Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: …em um momento…

 

 

 images (62)

Technorati Marcas:

 

O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Jacó", respondeu ele.Gênesis 32:27

Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.Mateus 15:28

 

 

Aparentemente individualmente entre si , e tão somente ‘pela letra’, estes dois versículos sugeridos hoje para meditação não tem relação entre si,  mas vamos refletir, embora ali ‘o Anjo’ de Deus pergunta o ‘nome de Jacó’ foi para o abençoar chegando a lhe mudar ‘este nome’ que viria a ser ‘Israel’ , e no versículo em que Jesus diz ‘Mulher, grande é tua fé…” e embora não fizesse esta mulher parte da geração da qual Deus houvera na antiguidade reservado para ser ‘seu povo’, e mesmo que Jesus havia vindo por causa deste povo, naquele momento em ver a fé daquela ‘mulher Cananéia’ a abençoa da mesma forma como aos demais,( pois o cumprimento de ‘sua missão de Salvação’ seria para ‘toda a humanidade’ ), e não somente mais para aquele povo outrora escolhido;  já podemos refletir em uma relação, sendo que Jacó mesmo que cria em Deus, naquele momento teve ‘seu nome’ mudado como confirmação de ‘sua fé’ e em persistir na ‘luta com o ‘Anjo de Deus’ para ser abençoado, e ‘aquela mulher que não fazia parte do povo abençoado, em confirmação de sua fé e em persistir em clamar a Jesus, passaria a a fazer também parte entre os ‘abençoados’. Mas, como sabemos temos sempre que ver o contexto de colocação dos versículos bíblicos, e vamos então refletir sobre estas passagens aqui descritas, na primeira Jacó está voltando à sua terra, donde partira logo após a morte de seu pai, que o abençoará em lugar de Esaú, seu irmão, porque este, (Jacó juntamente com a mãe), enganara o pai já cego,  e assim o irmão estava furioso e queria mata-lo; mas lembremos que Esaú já havia ‘vendido’ o direito à primegitura, o qual era ‘parte da lei’ por uma herança maior,  por um simples prato de comida, por um desejo momentâneo da carne e que seria tão passageiro, desobedendo a lei e menosprezando a ‘herança’. E,  naquele momento em que Jacó esta voltando, mesmo que tenha sido abençoado por Deus durante todo o tempo em que estivera distante, sente  medo, natural ao homem, de voltar e ser ainda perseguido de morte pelo irmão. E o relato deste capítulo de Gênesis, Jacó prepara ‘presentes’ ao irmão, mandando-os na frente, para agrada-lo e não fazer se lembrar do ocorrido no passado, bem como reparte a ‘caravana que estava’ para que se o irmão viesse a atacar uma a outra fugisse, mas vejamos que isto prepara de acordo com seu parecer de homem na angustia em que estava de voltar a encontrar o irmão, mas atentemos ao essencial desde relato que Jacó temia a Deus, por mais que tivera dado ‘vazão’ antes em cumplicidade com a mãe, mas honrava seu pai e reconhecia ao Deus que seguia, tanto que no inicio deste relato, quando se separa de Labão (sogro),  diz: “ Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele./Quando Jacó os avistou, disse: "Este é o exército de Deus! " Por isso deu àquele lugar o nome de Maanaim. -Gênesis 32:1 e 2” , sendo que era grato a Deus e reconhecia as bênçãos recebidas graciosamente, mesmo sem merece-las, tão somente cria na promessa de Deus , e naquele momento estava arrependido e clamava à Deus que os livrasse das nãos de Esaú, porque sabia que não por ‘seus meros presente’ poderia seu irmão ficar comovido, e com toda a sinceridade confessava ‘sua fraqueza (medo) a Deus’, e cria que sim que só o Poder de Deus podia agir sobre eles: “ Então Jacó orou: "Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’; não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas. Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças. Pois tu prometeste: ‘Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus descendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar’ ". Gênesis 32:9-12- .

Agora, mesmo que no  do Evangelho de Jesus segundo Mateus, neste capitulo relata sobre diversas ‘pequenas passagens’, mas de grande significado, onde podemos encontrar ‘diversas’ revelações de Deus para nós’, mas neste refletir de hoje vejamos,   Mateus começa relatando sobre a indagação pelos  ‘mestres da lei’ a Jesus:  "Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Mateus 15:2- atentemos bem que dizem: “…tradição dos líderes religiosos…” , mas vejamos como Jesus quanto a isto lhes responde: " E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? -Mateus 15:3- e cita como exemplo o primeiro mandamento com promessa, qual seja honrar pai e mãe, mas eles por alguma ‘tradição imposta’ ignoravam a este, ao ponto de Jesus dizer :  “…Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês.
Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’
". Mateus 15:6-9- que quanto a isto tomemos muito cuidado para também não estarmos sendo observados por Jesus como ‘Hipócritas’; agora vamos refletir um pouco mais com relação ao que fala em seqüencia em seu discurso, Jesus diz  “…me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram…”, agora lembremos de como Esaú quando ‘vendeu o direito a progenitura’  por um momento de desejo carnal, aquele direito trazia uma ‘parte especial em herança’ , o mandamento que Jesus cita é justamente o que tem junto  promessa de Deus,  e,  no momento em que Esaú faz ‘aquela troca’ seu coração não estava em Deus, não pensou na ‘lei’ naquele momento, apenas quis satisfazer seu desejo carnal presente no momento, e,  mesmo Deus posteriormente ter  presenciando a ‘trama da mãe e de Jacó’ não os impede e permite que Jacó seja abençoado pelo pai no direito quanto ‘a promessa de Deus’, isto o faz porque também presenciou quando  Esaú já havia feito a troca ‘do direito de progenitura’, que além da parte maior da herança terrena teria também a benção do pai sobre ‘a grande promessa de Deus’ , e,  depois mesmo que amargamente chorou, não tinha mais o que seu pai lhe fazer, já havia dado a benção à Jacó, vejamos quanta importância há nisto, Esaú honrava a seu pai, no entanto, por um momento, se esquece e sequer pensou também no quanto seria ele mesmo  honrado pelo pai com relação a ‘promessa de Deus sobre sua vida’  sendo seu ‘filho primogênito’ , Deus nunca muda, é sempre fiel às Sua Palavra, e assim foi abençoando Jacó na confirmação de ‘sua promessa’ , e,  quando Jesus ‘abençoa aquela mulher’ foi vendo sua fé, sentindo que ela tinha o reconhecido em seu coração, independentemente da ‘tradição do povo a que pertencia’ , e sem temer, se humilha perante à Jesus para receber a ‘benção’: “  Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos". Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada. Mateus 15:27-28- , reflitamos bem aqui, porque antes Jesus houvera dito aos dos mestres da lei, aos líderes religiosos : “….me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram;….” , e naquele momento , mesmo que aquela mulher não fazia parte dos que com a boca confessavam e seguiam  à Deus, mas em seu coração já o tinha reconhecido, e somente por um momento que o confessa se humilhando perante Jesus, este a recebe e diz “…Seja conforme você deseja.” , na insistência daquela mulher era manifesto o que já recebera em seu coração , a fé no Poder de Deus, bem como  reconhecendo Jesus como ‘o Messias’ enviado por Deus, sendo que Jesus ali a abençoa pelo desejo de seu  coração, enquanto aos anteriores, os que ‘proclamavam à Deus’ Jesus os chama de ‘hipócritas’, reflitamos ainda, ‘por um momento’ Esaú perde o direito de ser abençoado pelo pai na promessas de Deus, e ‘por um momento em confissão’ aquela mulher  é recebida por Jesus que lhe concede a benção requerida, e se continuasse a manter o ‘desejo’ em seu coração, continuaria sendo abençoada, pois Jesus o disse “Seja conforme você deseja”, como a Jacó que mesmo que tenha tido por um momento  uma ‘trama junto com sua mãe’ , mas permaneceu depois com o ‘desejo de Deus em seu coração’ , em todo seu proceder ‘consultava somente a Deus’, agia e falava somente de acordo com as instruções de Deus, e lhe era fiel, e fora assim abençoado por Deus. 

Assim temos diversas lições aqui, como vimos acima, que não venhamos a achar que com nossos bens podemos nos livrar daqueles que nos querem derrotar, como Jacó, que mesmo se precavendo, confia que somente Deus o pode livrar, que assim estejamos nós também convictos o Poder de Deus, e somente nEle confiemos para nos livrar das ‘tribulações terrenas.  E, quando   temos uma promessa de Deus, e, hoje é  por Jesus  que nos é confirmada a promessa ,  pois até por Ele  passamos  a ter nova forma de sermos chamados por Deus, não mais como ‘criaturas’ mas sim como  ‘filhos de Deus’,  [ interessante por diversas vezes em diversas passagens Deus ‘muda o nome’ dos que levaria a ‘promessa’ adiante], que não a ‘troquemos por nada’ que mantemos constantemente ‘comunhão com Deus’, que o ‘adoremos de coração, ou seja em verdade e em espirito’, para que ‘não  aconteça nenhum momento sequer’ em que nosso mero desejo carnal nos fale mais alto e vejamos a ‘fazer alguma troca’, pois observamos que por apenas ‘um momento’ Esaú a perdeu, e dependendo do que fizermos, depois nada adiantará chorar amargamente como Esaú,  e,  atentemos bem ao que Jesus disse “ Em vão me adoram “ , pois se não o adoramos com nosso viver constante, se for apenas de ‘boca para fora’ será ‘em vão’ , perderemos o direito da ‘herança’ do PAI CELESTIAL,  a qual foi pela morte de Jesus como homem que nos foi concedida, assim que  à Ele demos ouvidos, às Suas palavras  pregadas em Seu Evangelho, em Seu exemplo, nEle que é o CAMINHO  devemos permanecer, para que realmente nos seja das Boas Novas da Salvação!  

E, ainda que nossa ‘luta’ entre o ‘carnal’ e o ‘espiritual’ seja longa, devemos permanecer a lutar e não nos deixar vencer pelo ‘carnal’ apenas, mesmo que em certas situações temos que ficar com alguma ‘marca na carne’ , assim como vemos na ‘luta em que Jacó teve com o Anjo de Deus, saiu mancando por causa da coxa, mas com a benção de Deus; que estejamos sempre vivendo pelo ‘espiritual’ . Caso pertençamos a ‘outras tradições’ , somos de famílias que não tem somente à Deus, e por intermédio de Jesus tão somente a visão da Salvação, que não temamos em buscar por Jesus que é a VERDADE de Deus, e que insistamos nisto, não nos deixemos ser levados a desistir por nada e por ninguém, assim como fez  aquela mulher Cananéia, pois recebeu a sua benção, e junto a promessa sobre ‘o desejo de seu coração’ em se permanecesse, e ainda mais esplendido me veio a lembrança agora que se cremos e permanecermos em Jesus temos por promessa que, nos fora revelado pelo Espirito Santo através de Paulo e Silas,  que será nossa família salva também: “ Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa".Atos 16:31-

E, ainda que tenhamos  um desejo de seguir a Deus, temos que ‘vigiar’ nosso coração, assim como Jacó procedia junto à casa (família)  de seu sogro, para que não sejamos enganados por nosso próprio coração, pois vejamos o que Jesus durante seu discurso ali para os fariseus disse bem claramente: “Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: "Ouçam e entendam. O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ ". Então os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: "Sabes que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso? "Ele respondeu: "Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes. Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco".
Então Pedro pediu-lhe: "Explica-nos a parábola". "Será que vocês ainda não conseguem entender? ", perguntou Jesus: "Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ ".
Mateus 15:10-20-

E, ainda mais, para que não venhamos a nos entregar à fraqueza da carne,  por preocupações quanto as ‘tentações do maligno’, à fome do corpo, quanto a vida carnal, independente de quão seja nossa situação momentânea, como vimos Esaú, diante do cansaço e fome entregou-se a fraqueza carnal é como ‘cego’ não consegui-o enxergar oque ‘aquela troca que fez’ por um prato de comida lhe acarretaria depois, mas como a Jacó,  que sinceramente confessemos esta à Deus, e clamemos por suas misericórdias,  que confiemos  constantemente  em nosso Deus Todo Poderoso, que supre todas as nossas necessidades, que para tanto realiza ‘impossíveis’, desde que estejamos buscando primeiro pelo alimento espiritual, pelas ‘coisas para o Reino de Deus,  qual seja  para nos  alimentar das Palavra de Deus, e se buscarmos esta nos é ofertada em total fartura, onde aprenderemos qual a vontade de Deus para nossas vidas, ainda aqui neste corpo vivendo aqui na terra, onde nos acrescentará  também em farturas o que for necessário para que possamos caminhar em Seu CAMINHO mediante Sua VERDADE em rumo ‘a maior promessa que temos’ , a VIDA eterna junto à Sua Glória, somente em gozo, paz e alegria!  E, neste capítulo de hoje,  JESUS nos dá uma pequena mostra deste ‘Poder’ que pelo Pai lhe fora concedido, quando abençoa a ‘mulher Cananéia’,qual seja a ‘cura de sua filha  que estava endemoninhada’, bem como com a ‘cura’ de muitos enfermos, e o povo ficava maravilhado ao verem  mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos vendo, e ainda mais  quando  multiplica ‘pães e peixe’ para alimentar uma multidão, até se fartarem e ainda sobrarem muito, e, JESUS é o mesmo, não muda, esta Vivo e  isto realiza em nós se estivermos o seguindo! 


Que criemos o hábito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, a Bíblia, pois nela encontramos a cada dia ‘novas revelações de Deus’ para nosso viver cotidiano, para permanecermos em Sua promessa.

 

Fica o link da íntegra dos capítulos sugeridos hoje, para que venhamos a refletir e meditar:

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/15

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.