Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 20 de agosto de 2017

Versículos do dia: A morte de Jesus


E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
Mateus27:50

E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Mateus27:51








“E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias,
E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.



Jesus estava na cruz injustamente perante todos os tribunais terrenos, tudo para se cumprir com o plano de salvação de Deus para com o homem, e estavam ali os incrédulos escarnecendo de Jesus, no entanto o tribunal celestial se reguardava para justiça, e abalou-se a estrutura do dia, por volta do meio dia, horário que o sol é mais ardente, houve trevas, o sol deixou de brilhar por toda a terra, até as três horas da tarde, horário em que se ofereciam sacrifícios no templo, e bem nesta hora o próprio Deus se fazia em sacrifício eterno através de Jesus.
Ali naquele momento na cruz Jesus se sente só, tamanho era seu sofrimento que nem mais o anjo do Senhor o podia sustentar, horário em que recai sobre Jesus o pecado de toda a humanidade, e o próprio Deus não podia lhe colocar os olhos por causa do pecado, ficando Jesus completamente só, totalmente inocente, mas carregado de toda maldição do pecado, e clama ao Pai por que o tinha desamparado!
Coisas que nos são reveladas, mas naquele momento os que ali se encontravam nem imaginavam o que estava acontecendo, alguns até diziam que Jesus chamava por Elias, um até quis lhe dar de beber, outros diziam que o deixasse pois talvez Elias o viesse salvar.
E Jesus em um grande bramido, já não suportando o peso de todo o pecado, tamanha dor, tanto física como mental como espiritual, entrega seu espírito ao Pai.

Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
João19:28-30

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
Salmos22:1
Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre
Salmos69:21
A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte
Salmos22:15
Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, Senhor Deus da verdade.
Salmos31:5

Atentemos que tudo já era plano de Deus, tudo já houvera sido profetizado anteriormente, e Deus o fez cumprir.
Deus não poupou a vida de seu próprio filho por amor a nós. Que Amor é este por mim e por você!
Deus sentiu ali a morte do homem em seu filho, e não suportando e não podendo se render vendo a tamanha maldição do pecado, lhe dá as costas, e Jesus ficando completamente só e desamparado, assumindo todo o pecado e sua maldição, entrega o próprio espírito ao Pai.

Atentemos que Jesus não morre simplesmente, Ele se rende, se entrega, assume a cruz, dá a própria vida, desde o Getêsemani, até ali quando entrega o espírito ao Pai, já com tantos desgastes de sofrimento e agonia, sofrendo a morte carnal.

“E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.
E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir;
Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
Mateus27:51-56

“E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.
E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas.
Lucas23:44-49

Tamanho fora o acontecido que rasgou-se o véu do templo em dois, por completo, de alto a baixo, havendo naquele momento terremotos em toda a terra, e até as pedras se dividiam. Sepulcros foram abertos e houve até ressurreições. O que deixou assustados os centuriões que guardavam a Jesus, os quais reconheceram ser Jesus o Filho de Deus por tais sinais.
Mas a multidão que ali se ajuntara para ver a crucificação, sai batendo no peito, ainda diante de todo o ocorrido se gabando. E mais adiante estavam só observando e sendo testemunhas as pessoas que estiveram com Jesus mais de perto, que o seguia com interesse em seus ensinamentos, até mesmo mulheres que o seguiam desde a Galiléia, e que o serviam com seus bens.

Atentemos muito bem ao que significa o 'rasgar do véu do templo', além de ser algo físico que não deveria acontecer, pois não se tratava de um véu frágil que conhecemos hoje, mas tecido de linho fino torcido, muito resistente, até a deterioração resistia, cuja obra prima era de fios de ouro e de purpura bordados de querubins, mas sim ali como véu para encobrir o lugar santíssimo, que abrigava a arca do testemunho, o 'Santo dos Santos', uma separação entre aquele altar e o santuário. Compreendamos o significado espiritual deste véu ter se rompido por completo deixando sem separação o santuário, pois ali naquele local encoberto pelo véu somente os sumo sacerdotes podiam entrar para orar pelo povo, e havia todo um ritual na lei que envolvia a entrada e permanência destes ali onde representava ter a presença Santa de Deus, pois eles eram intermediários entre o povo e Deus, e tudo isto estava rompido com a morte de Jesus, pois com sua ressurreição e ascensão ao Pai, passa a ser o Único intermediário entre Deus e o homem, além de nos ter deixado Seu Santo Espirito para conosco estar, para em nós mesmos fazer morada, ou seja hoje somos nós o templo, em nós achamos o lugar do Santo dos Santos, onde em qualquer lugar, hora ou circunstância temos sim acesso direto com Jesus.

Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo,
Êxodo26:31-33

Atentemos ainda o que João nos relata com relação da morte de Jesus:


Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;
Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.
Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.
João19:31-37


Atentemos que era sexta-feira ainda, e como não queriam os soldados ficarem guardando os crucificados no dia de sábado, pediram a Pilatos para quebrarem as pernas daqueles antecipando-lhes a morte e fossem dali tirados, E assim foram e quebraram as pernas dos dois ladrões crucificados para tanto, no entanto quando chegaram em Jesus, verificaram que este já havia morrido então não foi necessário lhe quebrar as pernas, mesmo assim ainda um dos soldados para confirmar aquela morte furou o lado de Jesus com uma lança, e dali saiu o sangue e água, do que testificou.
Atentemos que este testemunho ainda mais nos dá a certeza de que o próprio Jesus dera ali a sua vida, e ali ficou seu sangue derramado por nós. E tudo também já profetizado anteriormente, para que de nada no plano de Deus fique em dúvida.

Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
Salmos34:20
Dela nada deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.
Números9:12

Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Zacarias12:10

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Apocalipse1:7



Atentemos ainda do quanto significado tem também a morte de Jesus por ocasião da páscoa dos judeus, pois comemoravam a libertação que Deus os dera do Egito os levando para a terra prometida, dias em que faziam seus sacrifícios de purificação, todo um ritual, que já não bem recebidos por Deus, pois já haviam corrompido totalmente a lei, sacrifício incompleto sempre, pois renovado de ano em ano.
E Jesus fora o único sacrifício perfeito e agradável a Deus, o Cordeiro Santo, puro e imaculado, que cujo sangue sim nos fica para purificação, para libertação do cativeiro do mal, nos resgatando do lamaçal do pecado para uma vida eterna no reino dos céus, cuja água ali vertida junto sim nos lava de toda impureza. Sacrifício único, real e por toda a eternidade. .O que fora ressuscitado e voltou ao Pai, que hoje vive e reina eternamente, esta a nossa Pascoa, a lembrança mais viva que temos que ter em nossas vidas com esperança do por vir.
Que entendamos de uma vez por todas que se houvesse outro meio para esta purificação, quer seja com sacrifícios carnais ou espirituais, com reencarnações ou outro tipo de sobrenatural, com esforços do próprio homem, ou qualquer outra coisa, Deus o teria realizado e aceito em nós, e pouparia a vida de Seu Filho Amado. Mas Deus, o Criador conhece muito bem sua criatura, e provou sua morte através de Jesus ali na cruz, o Cordeiro Santo que nos trás a Paz, que nos reconcilia com Deus, que nos garante a vida eterna para qual fomos criados. Nossa esperança no por vir. Nossa salvação. Único e Suficiente!

Que Amor é este de Jesus por nós? A maior declaração de Amor já manifestada na terra.
A morte de Jesus fora em nosso lugar! Foi por mim! Foi por você!

A Nova e eterna aliança de Deus para conosco, selada pelo sangue de Jesus ali na cruz, temos todos acesso ao Pai através de Cristo Jesus, mas que entendamos tão somente através de Cristo Jesus. E depende de nós o aceitarmos ou não. 

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados
Mateus26:28

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Hebreus8:6

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Hebreus9:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.