Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Versículos do dia: Avareza


E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Lucas12:15

Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Lucas12:33








Estando Jesus ensinando, um homem dentre a multidão lhe pede para se impor ao seu irmão para lhe repartir a herança:

“ E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Atentemos que Jesus lhe nega o pedido por não ser juiz ou repartidor de bens entre os homens na terra, no entanto aproveita a oportunidade para lhes falar e repreender quanto a avareza, aos que se apegam ao dinheiro para o acumular, faltando até com generosidade ao próximo.
Jesus diz para nos acautelar e guardar da avareza porque nossa vida não consiste na abundância de nossos bens.
E ainda nos conta uma parábola:

“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Lucas12:16-21


Atentemos que o homem rico estava até se preocupando de como recolher tudo quanto produzira, não pensou em repartir, muito menos dava graças por sua abundância, mas se ocupava em planejar de como guardaria tudo para si, e então com todos seus bens poderia sua alma descansar por muitos anos, pois ele teria suprimento necessário para viver folgado, pensava tão somente em si mesmo e em sua vida terrena, e achava que com seus bens poderia viver muito. Quanto engano!
Mas atentemos bem que Deus diz que aquele era louco, sim pois naquela mesma noite morreria, e tudo quanto acumulou com ganância para quem seria? Mas atentemos bem que diz que pedirão a alma daquele homem e não que Deus o levaria, pois a sua avareza e ganância o tinham afastado de Deus.

Jesus nos veio pregar e nos preparar para o reino dos céus, com vida eterna em abundância aos cuidados de Deus, e já nos garantia que mesmo ainda aqui nesta vida teríamos o necessário para vivermos bem desde que já vivêssemos voltados ao reino dos céus que já sobre nós. Que Não precisamos sequer nos preocupar com o que comer e vestir, que não devemos ficar inquietos com bens terrenos, logo muito menos que tenhamos ganância em acumular bens, como vimos acima na parábola, pois nos torna avarentos e leva muitos a descumprirem o mandamento da amar ao próximo.
Que devemos primeiramente buscar o reino de Deus, e as demais coisas nos serão acrescentadas, e que maior riqueza podemos ansiar acima do que nos é reservado no reino do céu? Onde devemos sim acumular nosso tesouro, onde a traça não rói e nada e ninguém pode nos roubar, onde deve estar nosso coração.

“Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Lucas12:31-34

Sim, Jesus condena a avareza, o apego sórdido ao dinheiro para o acumular, o que Deus sempre desaprovou no homem, como podemos ver em muitos relatos no velho testamento, sendo a avareza uma iniquidade.

“Pela iniqüidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração.
Isaías57:17

O que é nossa vida nesta terra? Quanto tempo temos ainda aqui? Será que devemos nos preocupar com bens terrenos, ou devemos viver da esperança do por vir, uma vida eterna no reino dos céus.
E sim Jesus voltará, e como vai nos encontrar? Que estejamos sempre vigilantes, vivendo uma vida de acordo com a vontade de Deus, e sem avareza, pois não sabemos quando vai nos levar, ou quando nos virá Jesus em glória.

“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
Lucas12:35-40


“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
Lucas21:34-36

Atentemos que a avareza, o apego sórdido ao dinheiro, a falta de generosidade, nos afasta de Deus pelo não cumprimento aos principais mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Pois sim Deus é conosco e não nos desampara, desde que estejamos debaixo de sua graça salvadora.

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus13:5,6


E a avareza é contada como iniquidade, como impureza do coração do homem que o contamina.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos7:21-23


É com a avareza que estão contaminados os falsos profetas, e os que querem fazer dissensões nas igrejas, que estejamos vigilantes.

“E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
2Pedro 2:3

“Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
2Pedro 2:14

“Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
1Coríntios 5:11

Os tempos modernos fazem cada vez mais pessoas avarentas, amantes de si próprias.
Que estejamos vigilantes pois a avareza ainda é uma idolatria, amar mais ao dinheiro do que a Deus, do que ao próximo, nos afasta de Deus, não nos faz herdeiros em Cristo Jesus ao reino dos céus.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
2Timóteo 3:1,2

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Efésios5:5

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Mateus16:26



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.