Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Versículos do dia :A cura de um surdo gago e de um cego


E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
Marcos7:35

Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
Marcos8:25






Jejus exercia seu ministério com autoridade, com excelência, pregava o arrependimento e o reino dos céus, ensinava, realizava curas, expulsava demônios, isto por todos os lugares onde ia, não ficou parado em determinado lugar, mas percorria todas as cidades entre os judeus e as redondezas dali.
E não foi diferente em Decápolis, onde curou um surdo e gago:


“E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis.
E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele.
E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua.
E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.
E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam.
E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos.
Marcos7:31-37

Assim temos nós que exercer nosso ministério, sair do conforto de nossos lares e ir de encontro com os necessitados. Temos que fazer o que cabe a nós, o 'ide', as atitudes, o amor ao próximo, e deixarmos Deus agir.
E Deus tem a sua forma de agir, não do nosso jeito, pelo nosso querer, mas da forma como Ele o determinar, e nós temos é que aceitar, obedecer e confiar.
Segundo dados geográficos, Jesus fez um caminho mais longo para chegar onde queria, deu voltas a mais, talvez para querer mais tempo junto a seus discípulos para os ensinar mais reservados das multidões.

Jesus impunha as mãos sobre os enfermos junto as multidões e os curava, assim ao lhe trazerem o surdo e gago, na fé clamaram que Jesus pusesse as mãos sobre ele, esperavam ver ali mais um milagre de Jesus.
No entanto Jesus desta vez tira o surdo do meio da multidão, e a parte, a sós, lhe põe os dedos no ouvido, e cuspindo saliva toca-lhe na língua, clamando ao céu para que fossem abertos. Atentemos em quantas atitudes teve Jesus, primeiro lhe tira de entre a multidão, depois lhe toca nos ouvidos, em seguida cuspe e toca-lhe a língua. Compreendamos que em Seu Poder Jesus poderia apenas ter ordenado a cura e a realizado junto a multidão, como todos esperavam, mas não, o fez de outra forma. Podemos tirar muitos exemplos e ensinamentos com esta passagem.

Primeiramente que não ordenamos de como Deus tem que agir, Ele tem sua própria forma de agir, Ele é o Senhor, a Ele pertence o Poder, por mais que tenhamos visto outros feitos de Deus não significa que podemos o clamar e determinar a repeti-los. Ele é Deus! E sua forma de agir, por mais que não a entendamos, é perfeita para solucionar qualquer problema que tivermos, para realizar seja qual for o milagre.

Vemos também que Jesus tinha o Poder, mas utilizou de atitudes para o efetuar como homem que era, e é isto que espera de nós, que tenhamos atitudes de fé para nos revestir de Poder, Ele quem nos direciona.
Mas isto não significa que devemos sair por ai cuspindo na mão para tocar enfermidades, a não ser que em particular Deus nos ordene desta forma, mas vejamos tirou o enfermo da multidão, e a parte lhe tocou até utilizando de saliva, creio eu que isto pode significar os recursos que nos deixa aqui em terra, os médicos, cada um em sua especialidade, receitando de remédios de acordo com o conhecimento que obtiveram com a permissão de Deus, cabe a nós confiarmos em Deus de que o médico a que buscarmos seja por Ele direcionado, crermos que o método utilizado não provem do homem somente, mas sim com o agir de Deus, que sempre tem o controle de tudo.

Outro ensinamento que podemos obter é que as vezes ao meio de uma multidão queremos ver o agir de Deus, mas Ele pode estar nos direcionando a um particular com Ele, a uma intimidade com Ele, a uma confiança pessoal, que devemos buscar em oração individual, para recebermos o milagre.
Ou então que mesmo a multidão estejamos assim em espírito ligado a Ele somente, ou seja, não adianta estarmos na igreja até mesmo cantando e ouvindo, mas estarmos observando a postura, a vestimenta o comportamento de outro irmão, ou então estarmos com nossos pensamentos la fora, em nossa casa, em nossos entes queridos, ou em nossos problemas ou deleites carnais, mas sim em espírito estarmos totalmente em comunhão com Deus, adorando, aprendendo, ouvindo seu falar conosco, e ai então podermos sentir o agir de Deus em nós, recebermos de seu milagre. Nisto vemos a diferença em um final de culto enquanto uns dizem foi uma benção, Deus falou comigo, outros se perguntam não consegui ver nada disto….

Jesus ali não deixou de exercer sua autoridade e poder, mas os fez mediante atitudes firmes e convictas no resultado da cura. Temos que confiar que quando estamos tendo atitudes de fé, Deus está agindo a nosso favor.

Outra coisa muito importante atentamos que Jesus direcionou seu olhar ao céu, ou seja não apenas por sua atitude humana mas pelo Poder do Pai o milagre acontecia.
Também o fato da saliva, saibamos que naquela época a saliva era dita como curativa para os olhos, mas não para a língua, mas atentemos que o homem tinha sua própria saliva e não era curado, no entanto ao Jesus lhe tocar com sua própria saliva demonstra que é através da Palavra de Deus, do Poder de Deus que o milagre acontece.
Não podemos nos gloriar, achar que por nós mesmos podemos realizar, mas sim com nossas atitudes clamarmos a Deus, reconhecermos que Deus agiu, e toda honra, todo o Poder e toda a Glória à Ele somente.

Outro exemplo disto tudo vemos na passagem do cego em Betsaida, atentemos:

“E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.
Marcos8:22-26

Atentemos que uma mesma situação, de onde tiramos os mesmos exemplos e ainda mais, atentemos que na cura anterior o surdo e gago voltou a ouvir e falar corretamente de imediato, já aqui o cego a princípio via sim mas apenas como vultos, no que Jesus tornou a ter atitude tocando-lhe novamente. Saibamos que isto não seria necessário pois sim Jesus poderia ter apenas ordenado e a cura realizado. Mas nos deixa o exemplo para não desistirmos na primeira tentativa, para perseverarmos com atitudes de fé, tanto no agir quanto no esperar o milagre em nós realizar por completo, pois Deus não faz nada pelas metades, tudo é perfeito com o agir de Deus.
Mas entendamos que Deus também tem o seu próprio tempo, e é diferente do nosso, não adianta querermos tudo de imediato, temos que perseverar e confiar.
Esperarmos pelo tempo de Deus sim, mas não ficarmos parados de braços cruzados, vejamos Jesus voltou a tomar a atitude de impor as mãos sobre o cego, e assim nós temos que esperar confiantes, mas agindo com atitudes de fé plena.


Outra maneira de absorvermos lições com estas passagens é relacionar as doenças com o espiritual, ou seja um surdo e gago, quase mudo, alguém que não dá ouvidos a Palavra de Deus, ou por não querer ouvi-las simplesmente, ou por ouvi-las mas não colocá-las em prática, não obedecer, torna-se surdo espiritualmente e assim nada pode falar da Verdade, assim como o torna cego pelo caminho, não discernindo o bem do mal,
Sabendo-se aqui que Decápolis não era dos judeus mas sim um conjunto de dez cidades gregas, gentílicas, também governadas por Roma. E Jesus ali indo justamente nos dá esta visão do espiritual, um povo que não tinha Deus, e ali ensinava também os judeus que não queriam se render a Jesus, não davam ouvidos as suas palavras, a Verdade, e ali realizava curas pois era de conhecimento dos povos os sinais e prodígios que Jesus realizava, de certa forma o criam para receber bençãos, tanto que levavam seus enfermos, enquanto os próprios príncipes dos sacerdotes e anciãos entre os judeus não o criam, e assim Jesus manifestava seu Poder a todos. Ainda demonstrando aos judeus o que era não crer em Deus, mesmo em terem que seguir uma lei com regras era para os conduzir as bençãos, mas mesmo assim rejeitavam e seguiam outros deuses, deturpando a própria lei, estando já em verdadeiras trevas, totalmente cegos. Mas que se aceitassem o agir de Deus, através de Jesus seriam curados. Mesmo assim endureciam o coração e o rejeitavam.

“Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
Isaías28:11,12

E assim o é até os dias de hoje, quantos 'surdos', 'gagos' que estão deturpando a Verdade do Evangelho genuíno,  e 'cegos' na Verdade de Deus, mas se for aceito, se houver fé, Jesus é a cura para toda a enfermidade espiritual.

Outra lição é que se quisermos ser definitivamente curados temos que sair da multidão, com as influências carnais, e nos dedicarmos à Deus. Ai sim teremos a oportunidade de ouvir verdadeiramente a Verdade, e podermos então usar do livre arbítrio de obedecê-la ou não para materializar nossas bençãos.
E igualmente aquele cego via a princípio apenas vultos, é assim conosco no início da Palavra ouvida agindo em nós fica primeiro embaralhado, mas no persistir vai se abrindo entendimento e então podemos nos arrepender verdadeiramente e receber o Espirito Santo de Deus para nos dar total clareza da Verdade, e nos tornará curados da cegueira espiritual.



E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.
Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
2Samuel 23:4,5



E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2Pedro 1:19-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.