Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Versículos do dia : Jesus no Sinédrio, Pedro o nega e se arrepende



Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,
Mateus26:66-67

E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
Mateus26:75






Tendo sido preso Jesus fora levado para casa do sumo sacerdote, vejamos o ocorrido ali:


“E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.
Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte;
E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, nào o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,
E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,
Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?
Mateus26:57-68

Atentemos que ali já estavam reunidos os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas, fariseus e saduceus, formando um conselho para acusar Jesus a morte.
Pedro, o discípulo que replicou com Jesus de que lutaria até o fim com Jesus, dando sua própria vida junto com a Dele, ficou a distância, escondido, só observando os acontecimentos, cadê aquela fidelidade que declarara? Simplesmente se acovardou. E nós estamos firmes com Jesus em quaisquer circunstâncias, ou também nos acovardamos e nos escondemos?

Com testemunhas falsas procuravam motivos para matar Jesus, mas os testemunhos não eram coerentes, sendo ilegal um julgamento assim, deveria ser melhor averiguado. Sendo indagado pelo sumo sacerdote sobre as acusações que lhe faziam, Jesus se cala, mas insistindo aquele, pressionando Jesus a se declarar culpado, com a pergunta se Jesus era o Cristo, Filho de Deus, no que Jesus diz que ele próprio o havia dito acrescentando que em breve veria o Filho do homem assentado no trono do Poder de Deus, vindo sobre nuvens no céu, o que bastou para que o sumo sacerdote o acusar de morte por blasfêmia, no que todos do conselho concordaram, sem sequer colher dados e testemunhas a favor de Jesus.
Ali Jesus, com as mãos amarradas, já fora espancado e humilhado ao ponto de até lhes cuspirem no rosto.
Dá para imaginar a dor física, e espiritual de Jesus ali? Já era acusado pelo pecado do homem pois sobre o que disse sequer houve averiguações, um veredicto ilegal, sozinho estava.

Vejamos ainda como João relata o ocorrido:

“Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram.
E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano.
Ora, Caifás era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo.
João18:12-14
E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.
Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.
E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?
Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?
E Anás mandou-o, maniatado, ao sumo sacerdote Caifás.
João18:19-24


Este julgamento de Jesus fora ilegal diante das regras que existiam naquela época. As testemunhas eram falsas, provavelmente subornadas, estavam apenas buscando alguma coisa para apresentar Jesus como culpado a Pilatos, mas já o haviam condenado, sendo pressionado pelo sumo sacerdote, que lhe força a dizer a verdade de Ser sim o Filho de Deus, não havia uma justiça ali presente quando todos condenaram Jesus.
Jesus ainda calmamente, sem exigir mas diz que aquele julgamento era ilícito, que do que o acusavam esteve Ele pregando abertamente em publico, entre eles, e por isso não fora preso, e sequer ouvirem testemunhas a seu favor estavam preocupados.  
Atentemos que não houve intervenção de Deus para que se fizesse justiça, pois assim não restaria duvidas que não houve culpa em Jesus, fora julgado indevidamente, mas atentemos que não reclamou, apenas se submeteu, era para cumprir o sacrifício perfeito. Tudo conforme já profetizado anteriormente, inclusive pelo próprio Caifás que ali o julgava, e o que queria por seus interesses era sim o matar e não lhe dar um julgamento digno. 

Neste meio tempo, Pedro do lado de fora porém dentro dos portões do sumo sacerdote, junto aos inimigos de Jesus, nega que conhecia Jesus, uma vez, na segunda já sob juramento que não conhecia Jesus, e pela terceira vez já jurando e praguejando, nisto ouve o galo cantar e lembra-se das palavras de Jesus, saindo então dali chora amargamente arrependido.

“Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
Mateus26:69-75

Atentemos como este momento está sendo totalmente pesado para Jesus, enquanto fora preso e estava sendo condenado por fariseus, escribas, saduceus, até principais dos sacerdotes , pessoas incrédulas, pecaminosas, afastadas de Deus, seus discípulos, amigos que criam Nele, aqueles a quem Jesus amava e por eles era amado, que com Ele se assentavam para comer, que davam crédito as suas pregações, naquele momento da prisão fugiram todos, e Pedro estava ali o negando perante os outros, se misturando com os inimigos de Jesus que também já era uma negação.
E hoje temos um cenário mais ou menos assim, temos os incrédulos, os que não creem nem seguem o evangelho de Jesus, que não esperam sua volta, pecaminosos afastados de Deus, que anulam declaradamente o sacrifico de Jesus, que o negam como Filho de Deus. . Mas temos também muitos que dizem estar seguindo Jesus, mas não coloca em prática seu evangelho, negando sua existência em suas vidas,se misturando aos incrédulos; e ainda pior tem os que estão em lideranças religiosas que acabam negando Jesus com heresias, e além de buscar suas próprias condenação ainda levam muitos juntos.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2Coríntios 4:4


Lembremos da autoconfiança que tinha Pedro quando jurava dar sua vida junto com Jesus, de nada adiantou e de nada nos adianta, somos dependentes de Jesus. Lembremos que deixou de orar junto com Jesus, não sendo fortalecido para este momento, estando ali com medo e negando a Jesus, atentemos quanta falta nos faz a vigília e oração.
Mas Pedro em seu coração lembra das palavras de Jesus, se recorda de todo o tempo de ensinamentos que teve junto ao Mestre, do amor que Este lhes desprendia, e ao se ver negando tudo aquilo, se arrepende e chora, mas atentemos que não chora simplesmente, chora amargamente, com verdadeiro arrependimento de coração e alma, tanto que fora restaurado depois, vindo a se converter e ser um líder.
E nós, temos 'ouvido o galo cantar'? Estamos atentos ao que o Espirito Santo de Deus tem nos alertado? Conseguimos enxergar os erros que cometemos que acaba por negar a existência de Jesus em nossas vidas? Nos damos conta que somos sim pecadores, nos lembramos dos ensinamentos de Jesus para por em pratica? Reconhecemos que somente em Jesus temos a salvação? E verdadeiramente nos arrependemos ?
Nos lembramos do quão grande Amor Jesus declarou por nós?

Prestemos atenção na tamanha humilhação que Jesus ali enfrentava, mas humildemente se portava, pois já tivera aceito fazer a vontade do Pai. Sofria, mas calado, sem buscar defesa. Lembrando que Ele buscou a Deus em oração no Getsemani e recebeu sustento e consolo através de um anjo que era com Ele, e assim que a tudo enfrentava. Esperava sim pela grande justiça do Pai.
Conseguimos em nosso dia a dia nos lembrar sempre do que Jesus fizera por nós, do quanto como homem com os mesmos sentimentos nossos enfrentou ali, ou ficamos frustrados diante de nossas adversidades, nos sentido as vezes os mais humilhados perante os outros, nos achando os mais injustiçados, esquecendo-nos de buscar refúgio em Jesus, pois Ele sim nos pode compreender, e nos aliviar, como o prometeu, e Nele sim encontraremos a justiça vindoura.
Somos fracos sim, assim como Pedro o foi, mas no arrependimento verdadeiro veio depois a receber do Espirito Santo, quando fora fortalecido e convertido como Jesus o predissera.
Lembremo-nos que Jesus passou e venceu tudo isto no mundo por nós, e nos deixou Seu Santo Espirito para ser conosco.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus11:28

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João16:33

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
João14:16


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.