Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Versículos do dia: O amigo e a viúva inoportunos- “pedi, bater e buscar”


“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Lucas11:9

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Mateus7:12








Como vimos na parábola do bom samaritano que começa com a exposição dos dois principais mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, deve ser o amor o principal meio de vivermos, logo em seguida vimos a passagem de Marta e Maria, a importância que nos é ouvirmos a Palavra do Senhor para guardá-la e cumprir, mas atentemos que na sequência Jesus ensina seus discípulos a orarem :

E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.
Lucas11:1-4

Pois sim além de ouvirmos a Deus, Ele nos quer ouvir também, e è a Ele que devemos direcionar nossa oração, primeiramente humildemente pedindo, sabedores que somos carecedores de Deus, e assim com fé que seremos ouvidos e atendidos, O reconhecendo por nosso Pai Celestial e que santificado é o Nome Dele, o exaltando, que queremos sobre nós o Seu reino em Cristo Jesus, e que antes de lhe pedirmos o que queremos já aceitamos que seja feita é a vontade Dele em nós, tanto nas coisas terrenas quanto nas espirituais, ai sim pedirmos, lembrando que se alimento que primeiramente o espiritual. E que seja a porção certa para cada dia, sem ganâncias, nem preocupações exageradas com o futuro, que a Deus pertence. Pedindo perdão por nossos pecados, por nossas falhas, assim como nós observamos o mandamento de amar ao próximo lhe perdoando também, logo pedirmos por eles também, para que não sejamos conduzidos às tentações pedindo livramento do mal.
E como já vimos em ensinamento que tudo em o Nome Santo de Jesus que devemos orar.
E como diz para dar-nos o pão cotidiano, assim também deve ser nossas orações, todos os dias.


E tendo Jesus ensinado a seus discípulos a oração do Pai Nosso, ainda lhes conta uma parábola:

Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
Lucas11:5-8

Atentemos que fala de termos um amigo a quem pedir, e qual melhor amigo temos nós a não ser Jesus a quem pedirmos? E a Ele nunca importunaremos, seja qual for a hora, não dorme nem pestaneja o que nos guarda, estará sempre pronto a nos ouvir e atender. Mas saibamos que para ser nosso amigo temos que ter intimidade com Ele, estar em comunhão constante, darmos ouvidos as sua Palavra. 
Ali o amigo era humano, sendo importunado quando já dormindo, mas aquele o foi por uma boa causa, para atender outro amigo que lhe chegou de surpresa sem ter ele com o que lhe sustentar, então vejamos que naquela circunstância o amigo diz não, para não o importunar, pois para atendê-lo iria acordar também a família. Mas provavelmente o outro lhe insistiu, e mesmo que aquele amigo não lhe atendesse por ser amigo, o fez por causa da importunação, por já ter acordado e não conseguiria voltar a dormir, se continuasse a ser importunado.

Aqui Jesus incentiva-nos a pedir em oração, principalmente por uma boa causa, e insistirmos, pois se até um amigo carnal atende pela importunação, quanto mais Ele que não se sente importunado, e sim é nosso Salvador.

Outra passagem que também nos dá este entender é a do juiz iníquo:

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
Lucas18:1-8

Bem clara não é? Pois aquele juiz não temia nem a Deus, mas para parar de ser importunado resolve atender aquela viúva, muito mais Deus, o Justo,  nos atenderá se clamarmos de dia e de noite.
Mas atentemos que se clamamos é porque temos fé, se pedimos é porque sabemos ser ouvido e que seremos atendidos.
Mas como é nossa fé quando ouvimos a Palavra de Deus? Damos ouvidos? Cremos para guardá-la e cumpri-la?

Na sequência da parábola do amigo inoportuno, ainda Jesus continua dizendo :

“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lucas11:9-13

Atentemos que Jesus incita-nos a orarmos com perseverança, pode até nos parecer importuno, mas devemos carregar isto com fé, pois Jesus diz “pedi” e sim se pedimos é porque nos humilhamos e confiamos que Ele está a nos ouvir e que somos carecedores de Sua Divina providência, e desta forma veja quão maravilhosa a promessa a seguir “ e dar-se-vos-á “
E nos diz : “ buscai “, e sim é pedir também, mas requer além da fé um agir, pois buscar significa que estamos fazendo nossa parte com nossas atitudes, por exemplo se buscamos pelo dom da cura, temos que impor as mãos sobre o doente, se buscamos por sabedoria, temos que ler a Bíblia, frequentando as escolas bíblicas, e assim com tudo o que buscamos, e sim tudo com buscar junto a Deus em oração o Poder, e veja a promessa que temos: “ e achareis “
E, ainda, nos diz: “batei”, sim é pedir com uma ação, mas também com sinceridade, pois se batemos é porque aceitamos que nos seja aberta de acordo com a vontade de Deus. É buscar com perseverança pelo que pedimos mas aceitarmos que seja feito de acordo com os propósitos de Deus, e quão grandiosa a promessa que temos se assim procedermos: “e abrir-se-vos-á”

Sim Jesus nos incentiva a não desfalecermos diante de nossas orações, lembrando que tudo será dentro do tempo de Deus, mas temos as promessas de sermos ouvidos e atendidos. Lembrando-nos ainda se os cuidados dos pais terrenos para com seus filhos é lhes dar o que lhe pedem, e sim claro sabendo o que é melhor para eles, muito mais nosso Pai Celestial nos dará o que pedirmos, claro se for o melhor para nós.
Mas atentemos que tudo pelo Espirito Santo de Deus, pois Ele quem intercede por nós, assim que tudo também será dentro da vontade de Deus, e a vontade de Deus é que tenhamos o Espirito Santo conosco, e Este também temos que pedir e buscar, e nos será concedido, a partir dai Ele intercederá até com gemidos inexprimíveis por nós, até naquilo que não sabemos sequer pedir, e nos direcionará e incentivará em buscar e perseverar. E nos será por Consolador enquanto esperamos o tempo de Deus, ou naquilo que não estiver na vontade de Deus.

Como vemos nós não importunamos a Deus, Ele quer nos ouvir, quer ver nossa fé em prática, quer que perseveremos. Mas também não se entenda que seja Deus obrigado a nos atender por riquezas terrenas, e da forma como quisermos na hora que quisermos, temos que ser humildes e sabedores que somos carentes de Deus e que Ele é Deus!

E a vontade de Deus é que amemos o próximo como a nós mesmos, portando também não devemos nos sentir importunados a ajudar ao necessitado, pois também passamos nós por necessidades.

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Mateus7:12


“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Romanos8:26,27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.