Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 10 de junho de 2017

Versículos do dia: votos e juramentos...


Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará. Números: 30:2 


Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Mateus5:34







Na lei, dada no antigo testamento era estabelecido votos ao Senhor, e de tudo quanto juravam tinham que cumprir; contudo era tanta desobediência, que muitas coisas acrescentavam ou tiravam da lei de acordo com seus próprios interesses, se distanciando o povo cada vez mais de Deus, tanto que Jesus diz aos escribas e fariseus (doutores na lei, e principais religiosos, muitos rigorosos no cumprimento da lei naquela época) chamando-os até de hipócritas ( veja Mateus 23), e por falarem sobre os votos e juramentos, quanto a que os que juravam pelo santuário, nada era, mas se pelo ouro do santuário ficavam devedores do juramento, e da mesma forma para os que juravam pelo altar nada era, mas se jurassem pelas ofertas do altar eram assim devedores;  e Jesus dizendo-lhes que eram insensatos e cegos pois maior o santuário que santifica o ouro e maior o altar que santifica a oferta, e acrescendo que quem jurasse pelo templo juraria por ele e por Aquele que nele habita, e quem pelo altar também sobre tudo que está nele, e quem jurasse pelo céu jurava pelo trono de Deus, e por Aquele que no trono está assentado

Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
Mateus23:16-22

Ainda no evangelho segundo Mateus, Jesus ensinava aos discípulos o que fora dito aos antigos para não jurar em falso que deviam cumprir com o juramento ao Senhor; Ele porem dizia que de maneira nenhuma era para jurarem, nem pelo céu, nem pela terra, nem por Jerusalém, nem pela própria cabeça, pois ninguém pode tornar seus próprios fios de cabelo em preto ou branco, que em vez de jurarem deviam proceder de forma tal que o falar fosse sim, sim ou não, não, sem adendos de procedência maligna, para que não venha condenação. 


Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus5:33-37
Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Tiago5:12

Em Deus não há dúvidas, Nele sempre o sim à Suas promessas, em Jesus houve o sim! E à isso devemos dizer assim seja, amém, e tudo para a Glória de Deus em nós, e não por nós mesmos com votos e juramentos. 
Hoje em dia temos que estar atentos porque também existem os falsos profetas que se dizem doutores na lei de Cristo e muitos que também são rigorosos em suas próprias doutrinas, por isso devemos vigiar nossas atitudes e ao que nossa boca diz, se sim, sim, se não, não; e de tudo estarmos consultando a Lei do Amor de Jesus, as Escrituras Sagradas,  para sabermos se sim ou não.

Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.
Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.
2Coríntios 1:19,20

Mas pelo próprio Moisés fora dito que se abstendo do voto o homem não teria pecado, portanto melhor não fazer um voto do que faze-lo e não cumprir para condenação. Jesus não proíbe o voto, apenas o retirou da lei como obrigatório como já requeriam os escribas e fariseus, mas uma coisa muito pessoal entre o homem e Deus, sem obrigatoriedade somente se o homem assim o quiser. E como já havia dito o sábio Salomão “ Melhor é que não votes do que votares e não cumprires” , e Jesus ensina o quão grave é jurar ao Senhor e não cumprir, e que não é necessário se fazer votos ao Senhor, melhor que de maneira nenhuma seja feito juramentos que envolvam os céus e o Senhor.


Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti.
Deuteronômio23:21,22
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
Eclesiastes5:4,5



Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Mateus5:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.