Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Versículos do dia: Oferta agradável a Deus


E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
Marcos12:43

Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Lucas11:42






Jesus observando as ofertas dadas no altar, chama seus discípulos para uma lição:


“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
Marcos12:41-44

Dá para imaginar a tamanha fé que tinha aquela viúva, a confiança que tinha em Deus, e o amor a que se dispunha em ofertar? Pois era tudo o que ela tinha para seu sustento! E com amor ofertou ali no altar, sim por amor porque ficaria sem ter o que comer até, mas reconhecia a necessidade da obra do Senhor, e em total confiança que Deus a sustentaria dá tudo o que tem, oferta ao Senhor seu melhor, sua fé, confiança, reconhecimento verdadeiro da existência de Deus e ser Ele Deus sobre sua vida, e com amor oferta. E é disto que se agrada o Senhor, e isto Jesus ensinava ali aos seus discípulos.


Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus11:6

Atentemos que não é a quantia ofertada, mas a forma como é ofertada, a viúva ofertava com todo o seu ser e tudo o que tinha, enquanto os ricos apenas do que lhes sobrava e sem o devido reconhecimento a Deus.


Outro exemplo que nos deixa as Escrituras Sagradas, e na passagem de Jó, que já tinha perdido tudo o que possuía, até mesmo a própria saúde, resmungava sim, mas não blasfemava o Nome do Senhor, e já sem forças alguma ao ter um encontro com Deus, o reconhece verdadeiramente como Deus Todo Poderoso, mesmo estando totalmente falido e doente, declara que nenhum dos propósitos de Deus pode ser impedido.

Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Jó42:1,2

Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.
E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.
Jó42:8-10

Atentemos bem no que diz Deus, pois mesmo tendo aqueles homens bens e podiam dar ofertas, no entanto não testemunham um Deus Verdadeiro em suas vidas, enquanto Jó ofertaria ao Senhor tudo o que tinha, a confiança em Deus, o reconhecimento de ser Deus sobre sua vida e de seus amigos, e isto sim Deus aceitava como oferta agradável.
Atentemos ainda que mesmo aqueles homens obedecendo ali o mandar de Deus com holocaustos, Deus ainda assim aceita é a face de Jó que sequer algo para dar em holocausto tinha, no cumprimento da lei que tinham a seguir, mas Jó oferta tudo o que tinha sua fé.
Atentemos ainda que Jó não pede por si, mas sim pelos amigos, um ato de amor ao próximo mesmo estando nas condições que estava e aqueles ainda lhe acusando, Jó ora por eles. Do que Deus se agrada e restitui a Jó tudo quanto possuía e ainda em dobro.

Outra passagem que nos dá o mesmo exemplo é a da viúva de Sarepta :

“Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.
1Reis 17:12-16


Vejamos que era tudo o que ela tinha, a última porção de comida para ela e o filho, e que esperava depois disto a morte, No entanto por crer em um Deus Todo Poderoso sobre sua vida, é obediente ofertando em amor tudo o que possuía e primeiramente ao profeta de Deus, sendo-lhe suprido o mantimento por muito tempo ainda, enquanto muitos naquela época que mesmo tendo ofertas ao Senhor, ficaram sem ter o alimento para suas vidas. Vejamos que Deus se agradara daquela mulher por sua fé e obediência, pois à ela mandou o profeta para ser sustentado, e lhe dá o suprimento. Mas atentemos que não simplesmente ela vai obedecendo ao profeta, pois Deus já havia falado com ela antes avisando que enviaria o profeta, este veio só para confirmação da Palavra de Deus, ai sim ela em total obediência faz conforme ele disse. Pois nossas ofertas na obra do Senhor não são estipuladas por homens, mas sim Deus fala ao nosso coração que comovido vai ofertar com fé, obediência, amor e alegria.

Uma outra passagem que podemos ter como exemplo de oferta ao Senhor, é quando Josafá ia enfrentar o exército dos filhos de Moabe e dos filhos de Amom, não tinham homens e armamentos a altura de enfrentá-los, no entanto criam em um Deus Todo Poderoso sobre suas vidas:


“E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
2Crônicas 20:6
Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.
2Crônicas 20:12
E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre.
E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
2Crônicas 20:20-22

Atentemos que eles não tinham força suficiente para enfrentar aqueles exércitos, no entanto não ficaram simplesmente prostrados diante da situação, mesmo assim ofertavam ao Senhor o que eles tinham: a gratidão em louvores à Majestade Santa de Deus, o reconhecendo por ser Deus Todo Poderoso sobre suas vidas, um Deus bom em todos os tempos, E disto Deus se agradava, e enquanto louvavam, Deus os livra de enfrentar aqueles exércitos que entre si se destruíram deixando um grande despojo com riquezas ao povo que estava com Josafá.



São muitos exemplos nas Escrituras Sagradas assim de ofertas de fé, de servir à Deus com gratidão, obediência, louvores, amor, das quais Deus se agrada.

E outro exemplo já com quem tinha bens e riquezas a ofertar mas que o faziam voluntariamente por reconhecerem Deus como Senhor em suas vidas, também com louvores, gratidão e alegria, foi quando Davi prepara o suficiente para Salomão construir o templo à Deus:

“Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?
Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
1Crônicas 29:5,6
E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.
Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.
E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
1Crônicas 29:9-19
E o Senhor magnificou a Salomão grandissimamente, perante os olhos de todo o Israel; e deu-lhe majestade real, qual antes dele não teve nenhum rei em Israel.
1Crônicas 29:25

Atentemos que Davi tinha sido impedido por Deus de construir o templo por ter as mãos carregadas por sangue, homem de guerra, mesmo assim deixou tudo preparado para Salomão, e de tudo o que possuía ofertou ricamente em abundância , assim como o povo enchia as mãos para ofertar, e tudo por reconhecerem Deus por Deus verdadeiro, Senhor de tudo quanto há, de toda a riqueza na terra, com sinceridade ofertavam do que o próprio Senhor lhes tinha concedido, voluntariamente, com alegria e louvores ofertavam, do que Deus se agradara concedendo a Salomão o maior reinado daqueles tempos.

Atentemos ainda como Jesus falava sobre as ofertas feitas pelos fariseus em sua época:

Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
Lucas11:40-44

Observemos que Jesus lhes repreende por suas tradições sem que prestassem amor ao próximo com esmolas, e que seus dízimos eram tão somente para cumprir com a lei por eles mesmos já deturpadas, em importando ainda com detalhes em certos pontos desprezando outros tão importantes, como o amor e o juízo de Deus, Ofertas segundo a lei que já não agradavam a Deus pois não eram voluntárias, com gratidão com reconhecimento e fé em um Deus Todo Poderoso sobre a vida deles, sem amor, que faziam apenas para se aparecerem perante os outros, e por dentro escondiam suas imundícias. Ofertas das quais Deus não se agradava e nem se agrada até hoje.
Mas atentemos que Jesus ali não anula a necessidade de se dar o dizimo de tudo, de todas as primícias, pois diz que sim fazer estas coisas mas sem ocultar as demais.

Pois sim a casa de Deus, a obra de Deus precisa sim de suprimentos financeiros, temos por obrigação de ofertarmos do que Deus concede que tenhamos, mas devemos fazê-lo voluntariamente, por amor, com gratidão, com fé e alegria.

Devemos sim ofertar do nosso melhor com louvores, adoração, reconhecendo ser Deus Todo Poderoso e digno, cumprindo com os principais mandamentos de Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, obedecendo o 'ide', servindo a Deus com um viver de caráter renovado em Cristo Jesus. Ai sim Deus vai se agradar de nossas ofertas e nos dar de suas promessas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.