Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 24 de julho de 2017

Versículos do dia: Divórcio


Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis2:24

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Mateus19:9






Atualmente o divórcio é um ato legalizado e muito utilizado, mas isto porque o casamento já não é mais como Deus instituiu. Pois Deus fez o homem e a mulher para que se unissem em um compromisso firme de formar nova família, tornando-se uma só carne que não se separa.
Mas o homem em sua dureza de coração, e já afastado de Deus, tinham por costume deixar a mulher, o que foi imposto então por Moisés na lei a carta de divórcio.
Mas vejamos o que Jesus com a Verdade nos vem ensinar e estabelecer: “ Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” , e que quem se separa e se casa novamente com outra pessoa comete adultério.

Mas atentemos bem que Jesus coloca uma exceção, faz uma concessão, que salvo por ato de fornicação, infidelidade, traição, ou seja relações sexuais fora do casamento, o que então é permitido o divórcio. Ficando assim livre de adultério para novo casamento a parte que fora traído.
Mas entendamos que é uma única concessão para o divórcio se não houver perdão por parte do homem, não que seja uma condição imposta. E também não porque Deus assim o queira, pois Deus abomina o divórcio, mas por causa do coração humano, mas Deus abomina também a infidelidade,



“Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.- Mateus19:3/9

“Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.
Malaquias2:15,16

“Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus5:31,32

“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará
Hebreus13:4


Logo com este ensinamento os discípulos de Jesus entenderam que então não convinha o casamento, mas Jesus alerta por causa da condição humana, que nem todos poderiam viver assim, salvo aqueles a quem por Deus for concedido. Alguns já desde o nascimento, outros por imposição do próprio homem, e ainda aqueles que fizerem por si mesmos votos com Deus por causa do reino dos céus. Mas tudo se individualmente aceito.


Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus19:3-12



Vejamos ainda como o apóstolo Paulo, instruído pelo Espirito Santo de Deus, coloca esta questão perante os coríntios, mas entendamos que por permissão e não por mandamento:


“Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
1Coríntios 7:6-16



Observemos que aqui Paulo coloca uma outra exceção, que o crente não está amarrado a um casamento de jugo desigual quando a outra parte quiser se separar, isto para que haja paz no lar, mas atentemos que Paulo não se refere a carta de divórcio, nem mesmo a novo casamento, apenas se o descrente quiser partir que parta, nem que deve o crente repudiar o descrente.



Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Marcos10:9



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.