Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 12 de setembro de 2017

Versículos do dia: Ai dos 'fariseus' e 'doutores da lei'


Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Lucas11:42

E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
Lucas11:46









Estava Jesus ensinando, acabado de falar da parábola da candeia quando um fariseu o convida para jantar:

“E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa.
Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar.
E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
Lucas11:37-44

Os fariseus, que eram um dos principais grupos religiosos judaicos nos tempos de Jesus, muito rigorosos na lei de Moisés, no entanto tinham agregado a lei muitos ritos e costumes que lhes eram por tradição, entre eles o de se lavar antes da refeição em sinal de purificação, mas Jesus ao perceber a admiração daquele, por Ele não ter se lavado, faz uma comparação daqueles com seus utensílios, que tinham sempre limpos, dizendo que por fora eles procuravam se mostrar limpos e cumpridores da lei, mas que interiormente eram cheios de maldades, que viviam de extorsões, os chamando de loucos por não serem cumpridores de toda a lei de Deus não exercendo o amor ao próximo, que se preocupavam com o que era visto pelos demais, com coisas materiais, procurando então dizimar até das mínimas coisas mas desprezando o juízo, a justiça, e o amor de Deus. Que necessário era fazer ambas as coisas e por amor a Deus e não para serem vistos pelo homem, para ocuparem os primeiros lugares nas reuniões e serem reconhecidos nas praças. Os comparando até com sepulturas camufladas no chão e pisadas por todos, ou seja procuravam mostrar um exterior limpo e santo quando na verdade por dentro tinham só podridão.

Nisto um escriba entre eles, pois eram associados aos costumes dos fariseus, os chamados 'doutores na lei' por reproduzirem a mão textos bíblicos a serem cumpridos pela comunidade, se sentiu ofendido com as palavras de Jesus, mas atentemos bem ao que lhe é dito por Jesus:


“E respondendo um dos doutores da lei, disse-lhe: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.
E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
Ai de vós que edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram.
Bem testificais, pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros.
Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;
Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;
Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.
Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.
Lucas11:45-52


Atentemos que Jesus diz que “ai daqueles” que impunha a lei já carregada de ritos e costumes de acordo com seus interesses, mas que eles próprios não a cumpriam. Que passavam por cima, enterravam a Palavra da profecia de Deus dada pelos profetas, que foram mortos e perseguidos pelas mãos de seus antecedentes também descrentes, e o que o faziam até aquela geração. Tudo já predito antes por Deus, para que não houvesse reclamação quando cobrados do sangue te todos aqueles a quem Deus mandou.
Que ai deles que da ciência e interesse humano tinham fechado os meios que Deus mandava para se reconciliarem com Ele, não seguindo pelos caminhos mostrados e nem deixando que outros os tomassem.

E mais de dois mil anos se passaram depois de Deus ter derramado de suas misericórdias sobre o homem, nos agraciando com Sua Maravilhosa Graça Redentora em Cristo Jesus, que a si mesmo se entregou na cruz por nós, mas fora ressuscitado, vivendo e reinando sobre nós eternamente.
E mesmo depois de tanto tempo a palavra ali dita por Jesus continua viva e eficaz para esta geração de hoje, pois aqueles grupos de fariseus e os escribas foram extintos, mas quantos são os que da mesma forma agem hoje em dia. Que agregam coisas materiais como ritual em culto, que não pregam um evangelho genuíno como Jesus o ensinou, tirando-lhe e acrescendo coisas de acordo com interesses próprios.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus4:12,13

Pois sim a mesma palavra Jesus nos diz hoje: “Ai dos que agem desta forma!”

E eu digo por mim: -ai de mim se não for Jesus em minha vida! Não sou parte de lideranças em igreja, nem tenho formação em teologia, muito menos me acho entendida no assunto, não podendo ser comparada com fariseu ou 'doutor na lei', mas só pelo fato de compartilhar de minhas leituras bíblicas com comentários e anotações ou de minha fé pessoal professar, e tendo temor à Palavra de Deus, já me é grande a responsabilidade, e peço diariamente por suas misericórdias para que não fale nada de mim mesma, mas que seja direcionada tão somente pelo Espirito Santo, pois eu sou mera pecadora por natureza, cheia de falhas, tenho vícios, costumes em que vivo… e digo sim: - ai de mim se não for Jesus na minha vida! Se não for pelas misericórdias, redenção e graça de Deus!
Por isso já expressei aqui diversas vezes e volto a dizer, façam sua própria meditação na Presença do Espirito Santo de Deus, e que de tudo quanto aqui lê confira com as Escrituras Sagradas. E ainda peço façam seus comentários para edificação.

E sim Jesus hoje nos diz as mesmas palavras, e quantos são entre nós como 'os fariseus' e 'os escribas' , e Jesus continua dizendo: Ai destes!
Pois sim o Caminho é apertado e a Porta é estreita, mas Jesus é por nós.
 Mais quantas heresias estão no meio do povo de Deus.
Que meditemos nas passagens que descrevi acima.

E como fora escrito aos hebreus, que estejamos conscientes que sim a palavra é viva e eficaz, e tudo é patente diante daquEle a quem teremos que prestar contas. Pois Jesus conhece até as intenções de nosso coração, adentra nossa alma até os mais íntimos desejos.

E o último profeta na lei foi João Batista, agora quem Deus enviou e quem nos fala é Jesus, Ele a Palavra de Deus. E pelo próprio Deus fora dito que à Ele que temos que dar ouvidos (Mateus 17:5, Marcos9:7, Lucas 9:35, 2Pedro1:17).
Jesus é O Caminho, a Verdade e a Vida!
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João14:6

Mas atentemos bem,  a nova aliança está em Cristo Jesus, é somente através do evangelho genuíno pregado por Ele, tão somente em seus ensinamentos dos quais temos grandes testemunhos registrados no Novo Testamento por parte dos discípulos e apóstolos. Sem nada acrescer ou tirar como alguns tem feito enterrando assim a Maravilhosa Graça de Deus, como os daquela época que matavam os profetas de Deus.

Lembrando também que como disse Paulo que “ a letra mata e o espirito vivifica” , pois sim quem nos confirmará da Palavra é o próprio Espirito Santo de Deus em nós, à Ele devemos clamar por discernimento.


“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
2Coríntios 3:5,6



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.