Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 19 de agosto de 2017

Versículos do dia: A crucificação de Jesus


E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
Mateus27:29

E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.
Mateus27:35







Logo após Jesus ser condenado injustamente é entregue aos soldados que o cobriram com uma capa de cor vermelha muito viva, puseram-lhe a coroa feita de espinhos, bateram Nele, deram-lhe um cetro, se ajoelhavam diante dele escarnecendo dizendo Salve o Rei dos Judeus, cuspiam Nele, batiam-lhe na cabeça com uma cana.


“E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte.
E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;
E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.
E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.
Mateus27:27-31

É possível imaginarmos tamanha humilhação, dor física, mental e moral que Jesus sofria ali? Lembrando que totalmente justo e inocente o era. Mas a tudo suportou, isto por amor a nós. Que não nos esqueçamos disto antes de ficarmos murmurando em adversidades que passamos.
Depois de o haverem escarnecido e o espancarem, tiraram-lhe a capa e devolveram suas vestes para o levar a ser crucificado.
Tamanha já tinha sido os maltrato a Jesus, com açoites tanto já tinham lhe ferido, que tiveram que convocar um homem obrigando-o a carregar a cruz de Jesus, pois Ele não tinha mais forças físicas para o fazer, dá para imaginar em que situação se encontrava Jesus ali?


E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.
Mateus27:32

“E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam.
Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.
Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!
Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.

Entre a multidão, que a tudo seguia, tinha os bons e os ruins, e mulheres o lamentavam, e mesmo estando Jesus em tamanho sofrimento ainda encontra animo para lhes falar que não chorassem por Ele mas sim por elas mesmas, pecadoras, e seus filhos, proferindo mais uma vez sobre os finais dos tempos, já profetizado, quando muitos pedirão a própria morte. Atentemos que mesmo ao meio de tanta dor, sofrimento, angustia, Jesus ainda alerta ao arrependimento, pois haverá sim um fim.
Seguiam outros dois malfeitores que também seriam mortos.

E os altos de Áven, pecado de Israel, serão destruídos; espinhos e cardos crescerão sobre os seus altares; e dirão aos montes: Cobri-nos! E aos outeiros: Caí sobre nós!
Oséias10:8
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Apocalipse6:15,16

No final da caminhada chegam no Calvário, onde Jesus é crucificado:

“E, chegando ao lugar chamado Gólgota, que se diz: Lugar da Caveira,
Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.
E, assentados, o guardavam ali.
E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: este e³ jesus, o rei dos judeus.
E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.

E por cima dele estava escrita a sua acusação: O REI DOS JUDEUS.
E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.
E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.

“E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.
Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.
Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.
João19:17-24

Atentemos que segundo narrativa de João, foi o próprio Pilatos quem escreveu a gravura que fora colocada acima na cruz, tendo escrito, como se afirmando: O Rei dos judeus, e ao ser corrigido pelos soldados não volta atrás em seu feito, atentemos ainda que fora escrito em hebraico, grego e latim, para que todos que por ali passassem, por ser perto da cidade, e de ter gente de toda a região, pois comemorava-se a páscoa, e em suas línguas o pudesse ler.


“Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Isaías53:12
“Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
Salmos22:18

Conseguimos imaginar tamanha dor dos pregos sendo cravados nas mãos e nos pés? Tamanho sofrimento da crucificação? E ainda após ter sido tão cruelmente espancado por todo o trajeto entre julgamentos e Calvário, provavelmente sem comer nada, pois estava preso e amarrado, imaginemos quão fraqueza na carne sentia ali, mas em nenhum momento pensou em desistir, já houvera decidido ser por sacrifício pelo homem.
Não vou entrar em detalhes, mas fiquem a vontade de procurarem informações sobre o que era uma crucificação, tudo o que ocorria com o corpo, a atrocidade, o tamanho das dores sentidas.
Mas estava ali Jesus sem nenhum crime, totalmente justo e puro, a tudo suportando tão somente por Amor. Já ouviu falar de alguma declaração de amor nestes termos? Pois é Jesus nos declarou este Amor.
E mesmo ao meio de tamanho sofrimento Jesus ainda encontra forças para clamar ao Pai pelos que o estavam condenando e crucificando, que amor é este por pecadores heim?!

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
Lucas23:34

“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
João19:25-27

E assistindo a tudo isto estava Maria, mãe de Jesus, imaginemos qual era sua dor ali ao ver o filho naquela situação.
E Jesus mesmo ao meio de tudo aquilo, se compadece de sua mãe, se preocupa como futuro dela, pois era filho primogênito e naquela época era papel deste sustentar a mãe e irmãs se tivesse, logo vendo ali seu discípulo que mais amava e confiava, disse-lhe: Mulher, eis ai o teu filho, dizendo àquele Eis ai tua mãe, transferindo assim a sua responsabilidade para o discípulo de não deixar Maria desamparada.
Atentemos que Jesus se refere à Maria como mulher, e não como mãe, pois creio eu que ali dava por encerrado a missão de Maria, pois para onde iria após a ressurreição não necessitaria de mãe, tão somente do Pai Celestial.
Não constando na Bíblia nenhuma referência a alguma senhora digna de tal adoração, somente consta o Nosso Senhor, nosso Pai Celestial, Deus eterno!, e tão somente através de Jesus chegamos à Ele, à Ele todo Poder Honra e Glória. . 


“E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,
E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.
E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam:
Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.
Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.
E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados.
Mateus27:39-44

“Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
Salmos22:7
“Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
Salmos22:8


E todos quantos o via na cruz ficavam inconformados, pois Ele que esperavam por rei e salvador na terra estava com seus minutos contados em total fraqueza, e zombando diziam a Ele para que se salvasse se fosse Filho de Deus desceria da cruz. Também os escribas, saduceus, fariseus, os anciãos os príncipes dos sacerdotes, escarnecendo diziam que desde que salvou os outros, com tantos sinais, porque não salvava-se a si mesmo. Dizendo ainda que se descesse da cruz creriam Nele, quanta hipocrisia não? Os próprios que o condenaram!, mas se fosse então declarado rei sobre os judeus, o que bem podia requerer Jesus, teriam então que sim ser seus servos e crerem Nele, vê tamanha afronta a Jesus.
Mas atentemos que Jesus ali totalmente exposto, humildemente cumpria com a vontade do Pai, a qual já tinha aceito e decidido, estava a ser por sacrifício agradável à Deus pela humanidade. E tudo já profetizado anteriormente.
Dá para imaginar o que Jesus sentia ali naquele momento: Tamanha dor física, mental e moral, humilhação, afrontas.

Até mesmo um dos malfeitores que crucificado estava ali junto de Jesus blasfemava Dele, pedindo para salvar-se a Ele e aos dois que estavam na cruz, no entanto o outro o repreendia dizendo se não temia a Deus, pois era um condenado, dizendo ainda que a eles dois tinham feito justiça, eram criminosos, mas que Jesus era inocente e padecia junto deles, e ali arrependido reconhecendo Jesus por Rei eterno em um ato de fé esplêndida, aceitando o reino dos céus, pedindo a Jesus que se lembrasse dele, no que lhe confirmou Jesus que sim estaria com Ele.

“E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Lucas23:39-43


Conseguimos conciliar a tudo isto? Jesus, homem como somos, ali sofrendo tanto, sem culpa alguma, já como maldição do pecado que Ele próprio nenhum sequer tinha mas que o passava para nos redimir dos nossos? Prestes a ter a morte de cruz, não resmungava, não clamava mais ao Pai, pois decidido já estava em ser por sacrifício por mim e por você.

Que lembremo-nos sempre deste sofrimento como homem que Jesus passou, antes de ficarmos resmungando, murmurando em nossas aflições, que tenhamos aprendido com as orações que Ele fez no Getêsemini, pois era com Ele o anjo do Senhor lhe dando paz e sustento.
Que nos lembremos de tão alto preço que pagou ali por nós, que entendamos de uma vez por todas que é somente através de Jesus que podemos chegar à Deus.
Que nos lembremos, para que possamos nos abrir completamente em orações a Ele, declarando todos nossos sentimentos, pois Ele sim nos pode compreender e justificar perante o Pai.

A cruz naquela época era símbolo de vergonha, de maldição, e Jesus tomou o lugar de Barrabás,pecador, lugar de todos nós, como disse Paulo se fazendo maldição por nós, nos resgatando da maldição da lei.
Tudo fora realizado por Deus, tudo já feito, agora depende de cada um de nós o aceitarmos ou não.



porquanto o pendurado é maldito de Deus;
Deuteronômio21:23

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Gálatas3:13

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João3:16







Quem quiser mais detalhes sobre o sofrimento de um corpo humano em uma crucificação, o que Jesus sofreu como homem, indico um site: http://www.ebdonline.com.br/estudos/sofrimentocristo.htmhttp://www.ebdonline.com.br/estudos/sofrimentocristo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.