a partir daqueles homens seria esclarecido, portanto os tinha que acompanhar, atentemos bem tinha um obedecer a cumprir.
Assim acontece conosco, as vezes temos alguma dúvidas sobre algo e Deus nos coloca a frente um mandar que a princípio pode não ter nenhuma ligação com nosso anseio, mas é através da obediência que teremos nossas respostas, é onde Deus determinar.
Atentemos ainda que de nada nos adianta ansiedade, um querer obter logo a resposta, pois veja que Pedro também logo indaga o que queriam aqueles homens esperando a resposta as sua duvidas naquele momento. Mas atentemos muito bem que o que ele tinha que fazer era acompanhar aqueles homens, era cumprir seu ministério pregando a palavra a todas as nações, ou seja até aos gentios, dai viria suas respostas.
E Pedro obedece

Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.

Vejamos que Cornélio cria que Pedro sim viria com os homens que enviou, cria que a visão que tivera era verdadeiramente de Deus e o que aconteceria ali também era providencia de Deus, portanto providencia a recepção convidando ainda aqueles a quem amava, seus mais próximos, que provavelmente viviam na mesma fé que ele embora gentios.
E tão ansioso estava por aquele momento que até adora a Pedro quando este chega, mas atentemos muito bem que Pedro não aceita adoração, dizendo ser homem também, apenas um enviado de Deus. E surpreendido ficou Pedro de encontrar ali tantos o esperando.
Pois bem que nunca venhamos nos gloriar ou aceitar adorações por parte de outros, pois somos todos apenas enviados de Deus, toda a honra, e glória e adoração tão somente ao Senhor.
Vejamos como faz seu discurso:


“E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me?
E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.
E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está hospedado em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará.
E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Atos10:28-33

Atentemos que Pedro já tinha tido uma resposta a sua dúvida, que a nenhum homem deveria chamar comum ou imundo, e assim começa seu discurso, falando que pela lei não lhe era lícito se ajuntar a eles, mas que ali estava por ordenança de Deus que não faz acepções de pessoas. E indaga ao que o mandaram chamar, e Cornélio lhe relata o ocorrido.
Atentemos que Cornélio revela que naquele dia estava em jejum, pois sim o jejum nos serve para nos esvaziarmos do mundo e nos achegarmos a Deus em oração, e respectivamente Deus se achega a nós, e fora assim que tivera a visão.
Cornélio havia entendido que para Deus não bastava suas boas obras que era necessário algo mais, e sabia que Pedro lhes falaria o que Deus os mandaria fazer.
Amanhã veremos como Pedro continua seu discurso.

Atentemos que lição tiramos até aqui, pois Cornélio temia a Deus como o fora apresentado, com uma lei já totalmente corrompida pelos judeus, os fariseus e saduceus, e mesmo que vivesse de uma forma a não buscar por honras e glórias como muitos daqueles, mesmo que fizesse boas obras, não lhe era suficiente, vivia de acordo com as tradições dos judeus, teria que nascer de de novo, como fora por Jesus ensinado a outro judeu, Nicodemos ( João 3:1-15) .
Vejamos a diferença entre Cornélio e Dorcas, ambos faziam boas obras, mas Dorcas estava pronta para a ressurreição em Cristo Jesus, pois discípula e serva do Senhor Jesus, tanto que fora ressuscitada ainda nesta vida para continuar sua vida de discípula, enquanto Cornélio ainda não conhecia a Jesus como Salvador.



Atentemos muito bem que de nada adianta as tradições, os rituais, por mais que acompanhados de boas obras, necessário nos é Cristo Jesus para termos garantido uma vida eterna na Presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.