Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 23 de setembro de 2017

Versículos do dia: Oportunidades de se achegar a Jesus


E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano
Lucas17:15,16


E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Lucas19:9









E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Lucas17:11-19


Vejamos que aqueles leprosos saíram ao encontro de Jesus, mas por suas condições de impuros não podendo se aproximar, pararam ao longe, mas dali clamaram pela misericórdia de Jesus. Atentemos que mesmo estando eles ao longe Jesus os vê, e os atende dizendo que eram para ir aos sacerdotes, pois era ritual deles que quando excluídos da sociedade por causa da lepra tinham que de tempo em tempo se apresentar aos sacerdotes para verificação de suas situações, e para o caso de ter havido cura, ainda tinham uma série de rituais a cumprirem para serem reintegrados na comunidade (Lv 14:1-32), mas assim que foram eles já ficaram limpos, curados, e um deles vendo que tinha recebido a cura, volta glorificando a Deus em alta voz, veja que já se aproximou, se prostrou aos pés de Jesus humildemente agradecido. Atentemos que este não deu primeiro importância aos rituais que por tradições tinham que cumprir, volta se aproximando de Jesus e em primeiro lugar o adora prostrando aos seus pés, dando-lhe graça. O texto não diz mas creio que os outros nove ansiosos continuaram rumo aos sacerdotes para provarem sua cura e poderem novamente de acordo com suas tradições voltarem ao convívio da família e comunidade, mas aquele que voltou primeiramente deu graças a Deus, mesmo sendo um samaritano.
Mas atentemos o quanto Jesus observa todo este comportamento, e indaga que sendo dez apenas aquele estrangeiro se voltou em ato de fé e agradecimento. E então dizendo a ele se levantar e ir pois a fé dele o havia salvado.
Atentemos que há uma diferença entre a cura e a salvação, aqueles dez tinham recebido a cura, mas somente aquele que voltou fora salvo.
Pois assim é o agir de Jesus, sim nos ouve se clamarmos mesmo quando estamos afastados Dele, e nos atende, mas primeiramente nos dá o livramento para a situação que está a nos causar a distância Dele, mas espera que nos voltemos à Ele, e não que prossigamos em nossos erros, tradições, rituais. Sim uma cura um livramento pode ser a primeira forma de Jesus nos chamar a achegarmos à Ele, mas não significa que a partir dali já temos a salvação, pois esta vai depender de nossas atitudes de fé a partir de então, se vamos dar honras e glórias a Deus, reconhecermos humildemente que somos carecedores de cura, e que primeiramente vamos ouvir a sua voz em vez de nos entregarmos novamente as mesmas tradições anteriores.
Temos que estar atentos as oportunidades que temos de nos achegar a Jesus, como aquele que voltou a teve e aproveitou.

Vejamos uma outra passagem logo a seguir onde Zaqueu também aproveita sua oportunidade:


E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
Atentemos que Zaqueu era um homem de negócios, chefe entre os publicanos, rico, mas já tinha ouvido falar de Jesus e conhecia de seus ensinamentos, e sabendo que Ele estava passando, mas por causa da multidão não o podia ver por ser de estatura baixa, resolve subir em uma figueira brava, árvore de difícil escalada por causa de suas raízes e látex, mas ele se humilhou a subir nela, imaginemos a cena um homem rico, poderoso, na frente de uma multidão sobe em uma árvore, e o fez só para ver Jesus.
Agora atentemos bem, que Jesus chegando, olha para cima, já o sabendo que estava ali, e prestemos atenção que o chama por seu nome, e ainda se convida a ir pousar em sua casa. Pois sim Jesus já conhecia as intenções do coração de Zaqueu, que prontamente desceu e o recebeu alegremente ,


“E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Lucas19:7-10

Atentemos que Jesus fora reprovado por se hospedar em casa de um pecador, mas lembremos que Jesus conhecia intimamente Zaqueu. E Jesus veio buscar e salvar o que havia se perdido e não os justos.
E vejamos o que Zaqueu primeiramente recebe Jesus com alegria, e   espontaneamente oferece metade de seus bens aos pobres, e reconhece ser injusto se comprometendo a restituir quatro vezes mais o que tenha defraudado, isto sem Jesus o exortar.
Vejamos que Jesus não exclui os que possuem riqueza de entrar no reino dos céus, tanto que se convidou a ir se hospedar com Zaqueu, por conhecer seu interior, por saber que este iria utilizar suas riquezas na obra do Senhor, que se arrependia e não voltaria a ser corrupto, mas que firmaria uma nova Aliança com Deus, pois anuncia que a salvação tinha entrado naquela casa.
Atentemos que Jesus chama a Zaqueu, se convida a pousar com ele, e Zaqueu prontamente o recebe com alegria. 
E assim Jesus continua até hoje batendo na porta de corações se convidando a entrar, e como tem sido recebido?  
Atentemos quanta diferença entre Zaqueu e o jovem rico a quem dias antes Jesus havia repreendido, pois aquele se achegou a Jesus com orgulho por cumprir os mandamentos, se achando melhor, no entanto interiormente desprezava o próximo, o pobre, e quando Jesus lhe falou então a vender o que tinha e distribuir, para depois o seguir, aquele foi embora entristecido, por ter apego as suas riquezas, enquanto Zaqueu não tinha este apego, se voltou a Jesus humildemente, e alegremente de coração dispôs de suas riquezas aos pobres.
Atentemos que Zaqueu não precisou se desfazer de tudo, continuou sendo rico tendo seus desfrutes, Deus não é contra que tenhamos conforto e bens nesta vida, pelo contrário até nos concede desde que não sejamos totalmente apegados a eles, que não amemos mais as riquezas do que a Deus, do que ao próximo.
O Jovem rico desperdiçou a oportunidade de seguir a Jesus, enquanto que Zaqueu aproveitou totalmente a oportunidade de ter a visita de Jesus.

Vimos que Jesus estava a caminho de Jerusalém, quando estes ocorridos, e chegando lá já o sabemos que humildemente entrou nela montado em um burrinho, mas sendo aclamado pelos discípulos, do que os fariseus reclamara a Jesus para os repreender, no entanto Jesus diz que se aqueles se calassem até as pedras falariam.
Mas atentemos ao que aconteceu quando Jesus ali chegou:

E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.
Lucas19:41-44




Atentemos que apesar de Jesus não ter vindo para ser rei e dar paz na terra aqui prometida, mas tinha sido enviado para lhes garantir vitórias também aqui, pois tinha compaixão daquele povo, mas desde que se arrependessem e se voltassem aos ensinamentos de Jesus para a maior vitória de vida e paz interior se aceitando o reino dos céus, o que rejeitaram e perderam também seus bens aqui. Povo que perdeu totalmente a oportunidade que tiveram de ter Jesus por Salvador, mesmo tendo Ele vivendo entre eles.




E nós estamos atentos as oportunidades que temos de nos voltar a Jesus?  pois temos até o Espirito Santo conosco, de reconhecer que toda a honra e glória pertencem a Deus, de nos achegarmos a Jesus, de deixarmos apegos as coisas materiais, de sermos humildes reconhecendo nosso pecado, nos arrependendo e recebendo Jesus por Único e Suficiente Salvador, de buscarmos primeiro pelo reino dos céus, onde lá sim seremos uma Nação santa, purificada e reinada por Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.